A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v3i1.86Palavras-chave:
Formação de professores. Ensino-aprendizagem em EaD. Desafios e possibilidades.Resumo
Este artigo traz resultados de uma pesquisa realizada no Curso de Pedagogia, na Modalidade a Distância, em uma Universidade Pública Federal de Alagoas. Analisa os desafios enfrentados por professores e alunos no processo ensino-aprendizagem. A metodologia baseou-se na pesquisa qualitativa, com a abordagem no estudo de caso. No desenvolvimento, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores e alunos do polo Maceió, buscando respostas ao processo de ensino-aprendizagem por meio da Educação a Distância. Sua relevância consiste em sensibilizar os sujeitos da referida instituição sobre a importância do processo de ensino-aprendizagem, e a superação das dificuldades encontradas na EaD, visando melhorias nas práticas.Downloads
Métricas
Referências
CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Os Múltiplos Papéis do Professor em Educação a Distância: Uma Abordagem Centrada na Aprendizagem. In: ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 18, 2007, Maceió. Anais... Maceió: EDUFAL, 2007.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 11 ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
DOMINGO, Reinaldo Portal. Avaliação na educação a distância (EAD): o uso do ambiente virtual de aprendizagem (AVA). In: JUNIOR, João Batista Bottentuit; COUTINHO, Clara Pereira (Org.). Educação on-line: conceitos, metodologias, ferramentas e aplicações. Curitiba: CRV, 2012. p. 139-146.
ESPÍNDOLA, Cristiane da Silva Oliveira; NASCIMENTO, Roseday Santos. O professor, a disciplina e os conteúdos na EaD. In: COELHO, Francisco José Figueiredo; Velloso, Andrea (Org.). Educação a distância: história, personagens e contextos. Curitiba: CRV, 2014. p. 51-57.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 3 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed., São Paulo: Atlas, 2010.
GUAREZI, Rita de Cássia Menegaz; MATOS, Márcia Maria. Educação a distância sem segredos. Curitiba: Editora Ibpex, 2009.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: um novo ritmo da informação. Campinas: editora Papirus. 2007.
______. Avaliação e acompanhamento da aprendizagem em ambientes virtuais, a distância. In: MILL, Daniel Ribeiro Silva; PIMENTEL, Nara Maria (Org.). Educação a distância: desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCar, 2013. p. 59-68.
MILL, Daniel; PIMENTEL, Nara Maria. Ensino, aprendizagem e inovação em educação a distância: desafios contemporâneos dos processos educacionais In: MILL, Daniel Ribeiro Silva; PIMENTEL, Nara Maria (Org.). Educação a distância: desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCar, 2013. p. 13-23.
MILL, Daniel. Das inovações tecnológicas às inovações pedagógicas: considerações sobre o uso de tecnologias na educação a distância. In:
MILL, Daniel Ribeiro Silva;PIMENTEL, Nara Maria (Org.). Educação a distância: desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCar, 2013. p. 43-57.
MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21 ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.
PRETI, Oreste. Material didático impresso na educação a distância. In: MILL, Daniel Ribeiro Silva; PIMENTEL, Nara Maria(Org.). Educação a distância: desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCar, 2013. p. 164-183.
SILVA, R.S. da. Moodle para autores e tutores. São Paulo: Novatec editora, 2010.
VALENTE, José Armando. O papel da interação e as diferentes abordagens pedagógicas de educação a distância. In: MILL, Daniel Ribeiro Silva; PIMENTEL, Nara Maria (Org). Educação a distância: desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCar, 2013. p. 25-41.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).