APRENDENDO COM E NA SALA DE AULA ADITREVNI
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v3i1.79Palavras-chave:
Sala de Aula Invertida, Metodologias Ativas, Pesquisa InterdisciplinarResumo
O presente estudo é uma das partes de um projeto de pesquisa maior, relativo aos conhecimentos necessários ao professor que trabalha em cursos semipresenciais usando a lógica da sala de aula invertida. A metodologia utilizada é a da pesquisa-ação. A Instituição de Ensino Superior pesquisada sugere para o trabalho docente em cursos semipresenciais, a adoção do método de sala de aula invertida, ficando a transmissão de conceitos a cargo da mediação tecnológica (Ambiente Virtual de Aprendizagem), posicionando o estudante no centro do processo e o professor na mediação do conhecimento. Nesta fase inicial destacamos como desafios e avanços postos ao professor: a) de inverter lógicas, espaços geográficos e humanos na busca de uma educação mais autônoma, subjetiva e humanizada; b) a busca para instituir um diálogo problematizador; c) o encaminhamento de ações interdisciplinares.
Palavras-chave: sala de aula invertida; educação semipresencial; metodologias ativas.
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