DIALOGISMO E AUTORIA NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v1i1.8Palavras-chave:
dialogismo, autoria, tecnologias da informação e da comunicaçãoResumo
Nosso objetivo é discutir as possibilidades de produção de sentidos e autoria na aprendizagem na Educação à Distância, considerando a sua expansão no contexto da Educação Brasileira. Esta problematização parte da relação entre Educação à Distância e o uso das tecnologias quando estão associados à supremacia dos discursos e operações pela industrialização, organização e objetivação em detrimento da unidade única da vida, ou seja, da produção da singularidade. Ressaltamos a utilização de fóruns de discussão e chats como facilitadores para a comunicação e interação entre professores, tutores e alunos, auxiliando nos processos de produção de sentidos e autoria na relação de ensino e aprendizagem. Buscamos reflexões sobre a exteriorização industrial da memória, de Bernard Stiegler (2008), e o dialogismo de Mikhail Bakhtin (2000).
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).