Letramento transmidiático na UEG TV: uma análise das praxiologias digitais
an analysis of digital praxiologies
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v11i.991Palavras-chave:
Transmídia; Cultura digital; LetramentosResumo
Esse estudo transcorre por sua relevância envolvendo letramentos transmidiáticos, digitais e visuais, uma vez que esses letramentos facilitam o entendimento das interações sociais na comunidade acadêmica universitária. A construção desse estudo apresenta resultados por intermédio da análise de diálogos buscando apontar elementos das praxiologias utilizadas nas transmissões de conteúdos por meio das interações nos chats. A pesquisa foi inspirada a partir do seguinte problema, “Quais os tipos de letramentos foram utilizados pelos participantes das mesas redondas do Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão da UEG?”. Nesse sentido, este trabalho visou investigar os tipos de letramentos identificados nos diálogos nesses encontros virtuais intitulados como “Mesas Redondas” no canal UEG TV, tendo em vista uma perspectiva transmidiática com a intenção de analisar as habilidades de letramentos digitais e visuais em transmissões ao vivo promovidas pelo “Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão” na UEG TV durante o período de 2020 e 2021. Análise dos dados fundamenta-se na análise de conteúdo com uso das ferramentas Youtube Comment Search e o site Wordclouds, a fim de coletar e analisar interações dos chats durante o referido período de forma subjetiva. Dessa maneira, a pesquisa se aproxima do método qualitativo de caráter exploratório, interpretativo e subjetivo, sendo feita uma abordagem transdisciplinar das mesas redondas, cuja natureza é aplicada a fim de investigar as práticas e os tipos de letramentos, que foram observados para promover os diálogos nas transmissões audiovisuais das listas analisadas. Os resultados apresentam um conjunto de habilidades transmidiáticas das interações dentro dos chats.
Downloads
Métricas
Referências
AVELAR, Michely Gomes; FREITAS, Carla Conti de. Leitura do e no mundo digital. Multiletramentos na formação de professores de línguas. Praxiologias do Brasil Central sobre a educação linguística crítica. São Paulo: Pá de Palavra, 2021. p. 91-108
BECKER, Bianca; FLEXOR, Carina; SCHNEIDER, Greice; VILELA, Igor; ROCHA, João Vitor; RIBEIRO, José Carlos; RODRIGUES, Olira; LESSA, Rodrigo; NEJM, Rodrigo; CAMARA, Rogério; ANEAS, Tatiana; BRAGA Vitor. Letramento transmídia: uma revisão bibliográfica, 2021.Disponível em: <https://zenodo.org/record/5803608>. Acesso em: 20 jun. 2023.
CEPE 2020 - YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/playlist?list=PLkcaFk7ukgQ001KL0BnZRglzksi2P8bV-. Acesso em: 12 jul. 2023.
CEPE 2021 - YouTube. Disponível em: <https://www.youtube.com/playlist?list=PLkcaFk7ukgQ0Z_S3w-7mCXCCsYXo7xySc>. Acesso em: 12 jul. 2023.
Como chegamos até aqui. UEG TV. Disponível em: https://www.ueg.br/tv/conteudo/14971_o_projeto. Acesso em: 21 jun. 2023.
KALANTZIS, Mary; COPE, Bill; PINHEIRO, Petrilson. Letramentos. Campinas/SP: Editora da Unicamp, 2020.
KOSKIMAA, Raine. Management Skills. In: SCOLARI, Carlos Alberto. Teens, media and collaborative cultures: exploiting teens' transmedia skills in the classroom. 2020.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. 2 ed. São. Paulo: Aleph, 2009. 428 p. Tradução: Susana Alexandria.
MONTE MÓR, Walkyria. Sociedade da escrita e sociedade digital: línguas e linguagens em revisão. In: MONTE MÓR, Walkyria Construções de sentido e letramento digital crítico na área de línguas/linguagens. Campinas, SP: Pontes Editores, p. 267-286, 2017.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8 ed. Rio de Janeiro-RJ, Bertrand Brasil, 2003.
PESSOA, Rosane Rocha; SILVA, Kleber Aparecido da; FREITAS, Carla Conti de. Praxiologias do Brasil Central sobre educação linguística crítica. São Paulo: Pá de Palavra, 2021.
Resolução_csu_2015_33.pdf. Disponível em: https://cdn.ueg.edu.br/source/ueg_tv_311/conteudoN/7964/resolucao_csu_2015_33.pdf. Acesso em: 21 jun. 2023.
RODRIGUES, Olira Saraiva; FLEXOR, Carina Ochi; ANEAS, Tatiana Güenaga. Letramento transmídia: produção de leitura e escrita em ambiência digital. Porto: FLUP, 2020. p. 191-200.
SANTAELLA, Lucia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. Pia Sociedade de São Paulo-Editora Paulus, 2014.
SCOLARI, Carlos Alberto. Teens, media, and collaborative cultures: exploiting teens' transmedia skills in the classroom. Carlos Alberto Scolari Ed., 2020.
SILVA, Felipe Rosa da. A Praxiologia e as Críticas Internas e Externas em Caldwell e Sen: Um Caminho para o Pluralismo Metodológico. MISES: Interdisciplinary Journal of Philosophy Law and Economics, v. 6, n. 1. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5863/586364160005/html/. Acesso em: 19 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.30800/mises.2018.v6.20
ZYGOMATIC. Free online word cloud generator and tag cloud creator. wordclouds.com. Disponível em: https://www.wordclouds.com/. Acesso em: 10 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Wilton Bernardes da Silva, Carla Conti de Freitas, Olira Saraiva Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).