Educação a distância e ensino remoto: reflexões e práticas educacionais em tempos de pandemia no Emitec-SEC/BA e no IFBA-Campus Seabra/BA
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v9i1.839Palavras-chave:
Educação a Distância (EaD), Estratégias didáticas, PandemiaResumo
A situação causada pela pandemia de COVID-19 acarretou, para além de um problema de saúde mundial, um desafio para as atividades educacionais no Brasil. O objeto de estudo foram as modalidades educacionais do EMITEC que originalmente já atuava como Educação a Distância (EaD), já em seu formato anterior à pandemia, e Ensino Remoto, implementado no IFBA - Campus Seabra no contexto pandêmico. O principal objetivo deste artigo é analisar como ocorreu a interação entre docentes e discentes, os processos de ensino-aprendizagem, além dos instrumentos avaliativos. As teorias que alicerçam este trabalho estão nos estudos referentes aos conceitos de EaD e de Ensino Remoto; e metodologicamente a abordagem é qualitativa, a pesquisa bibliográfica e participante, sendo analisadas as propostas educacionais, suas dificuldades e adaptações para o contexto do Ensino não presencial, bem como as ações propostas para os estudantes. Dos resultados obtidos, constatamos a formulação de novos formatos avaliativos que envolvem o desenvolvimento da autonomia, o senso crítico e a criatividade dos estudantes.
Downloads
Métricas
Referências
ALVES, L. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. RBAAD: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, v. 10, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.17143/rbaad.v10i0.235. Acesso em: 08 nov. 2021.
BAHIA. Decreto nº 20.311 de 14 de março de 2021. Institui, nos Municípios do Estado da Bahia, as restrições indicadas, como medidas de enfrentamento ao novo coronavírus, causador da COVID-19, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado da Bahia, Salvador, 14 mar. 2021. Disponível em: http://www.casacivil.ba.gov.br/arquivos/File/DECN20311DE14MARCO2021.pdf. Acesso em: 27 jul. 2021.
BAHIA. Decreto nº 19.586, de 27 de março de 2020. Ratifica declaração de Situação de Emergência em todo o território baiano, para fins de prevenção e enfrentamento à COVID-19, e regulamenta, no Estado da Bahia, as medidas temporárias para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus. Diário Oficial do Estado da Bahia, Salvador, 28 mar. 2020. Disponível em: http://www.legislabahia.ba.gov.br/documentos/decreto-no-19586-de-27-de-marco-de-2020. Acesso em: 28 jul. 2021.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
DUTRA, J. M.; MORAES, A. F.; GUIMARÃES, M. G. V. Ensino Remoto e a pandemia da Covid-19: experiências e aprendizados. EmRede: Revista em Educação a Distância, v. 8, n. 1, p. 1-15, jan./jun. 2021.
GALEFFI, D. A. Didática Filosófica Mínima: ética do fazer-aprender a pensar de modo próprio e apropriado como educar transdisciplinar. Salvador: Quarteto, 2017.
JAPIASSU, H. Um desafio à educação: repensar a Pedagogia Científica. São Paulo: Letras & Letras, 1999.
MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2016.
NOBRE, A. Explorando desafios pedagógicos digitais no ensino profissional durante a pandemia da COVID-19. EmRede – Revista em Educação a Distância, v. 8, n. 1, 2021, p. 1-16 (jan– jun. 2021).
SANTOS, Leticia Machado dos; OLIVEIRA, Ieda Pinheiro da Silva. Ensino Médio com Intermediação Tecnológica: uma proposta didático-pedagógica para as séries finais da educação básica - Ensino Médio no Estado da Bahia. In: ROCHA, Nívea Maria Fraga, 2011
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigação em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 13, n. 3, São Paulo, p. 333-352, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Leticia Santos, Homero Andrade, Maria de Fátima Hanaque, Marcus Túlio Pinheiro, Ana Menezes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).