Um estudo da aplicação do Design Instrucional na Prática de Conjunto EaD
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v10i.984Palavras-chave:
Design Instrucional, Produção de Conteúdos, Prática de Conjunto a DistânciaResumo
Esta pesquisa investigou a utilização da teoria do Design Instrucional na disciplina Prática
de Conjunto do curso de Licenciatura em Música a Distância da Universidade de Brasília (UnB). Para
tal, foi realizada uma pesquisa-ação em que conteúdos foram produzidos com base na referida teoria.
Os resultados deste estudo apontaram um quadro pedagógico geral para docentes que atuam em
práticas de conjunto a distância no que concerne ao planejamento de suas aulas a partir do Design
Instrucional.
Downloads
Métricas
Referências
ARANGO, Julián Jaramillo, Network Music: criação e performance musical colaborativa no âmbito das redes de informação. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, 2014.
ARROYO, M. Mídias sociais como fontes de pesquisa documental acerca da educação musical contemporânea. In: XXIV CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (ANPPOM). 2014, São Paulo. Anais... p. 1-10.
BEHZADAVAL, Bahareh; VAHEDI, Mahdi. The role of instructional design in music education. In: International Conference on Research in Teaching and Education., Vienna, Austria 21-23 june, 2019. DOI: https://doi.org/10.33422/rteconf.2019.06.331
BELTRAME, J. A. Educação musical emergente na cultura digital e participativa: uma análise das práticas de produtores musicais. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, 2016.
BORNE, L. S. Trabalho docente na educação musical a distância: educação superior brasileira. 2011. 163 f. Dissertação (Mestrado em Música) – UFGRS, Porto Alegre, 2011.
COLABARDINI, Júlio César de Melo, Educação musical na cultura digital: ensino e aprendizagem e utilização de tecnologias no contexto universitário. Tese de Doutorado, Universidade Estadual de Campinas, 2021.
FILATRO, A., & PICONEZ, S. C. B. (2004). Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: Senac.
FILATRO, Andrea. Produção de conteúdos educacionais. São Paulo: Saraiva, 2015.
GERHARDT, Tatiana e SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GOHN, D. M. Aulas on-line de instrumentos musicais: novo paradigma em tempos de pandemia. In: Rev. Tulha, Ribeirão Preto, v. 6, n. 2, pp. 152-171, jul.-dez., 2020. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2020.170749
JUNIOR, H.S. Violão online: encontrando caminhos para superar desafios. Anais do IV SIMPOM – Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música. 2016
JÚNIOR, W.T. Práticas Pedagógicas no Moodle - Música UAB UFSCar. SIED – Simpósio Internacional de Educação a Distância, EnPED – Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, UFSCar, 2012.
MORRISON, G. R.; ROSS, S. M.; KALMAN, H. K.; KEMP, J. E. Designing Effective Instruction (6 ed.). United States of America: John Wiley & Sons, Inc., 2011.
KENSKI, Vani Moreira. Design Instrucional para cursos Online. São Paulo: Senac, 2015.
MARINS. P.R.A. Licenciatura em música a distância: o uso das tdic como objeto. In: Revista da ABEM. Dossiê. Educação musical e ensino remoto, online e híbrido. V. 30, n. 1, 2022. DOI: https://doi.org/10.33054/ABEM202230106
MATOS, Ronaldo Aparecido. Possibilidades de ensino remoto de música na educação básica pautadas no material Música Br. In: Música na Educação Básica, v. 10, n. 12, 2020.
MÉIO, D.B., Criação musical com o uso das TIC: um estudo com alunos de Licenciatura em Música a Distância da UnB. Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília, 2014.
OLIVEIRA-TORRES, Fernanda de Assis. Pedagogia Musical Online: um estudo de caso no ensino superior de música a distância. Porto Alegre, RS: UFRGS, 2012. Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012.
SAKAMOTO, Cleusa Kazue; SILVEIRA, Isabel Orestes. Como Fazer projetos de Iniciação Científica. São Paulo: Paulus, 2014.
SACRINI, Marcus. Introdução à análise argumentativa: teoria e prática. São Paulo: Paulus. 2016.
SILVA, D.O; VASCONCELLOS, Renato de. “Recital de formatura online: compartilhando saberes musicais e tecnológicos durante a pandemia” In Música: Cultura, Práticas e Inovações – Vol.2, editado por Uniesmero, 139-50. Minas Gerais: Uniesmero, 2022.
SMITH, P. L; RAGAN, T. J. Instructional Design. (3rd ed.). Toronto: John Willey &Sons, 2005.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18a Ed. São Paulo: Cortez, 2011.
TONI, A relação entre emoção e engajamento em aulas de prática em conjunto em um curso superior de música. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Paraná, 2020.
VELOSO, Braian; SILVA, M.R.A. A concepção de um curso musical virtual sob o olhar de um designer instrucional. In: Research, Society and Development, v. 9, n.1, e20911533, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i1.1533
WENGER, Ettiene; MCDERMOTT, Richard; SNYDER, William. Cultivating communities of practice: a guide to managing knowledge. Boston, MA: Harvard Business School Press, 2002.
WESTERMANN, Bruno. Música, seu ensino e suas coisas: caminhos teórico-metodológicos para estudos sobre música, tecnologia e educação. In: Revista da ABEM. Dossiê. Educação musical e ensino remoto, online e híbrido. V. 30, n. 1, 2022. DOI: https://doi.org/10.33054/ABEM202230102
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Douglas de Oliveira Silva, Paulo Roberto Affonso Marins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).