Investigação sobre as potencialidades da videoaula no que tange às emoções e à formação de memórias
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v8i2.783Palavras-chave:
Videoaula, Emoções, Memória de TrabalhoResumo
Com o advento do Ensino Remoto, as videoaulas tornaram-se parte dos recursos incontornáveis que estão disponíveis para os docentes do mundo todo. Este trabalho apresenta os resultados parciais de uma pesquisa em andamento para investigar as emoções durante a visualização de videoaulas preparadas com base na Teoria da Carga Cognitiva (TCC), e identificar os elementos armazenados na memória de trabalho. Vinte e oito participantes foram distribuídos em três grupos. O primeiro assistiu a uma videoaula fora das diretrizes da TCC e o segundo dentro das diretrizes. O grupo controle assistiu a uma videoaula pronta. Um software capturou as expressões faciais para converter em emoções. Após as videoaulas, um questionário com perguntas abertas foi respondido. Preliminarmente, verificou-se que não houve diferença estatisticamente significativa em relação às emoções (p>0,05) nos três cenários, porém, a média do número de elementos armazenados após a videoaula 2 foi 91% maior que a videoaula 1 (p=0,0054).
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Copyright (c) 2021 Paulo Marcelo Pedroso Pereira, Carla Marina Costa Paxiúba, Celson Pantoja Lima
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