Inscrições para o Evento

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O Evento

Entre os dias 09 e 13 de novembro de 2020, o ESUD terá uma programação inteiramente digital e dedicada ao tema Docência Online: Cenários e Desafios da Educação em Rede. Há webinários, lives, oficinas e apresentações de trabalhos dedicados ao tema do evento, que conta com diversas modalidades de inscrição.

O XVII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD 2020) e VI Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD 2020) são dois eventos reunidos em um dos maiores eventos sobre EaD da América Latina, o ESUD. A edição de 2020 é promovida pela Associação Universidade em Rede (UniRede),  com organização da UFG e apoio da Universidade Estadual de Goiás, Instituto Federal de Goiás e Instituto Federal Goiano.

Submissão de Trabalhos

Em um mundo isolado pela pandemia de Covid-19, muitos desafios surgem para docentes, estudantes, técnicos e gestores frente às questões que envolvem o ensino remoto, a educação a distância, a isonomia e a qualidade do ensino. Essas questões fundamentam as discussões do evento, cujo tema é Docência online: cenários e desafios da educação em rede.

O evento receberá submissões de trabalhos científicos inéditos e de relevância acadêmica, nos formatos de artigo acadêmico, para apresentação em vídeo, e de relato de experiência, para apresentação em áudio gravado (podcast), conforme cronograma, buscando-se vinculação teórico-prática de diversas temáticas relativas à docência online, de acordo com as trilhas temáticas abaixo:

Trilha Temática I – Cenários da aprendizagem em rede
  • Fundamentos teóricos, epistemológicos e metodológicos da educação em rede; 
  • Trajetórias individuais e a personalização da docência online; 
  • Acordos de cooperação institucionais, em âmbito regional, nacional e internacional;
  • Programas e cursos de graduação e pós-graduação em rede;
  • Práticas pedagógicas em EaD e em cenários híbridos.
Trilha Temática II – TDICS: Inovação e desafios
  • Mídias e ferramentas educacionais (Recursos Educacionais Abertos, Objetos de Aprendizagem, MOOC, jogos, laboratórios virtuais, conexões de ambientes virtuais formais e informais);
  • Processos formativos de pessoal (equipes multidisciplinares, docentes, autores, tutores, gestores etc.);
  • Concepção, produção, adaptação e avaliação de materiais didáticos;
  • Suporte tecnológico digital e de rede.
Trilha Temática III – Políticas públicas, gestão educacional e institucionalização na EaD 
  • Políticas públicas: estratégias, formulação, implementação e avaliação;
  • Estruturação e institucionalização de modelos de educação em rede;
  • Fundamentos, tipologias e processos de gestão institucional, pedagógica e tecnológica;
  • Gestão de pessoas, finanças, orçamentos e marketing no âmbito das instituições.
Trilha Temática IV – Desafios para a inclusão e permanência na educação em rede
  • Programas e práticas de inclusão e acesso na educação em rede;
  • Políticas de acessibilidade e permanência de Pessoas com Deficiência;
  • Metodologias inclusivas, tecnologias assistivas e os desafios educacionais em ambientes virtuais; 
  • Capacitação de docentes, tutores e apoiadores em EaD para acessibilidade e acompanhamento de Pessoas com Deficiência.

Cronograma do evento

15/06 – Divulgação da chamada de trabalhos
15/07 a 31/08 – Prazo para submissão dos trabalhos
Submissões prorrogadas até 20 de setembro, por ocasião de parceria estabelecida com o ICDE

Processo de cadastramento, tipologia, formato e submissão dos trabalhos

Os autores devem seguir rigorosamente as instruções abaixo.

1- Cadastramento no JEMS

  • No momento da submissão, todos os autores devem ter perfil no JEMS e estar com cadastro atualizado, pois a programação e os certificados serão emitidos conforme este cadastro (evitar duplicação de cadastro).
  • Para se cadastrar no JEMS, acesse a página (https://jems.sbc.org.br).
  • O(s) autor(es) cadastrado(s) será(ão) identificado(s) no sistema pelo seu e-mail, pelo ID do JEMS ou pelo sobrenome. Se o autor já está cadastrado, deve acessar “Profile” e atualizar seus dados.
  • Maiores esclarecimentos no Manual do JEMS (https://jems.sbc.org.br/manual/index.php?page=Manual_do_JEMS).

2- Tipologias dos Trabalhos

São admissíveis Artigos Acadêmicos (trabalhos completos) e Relatos de Experiência (resumos expandidos). Independentemente do tipo de trabalho aprovado, todos serão publicados integralmente nos Anais do evento.

Os trabalhos podem ser submetidos em Português, Inglês ou Espanhol.

Há um limite máximo de 4 autores por trabalho e cada autor pode enviar até 2 trabalhos.

Artigos acadêmicos

  • São admissíveis apenas trabalhos completos, com um mínimo de 8 e máximo de 12 páginas. Os textos aprovados serão apresentados na forma de artigo acadêmico, durante o Congresso, conforme submissão e aceite para publicação.
  • Trabalhos de pesquisa originais, inéditos, que abordem questões relacionadas ou relevantes à Educação a Distância. O artigo deve apresentar: uma consistente definição de seu objeto de estudo; clareza no delineamento de seu referencial teórico e metodológico; revisão da literatura, envolvendo não somente a citação dos teóricos das linhas do pensamento educacional, mas de trabalhos recentes de pares, preferencialmente publicados em periódicos nacionais e internacionais, nos últimos cinco anos, bem como fontes bibliográficas.
  • A apresentação dos artigos aprovados se dará no formato de vídeo gravado a ser enviado à organização do evento, conforme orientações na página “Apresentação de trabalhos”.

Relatos de experiência

  • São admissíveis apenas resumos expandidos, com um mínimo de 2 e máximo de 3 páginas. Os textos aprovados serão apresentados na forma de relato de experiência, durante o Congresso, conforme submissão e aceite para publicação.
  • Relatos de experiência inéditos, que destaquem soluções originais para problemas críticos da Educação a Distância, ou descrição de desenvolvimento de programas inovadores e contemporâneos. Os textos encaminhados para essa modalidade devem apresentar uma descrição detalhada da experiência ou do programa desenvolvido, a proposta metodológica utilizada e uma reflexão teórica de análise e contextualização. Devem, ainda, abordar problemas críticos e desafiadores para a prática em Educação a Distância, apontando possíveis soluções.
  • A apresentação dos relatos de experiência aprovados se dará no formato de áudio gravado (podcast) a ser enviado à organização do evento, conforme orientações na página “Apresentação de trabalhos”.

3- Formatação dos trabalhos

A formatação final dos trabalhos é de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Os textos, tanto os submetidos como Artigo Acadêmico quanto os submetidos como Relato de Experiência devem atender às seguintes orientações:

4- Submissão dos trabalhos

  • Selecionar corretamente a Categoria de seu trabalho: Artigo Acadêmico ou Relato de Experiência, de acordo com orientações disponíveis no site.
  • Para a submissão, nem o nome dos autores nem a identificação da instituição deve constar do arquivo PDF enviado para avaliação, nem mesmo no nome desse arquivo. A identificação dos autores, por qualquer razão, impedirá a avaliação do texto. A identificação dos autores ocorrerá somente após a aprovação, no envio da versão final, também em PDF.
  • Inserir no sistema JEMS todos os autores (Authors) do trabalho, que já deverão obrigatoriamente ter criado perfil no JEMS, pois não será possível adicionar em outro momento (o trabalho não pode ter identificação dentro do arquivo nem em seu nome, porém TODOS os autores precisam ser informados no sistema no momento da submissão).
  • Inserir o título (Paper title) com ortografia normal, sem CAIXA ALTA, e impreterivelmente na língua em que o trabalho foi escrito.
  • Inserir o resumo (Paper abstract) na língua em que o trabalho foi escrito.
  • Inserir, ao final do resumo, pelo menos três palavras-chave, preferencialmente seguindo algum Thesaurus.
  • Selecionar corretamente o único Tópico (Paper topics, que será a trilha na qual se encaixa o trabalho) e também em Track selecione essa mesma trilha. Cada trabalho só poderá ser submetido em uma trilha.
  • Clique em Submit para ir à próxima tela, em que deverá clicar em “You can upload your paper now” (Você pode enviar seu trabalho agora).
  • Fazer o upload do trabalho somente no formato PDF. O sistema não aceitará o envio em outro formato, porém certifique-se dos dois passos seguintes antes de submeter.
  • Certificar-se de que o artigo está formatado de acordo com o modelo disponibilizado no site (Template).
  • Certificar-se de que na versão de submissão do seu trabalho não seja possível identificar autor(es) e/ou instituições. Se necessário, substitua os Nomes por ***** para manter o sigilo no processo de avaliação. Após a aprovação de seu trabalho, você deverá fazer as correções sugeridas pelos avaliadores e ENVIAR a versão final para publicação. Somente nessa versão final deverá(ão) aparecer o(s) nome(s) no trabalho.
  • Para ser publicado e apresentado no evento, seja artigo acadêmico ou relato de experiência, pelo menos um autor do trabalho deverá estar inscrito no evento até a data limite para essa finalidade.
  • Somente receberá certificado de apresentação de trabalho o autor que estiver devidamente inscrito e presente no ato da apresentação; aqueles que não estiverem na apresentação, apenas constarão como autores de trabalho publicado no evento.
  • Os certificados estarão disponíveis no site do evento em link específico alguns dias após a sua realização.

5- Links para Submissão dos trabalhos

6 – Processo de Avaliação dos trabalhos

Os textos submetidos serão avaliados por dois pesquisadores (revisores) que compõem o Comitê de Avaliadores Ad Hoc do ESUD 2020, de reconhecida relevância acadêmica.

Será aplicado o sistema “duplo-cego”, em que o sigilo dos autores e dos revisores é garantido. Tendo em vista que, em diversas situações, a manutenção do sigilo dos autores fica inviável pela descrição do tema da pesquisa, a submissão não será indeferida caso os autores possam ser identificados indiretamente. Cabe ressaltar, entretanto, que é altamente recomendado que se evite qualquer detalhe que permita a quebra de sigilo.

Os trabalhos serão avaliados por um sistema de notas em que a nota final é a média das duas avaliações. Com base nas notas, será gerada uma lista decrescente de trabalhos, cuja apresentação no evento estará sujeita ao limite de trabalhos máximo determinado pela organização do evento para serem apresentados.

Os autores receberão o comunicado da aprovação e/ou classificação, ou indeferimento da submissão do seu trabalho. 

Critérios de Avaliação

  • Coerência textual: estruturação lógica do trabalho, clareza e objetividade na formulação da escrita.
  • Relevância: o trabalho deve justificar a relevância para o contexto da modalidade a distância e aprofundamento de estudos na área.
  • Adequação à temática do evento: o trabalho deve estar em consonância com uma das trilhas temáticas do evento.
  • Fundamentação teórica: o trabalho deve apresentar quadro teórico consistente e relevante articulado à metodologia de pesquisa, análise e interpretação dos resultados e/ou da experiência relatada.
  • Aspectos metodológicos: consonância entre a metodologia utilizada para responder a questão da pesquisa, descrevendo claramente seus procedimentos e seus participantes.
  • Conclusão ou considerações finais: este tópico deve trazer reflexões que demonstrem e retomem o(s) objetivo(s) estabelecido(s) pelo tema.
  • Referências: explicitação das fontes utilizadas, obedecendo às normas da ABNT.

 7 – Publicação nos Anais

Os trabalhos aprovados e apresentados durante o evento serão publicados nos Anais do XVII ESUD / VI CIESUD, independentemente de sua modalidade ou forma de apresentação. Os Anais do evento são uma publicação seriada, anual, identificada pelo Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas (ISSN): 2237-5996.

8 – Política de Acesso Livre e Publicação

Os trabalhos serão disponibilizados online, sem restrição de acesso. Os autores mantêm os direitos autorais de seu trabalho. Cabe registrar, no entanto, que uma condição para a publicação é que o trabalho seja distribuído sob a Licença Creative Commons Attribution. Com essa licença, os leitores são livres para imprimir, compartilhar e distribuir o trabalho, desde que respeitem os direitos autorais e menção ao evento.