Competencias digitales e innovación educativa en la conversión de curso presencial en curso virtual durante la pandemia de COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v8i2.808

Palavras-chave:

competências digitais, ambientes virtuais de aprendizagem, aprendizagem baseada em problemas, comunicação e colaboração

Resumo

Este trabajo pretende dar cuenta de la experiencia sobre la participación en un curso virtual de Capacitación de Formadores en la Competencia Digital de Comunicación y Colaboración, aplicado a funcionarios públicos de América Latina y el Caribe (ALC), originalmente preparado para ser presentado de manera híbrida y posteriormente adaptado para ser totalmente a distancia, debido a la pandemia ocasionada por la COVID-19. El curso se enmarca en el Programa de Capacitación de Formadores en Competencias Digitales coordinado por la Universidad de Educación a Distancia (UNED) en asociación con la OEI-Panamá y el Convenio Andrés Bello. En este Programa participan: la Universidad Nacional de la Patagonia San Juan Bosco (Argentina) y la Universidad Federal de Santa Catarina (Brasil). El Programa forma parte del Plan INTERCOONECTA y se encuentra financiado por la Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo (AECID). Para adaptar la formación a la virtualidad esta experiencia utilizó como metodología el Aprendizaje Basado en Problemas (ABP) con la mediación de profesores y tutores en un entorno virtual de aprendizaje (EVA) desarrollado en Moodle, debidamente estructurado para apoyar las acciones de cursos de esta naturaleza. La experiencia lograda en el curso indica que la educación debe tener una mirada diferente en la aplicación de modelos de este tipo, la transmisión de los conocimientos obtenidos a otros compañeros de la institución, pudiendo así maximizar y desarrollar habilidades de comunicación y colaboración digital de todos los involucrados.

   

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Biografia do Autor

Ana María Martín-Cuadrado, Universidad Nacional de Educacion a Distancia (UNED), Madri, Espanha, amartin@edu.uned.es

Licenciou-se em 1988 em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade Nacional de Educação a Distância (UNED). Desde 2006 é doutorada pela UNED com a tese "O formador de formadores na FPOyC: Desenho de um modelo bimodal de ensino-aprendizagem com o apoio das TIC", com classificação geral Outstanding Cum Laude e Prémio Extraordinário da UNED em 2007. É professora universitária da UNED desde 1990, como Professora Tutora; e, desde 2007 como docente e investigadora no Departamento de Didática, Organização Escolar e Didática Especial da Faculdade de Educação: Diploma em Educação Social (2007-2008/2012-2013); Licenciatura em Educação Social (2011-2012); Licenciatura em Pedagogia (2017-2018); Mestrado em Formação de Professores do Ensino Secundário Obrigatório, Bacharelato, Formação Profissional e Escola Oficial de Línguas (2010-2011, docente e coordenador académico do Estágio); Mestrado em Tratamento Educacional de Atenção à Diversidade (2010-2011/2013-2014); Mestrado Estratégias e Tecnologias para a função docente na sociedade multicultural (2010-2011); Mestrado em Formação de Professores do Ensino Secundário Obrigatório, Bacharelado, Formação Profissional e Escola Oficial de Línguas (Equador, 2015-2016); Doutorado, (2007-2008-2011-2012), e Escola Doutoral Internacional, (Linha 2: Inovação e qualidade das ações e das organizações de ensino presencial e a distância: desenho, implementação, desenvolvimento e avaliação)    

Fernando José Spanhol, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Santa Catarina, Santa Catarina, Brasil, profspanhol@gmail.com

Doutor e mestre em Mídia e Conhecimento pela UFSC. Graduado em Pedagogia pela UNOCHAPECO; Estágio Pós Doutoral de estudos e pesquisas na UNED Madrid; Professor na UFSC na graduação em Tecnologias de Informação e Comunicação e na pós-graduação no PPEGC e PPGTIC da UFSC. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação -PPGTIC. Coordenador do Acordo de Cooperação entre a Universidade Federal de Santa Catarina e a UNED - Universidad Nacional de Educacion a Distancia da Espanha. 

Lourdes Pérez Sánchez, Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), Madri, Espanha, lperezsanchez@edu.uned.es

Licenciada em Pedagogia e Diplomada em Educação Social, pela Universidade de Salamanca. Prêmio de Grau Extraordinário. Doutor em Pedagogia pela Universidade de Salamanca.
Atualmente é Professora Auxiliar Doutora do Departamento de Didática, Organização Escolar e Didática Especial da Faculdade de Educação da UNED. Minhas linhas de pesquisa são formação de professores, tecnologia educacional, educação virtual e formação digital de professores em nível universitário.

Coordenadora do Trabalho de Conclusão de Curso de Educação Social.
Secretária do Mestrado em Comunicação e Educação na Rede.

Rangel Machado Simon, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Santa Catarina, Brasil, rangel.simon@gmail.com

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

Martín-Cuadrado, A. M., Spanhol, F. J., Sánchez, L. P., Alvarez, M., & Simon, R. M. (2021). Competencias digitales e innovación educativa en la conversión de curso presencial en curso virtual durante la pandemia de COVID-19. EmRede - Revista De Educação a Distância, 8(2), 1–13. https://doi.org/10.53628/emrede.v8i2.808

Edição

Seção

Dossiê A educação em rede e a inovação responsáveis em tempos de pandemia