DigCompEdu e a plataforma digital de formação de servidores: o uso do framework teórico europeu nas competências digitais para profissionais da educação da Rede Federal EPCT

Autores

  • Luis Otoni Meireles Ribeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, luis.otoni@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-5526-8632
  • Lisiane Corrêa Gomes Silveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, lisianecgs@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-6070-4179

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v9i2.893

Palavras-chave:

DigcompEdu, Competências Digitais, Itinerários Formativos, MOOC, PlaforEDU

Resumo

O presente artigo analisa o impacto do framework teórico proposto pelo Quadro Europeu de Competência Digitais para Educadores (DigCompEdu), na iniciativa proposta pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC), para a construção da Plataforma Digital de Formação de Servidores (PlaforEDU). O estudo se configura como uma pesquisa de abordagem qualitativa, amparado em termos de procedimentos técnicos num estudo de caso,  referente à utilização do Quadro Europeu de Competência Digitais para Educadores como fundamento teórico da construção dos itinerários formativos da PlaforEDU. Como resultado da pesquisa, é possível inferir que mesmo com a especificidade dos objetivos da ação empreendida pela SETEC/MEC, os Cursos Massivos, Abertos e Online (MOOC), selecionados através de curadoria digital por pesquisadores da área, contempla e tem potencial para ser usufruída por toda a rede pública de ensino, em suas esferas municipais, estaduais e federal, o que amplia o alcance e o objetivo inicial da ação de capacitação continuada de profissionais da educação. E mais: por tratarem-se de recursos públicos envolvidos no fomento e desenvolvimento das ações, a PlaforEDU também está disponível gratuitamente para qualquer cidadão, para educadores em formação inicial e para profissionais da educação da área privada e corporativa.

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Ribeiro, L. O. M., & Silveira, L. C. G. (2022). DigCompEdu e a plataforma digital de formação de servidores: o uso do framework teórico europeu nas competências digitais para profissionais da educação da Rede Federal EPCT. EmRede - Revista De Educação a Distância, 9(2). https://doi.org/10.53628/emrede.v9i2.893

Edição

Seção

Dossiê Plataformas digitais, repositórios on-line e competências digitais