Curadoria de cursos MOOC para a construção de trilhas formativas voltadas para Técnicos Administrativos em Educação na PlaforEDU

Autores

  • Liane Viegas Domingues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, lianeviegas@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-3028-9602
  • Igor Bederode Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, igor.bederode@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-3579-4387

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v9i2.896

Palavras-chave:

Competências digitais. Trilhas Formativas. Técnicos Administrativos em Educação. MOOC. PlaforEDU.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de curadoria de cursos da Plataforma Digital de Formação de Servidores (PlaforEDU), dentro do escopo do Plano de Formação Continuada para Servidores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Plafor), com foco na organização dos itinerários formativos específicos para a formação de competências digitais básicas para os técnicos administrativos em educação (TAE) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica  (RFEPCT). O estudo se configura como uma pesquisa de abordagem qualitativa, amparado em termos de procedimentos técnicos num estudo de caso, referente à participação dos autores no projeto de pesquisa que deu origem a PlaforEDU e possibilitou que a plataforma fosse lançada em abril de 2022. Como resultado da pesquisa, é possível inferir que o processo de curadoria realizado foi de suma importância para que se obtivesse cursos aderentes as trilhas formativas e ao perfil dos TAE, sendo os instrumentos de avaliação utilizados essenciais para identificar dados e critérios específicos dos Cursos Massivos, Abertos e Online (MOOC) que compõem a PlaforEDU, os quais dão conta de atender às competências associadas às seis áreas do Quadro Europeu de Competência Digitais para Educadores (DigCompEdu).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Domingues, L. V., & Bederode, I. R. (2022). Curadoria de cursos MOOC para a construção de trilhas formativas voltadas para Técnicos Administrativos em Educação na PlaforEDU. EmRede - Revista De Educação a Distância, 9(2). https://doi.org/10.53628/emrede.v9i2.896

Edição

Seção

Dossiê Plataformas digitais, repositórios on-line e competências digitais