Atividades práticas no ensino a distância: a percepção do estudante sobre o aprendizado e o futuro profissional
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v10i.884Palavras-chave:
gestão ambiental, ; Educação a Distância, disciplina práticaResumo
A inserção de atividades práticas ainda é um desafio na Educação a Distância (EAD), e deve ser fortemente incentivada, pois proporciona aos estudantes uma qualificação profissional voltada ao mercado de trabalho. Situações que simulam a realidade são boas maneiras de inserir este tipo de atividade no EAD. A disciplina Prática em Gestão Ambiental foi proposta com o objetivo de promover o desenvolvimento de habilidades que contribuam para a formação de sujeitos ativos na sociedade. O objetivo deste trabalho foi analisar a percepção dos estudantes sobre a importância desta disciplina em sua formação. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário eletrônico, contendo 03 questões discursivas e 03 objetivas. As respostas foram classificadas em 3 categorias: abrangente (1), restrita (2) e não perceberam (3). Na primeira categoria, 48% compreenderam a importância da atividade prática para a vida profissional, na segunda, 24% consideraram que os aprendizados gerados focaram apenas no tema da disciplina, e na terceira, 28% não compreenderam a abrangência da proposta. Ao analisar os resultados obtidos a partir de uma questão objetiva, de maneira contraditória, 81% dos alunos da categoria 2 e 3 consideraram a atividade abrangente e de grande relevância para o futuro profissional. Deficiências na habilidade de leitura, interpretação e/ou escrita de textos podem ter interferido diretamente na capacidade dos estudantes de emitir opinião sobre a pesquisa realizada. Ações concomitantes entre escolas do ensino básico, médio e superior deverão trabalhar para sanar tais dificuldades. Desta forma, os estudantes estarão mais bem preparados para o ingresso no ensino superior e atuação profissional no futuro. O estudo também demonstrou que a atividade prática gerou satisfação entre a maioria dos alunos, proporcionando mais confiança para o futuro profissional.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fabiana Alves Mourão, Juliana Ventura de Pina, Karina Luiza de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).