Educação popular e tecnologias de amizade. Novas configurações em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v8i2.797

Palavras-chave:

conhecimento, educação na pandemia, tecnologias da amizade

Resumo

O trabalho problematiza as formas de continuidade pedagógica desenvolvidas em escolas populares de ensino médio na Argentina em resposta às restrições sanitárias, políticas e educacionais, causadas no ano de 2020 como consequência do COVID 19. link no decorrer da pandemia em escolas populares de ensino médio. A metodologia é qualitativa e se baseia em uma abordagem cartográfica conceitual que relaciona categorias abordadas nos estudos do CLACSO (Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais) que se referem à crise da saúde nas propostas de educação popular. A visão transdisciplinar combina contribuições do campo da educação popular, teoria da arte e sociologia, propondo cruzamentos entre conceitos como práxis, tecnologias de amizade e conhecimento localizado. Os achados revelam a construção coletiva e criativa de recursos e estratégias para sustentar o projeto educacional em contextos de desigualdade econômica e digital.

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Biografia do Autor

Jimena Isabel Petrona Aguirre, Universidad Nacional de Cuyo (UNCuyo), Argentina, aguirrejimena1978@gmail.com

Ela é argentina, de Mendoza e Patagônia. Doutor em Educação, Professor e Graduado em Ciências da Educação, Diplomado em Gestão Pública pela Universidade Nacional de Cuyo, Diplomado em Editoração de Revistas Científicas Online (Universidade de Ciências Empresariais e Sociais - UCES). Foi bolsista de doutorado do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas - CONICET (no período de 2005 a 2010) e bolsista de pós-doutorado do CONICET (de 2013 a 2015). Trabalhou como professor de graduação e pós-graduação na UNCUYO. Atualmente, Co-diretora do Centro de Estudos em Política Educacional e Gestão Universitária (FCPyS-UNCUYO). Professor Graduado da FLACSO (Argentina) e Coordenador de Carreira e Professor do Nível Superior- Formação de Professores (IFDC-Bariloche). Possui diversas publicações em revistas nacionais e estrangeiras relacionadas à formação de professores, inclusão, tecnologias educacionais. Codirige a revista Saberes y Prácticas. Revista Filosofia e Educação ISSN 2525-2089

María Amor Ferrón, Instituto de Ciencias Humanas, Sociales y Ambientales (INCIHUSA), Mendoza, Argentina, mariahamor@gmail.com

Licenciatura em Curadoria e História da Arte

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

Benito, P. V., Aguirre, J. I. P., & Ferrón, M. A. (2021). Educação popular e tecnologias de amizade. Novas configurações em tempos de pandemia. EmRede - Revista De Educação a Distância, 8(2), 1–11. https://doi.org/10.53628/emrede.v8i2.797

Edição

Seção

Dossiê A educação em rede e a inovação responsáveis em tempos de pandemia