A institucionalização da educação a distância como pesquisa, crítica e produtividade
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v10i.911Palavras-chave:
institucionalização, EaD, pesquisa, críticaResumo
Neste ensaio, consubstanciamos produções recentes acerca da temática da institucionalização da EaD com o objetivo de construir um referencial teórico-analítico que reúne nossas contribuições para a análise do objeto como pesquisa, crítica e produtividade. Demarcamos nosso posicionamento e propusemos alternativas analíticas para perscrutar o fenômeno em investigações correlatas. Iniciamos com um esforço de definição do objeto, construindo um amálgama doutras discussões recentes. Depois, introduzimos nossa discussão relacionada aos níveis e às gradações que possibilitam um diagnóstico da institucionalização da EaD, constituindo-se como importante instrumento de análise e gestão estratégica, colimando avançar na incorporação orgânica da modalidade a distância em instituições de ensino superior. Por fim, demonstramos o dispositivo dialético que está no cerne dos movimentos que compõem o fenômeno, buscando evidenciar que as contradições geradas e mantidas pelo Sistema UAB produzem sínteses que tendem a fluir para cenários hibridizados, isto é, de superação das dicotomias entre modalidades.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marcello Ferreira, Braian Garrito Veloso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).