O ensino superior em tempos de pandemia: a perspetiva dos estudantes da Universidade da Madeira
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v8i2.800Palavras-chave:
Ensino Superior, pandemia Covid-19, ensino remotoResumo
Neste texto, apresentam-se os dados preliminares de uma investigação sobre o impacto do Ensino Remoto durante a pandemia. Com o objetivo de compreender as dificuldades dos estudantes e determinar quais desafios lhes trouxeram a suspensão de toda a atividade letiva presencial, o presente estudo parte dos dados resultantes de um inquérito por questionário, aplicado em parceria com a Associação Académica da Universidade da Madeira (AAUMa) e o seu Observatório da Vida Estudantil. A análise dos dados permite ensaiar um retrato dos principais desafios, dificuldades e dilemas experienciados pelos estudantes, destacando-se a preocupação com a conclusão do curso, a entrada no mercado de trabalho e, simultaneamente, os efeitos do confinamento no bem-estar e saúde mental.
Downloads
Métricas
Referências
BRYMAN, A. Social Research Methods. 4. ed. Oxford: University Press, 2012.
JANESICK, V. J. Stretching: exercises for qualitative researchers. California: Sage Publications, 2015.
NASCIMENTO, A. M. Da pré à pós pandemia: Desafios e dilemas da investigação. Lisboa: Life Research Group Blog, 4 de nov. 2020. Disponível em: https://liferesearchgroup.wordpress.com/2020/11/04. Acesso em: 4 dez. 2021.
NASCIMENTO, A. M.; VIEIRA, M. M. Research Brief 2018: Os caloiros da Universidade da Madeira: retratos e alguns desafios. Lisboa: Observatório Permanente da Juventude/Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, 2018.
ROSA, L. V. Sebenta da cadeira de Métodos e Técnicas de Investigação Sociológica do 3.º ano da Licenciatura em Sociologia. Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa, [s. d.].
TAYLOR, Z. W. Web accessibility: Not just for tech experts anymore. Disability Compliance for Higher Education, v. 23, n. 9, p. 1-16, 2018.
THOMAS DOTTA, L.; LOPES, A.; LEITE, C. O movimento do acesso ao ensino superior em Portugal de 1960 a 2017: Uma análise ecológica. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 27, n. 146, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.14507/epaa.27.4195. Acesso em: 4 dez. 2021.
VIEIRA, M. M.; ALMEIDA, A. N.; ALVES, N. Ponto de chegada ou (novo) ponto de partida? Entrada na Universidade, experiência estudantil e dilemas da individuação. In: ALMEIDA, A. N. (coord.). Sucesso, Insucesso e Abandono na Universidade de Lisboa: Cenários e Percursos. Lisboa: Educa, 2013.
ZHOU, L. et al. ‘School’s out, but class ’on’. The largest online education in the world today: taking China’s practical exploration during the Covid-19 epidemic prevention and control as an exemple. Best Evidence of Chinese Education, v. 4, n. 2, p. 501-519, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Andreia Micaela Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).