Curadoria de cursos MOOC para a construção de trilhas formativas voltadas para Técnicos Administrativos em Educação na PlaforEDU
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v9i2.896Palavras-chave:
Competências digitais. Trilhas Formativas. Técnicos Administrativos em Educação. MOOC. PlaforEDU.Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de curadoria de cursos da Plataforma Digital de Formação de Servidores (PlaforEDU), dentro do escopo do Plano de Formação Continuada para Servidores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Plafor), com foco na organização dos itinerários formativos específicos para a formação de competências digitais básicas para os técnicos administrativos em educação (TAE) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). O estudo se configura como uma pesquisa de abordagem qualitativa, amparado em termos de procedimentos técnicos num estudo de caso, referente à participação dos autores no projeto de pesquisa que deu origem a PlaforEDU e possibilitou que a plataforma fosse lançada em abril de 2022. Como resultado da pesquisa, é possível inferir que o processo de curadoria realizado foi de suma importância para que se obtivesse cursos aderentes as trilhas formativas e ao perfil dos TAE, sendo os instrumentos de avaliação utilizados essenciais para identificar dados e critérios específicos dos Cursos Massivos, Abertos e Online (MOOC) que compõem a PlaforEDU, os quais dão conta de atender às competências associadas às seis áreas do Quadro Europeu de Competência Digitais para Educadores (DigCompEdu).
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Liane Viegas Domingues, Igor Bederode
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).