Avaliação digital no ensino básico e secundário: recurso pedagógico aberto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v9i1.863

Palavras-chave:

Avaliação digital, Avaliação pedagógica; Aprendizagem; Competências; Ensino Básico e Secundário

Resumo

Apresentamos um Recurso Pedagógico Aberto para professores dos ensinos Básico e Secundário tendo em vista contribuir para desenhar soluções que permitam melhorar a sua prática pedagógica, recorrendo às tecnologias digitais no campo da avaliação. Este recurso surgiu de um esforço coletivo na superação das dificuldades  provocadas pela pandemia da COVID-19. Tem por base a investigação desenvolvida no Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D) na área da avaliação digital das aprendizagens. Procura-se i) apresentar algumas ideias chave no que se refere à dimensão ética da avaliação; ii) abordar a avaliação de competências no contexto de uma cultura de avaliação; iii) apresentar as ideias que fundamentaram a estruturação do recurso tendo em conta a avaliação de competências; iv) explicitar um modelo para a seleção de tecnologias adequadas à avaliação digital; iv) disponibilizar o desenho usado para a conceção dos diversos exemplos de atividades de avaliação que integram este recurso.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
291
May 01 '22May 04 '22May 07 '22May 10 '22May 13 '22May 16 '22May 19 '22May 22 '22May 25 '22May 28 '2210
| |

Downloads

Publicado

2022-05-01

Como Citar

Pereira, A., & Amante, L. (2022). Avaliação digital no ensino básico e secundário: recurso pedagógico aberto. EmRede - Revista De Educação a Distância, 9(1). https://doi.org/10.53628/emrede.v9i1.863