O impacto da institucionalização da educação a distância na implementação do ensino remoto emergencial: o caso da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul durante a pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.763Palavras-chave:
educação a distância, tecnologias digitais, ensino remoto emergencial.Resumo
Este artigo discute a influência da institucionalização da Educação a Distância (EaD) na implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) em instituições de ensino superior durante a pandemia de Covid-19 em 2020 no Brasil. O objetivo é compreender o impacto da experiência institucional em EaD no processo de implementação do ERE. O caso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tomado como exemplo neste trabalho, sugere que o desenvolvimento prévio de tecnologias digitais voltadas à EaD pela instituição, bem como a existência de uma estrutura organizacional para a gestão acadêmica da EaD, foram fundamentais para um processo de implementação do ERE.
Downloads
Métricas
Referências
ALVES, L. Educação a distância: conceito e história no Brasil e no mundo. v. 10 2011. Disponível em: http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/235/113. Acesso em: 24 nov. 2020.
BEHAR, P. A. Modelos pedagógicos em educação à distância. In: BEHAR, P. A. e cols. Modelos pedagógicos em educação à distância. Porto Alegre: ARTMED, 2009.
BEHAR, P. A.; PINHEIRO, A.; BITTENCOURT, J. V.; KIST, S. O. Construyendo una Interface para el Ambiente Virtual ROODA – Rede COOperativa De Aprendizagem. Revista Informática na Educação: Teoria & Prática, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 23-40, jan/jun 2003.
BOTTIN, F. DARONCO, L.; ROESLER, V. Mconf-Web: uma ferramenta para gerência de webconferência. In: 17º Brazilian Symposium on Multimedia and the Web. X Workshop on Tools and Applications. 2011. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/webmedia_estendido/article/view/5004/4910. Acesso em: 1 dez. 2020.
BOZKURT, A.; SHARMA, R. C. Emergency remote teaching in a time of global crisis due to CoronaVirus pandemic. Asian Journal of Distance Education, v. 15, n. 1, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação – MEC, Secretaria de Educação a Distância. Referenciais de qualidade para educação superior a distância, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf. Acesso em: 26 nov. 2020.
CARNEIRO, M. L. F.; SILVEIRA, M. S. Objetos de Aprendizagem como elementos facilitadores na Educação a Distância. Educar em Revista. Edição Especial, Curitiba, n. 4 p. 235-260, 2014. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/13933/2/Objetos_de_Aprendiza gem_como_elementos_facilitadores_na_Educacao_a_Distancia.pdf. Acesso em: 1 dez. 2020.
CEPE/UFRGS, 2020. Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da universidade Federal do rio Grande do Sul. Resolução n°25, de 27 de julho de 2020. Disponível em: http://www.ufrgs.br/cepe/res-025-ensino-remoto- emergencial-ere-versao-página. Acesso em: 1 dez. 2020.
FALAVIGNA, G. Inovações centradas na multimídia: repercussões no processo ensino-aprendizagem. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2009.
FERRREIRA, D. H. L.; BRANCHI, B. A.; SUGAHARA, C. R. Processo de ensino e aprendizagem no contexto das aulas e atividades remotas no Ensino Superior em tempo da pandemia. Revista Práxis, v. 12, n. 1 (Sup.), dezembro, 2020. Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/praxis/article/view/ 3464/2700. Acesso em: 30 jun. 2021.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2009.
HODGES, C.; MOORE, S.; LOCKEE, B.; TRUST, T.; BOND, A. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning, Educause Review, 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency- remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 29 nov. 2020.
MACHADO, D. P.; MORAES, M. G. Educação a distância: fundamentos, tecnologias, estrutura e processo de ensino e aprendizagem. São Paulo: Érica, 2015.
MATTHEWS, M. T; COURTNEY, M. Empathy in Distance Learning Design Practice. TechTrends. 2017. p. 486-493.
MOORE, J.L.; DICKSON, C.; GALYEN, K. e-Learning, online learning, and distance learning environments: Are they the same? Internet and Higher Education. 2011. p. 129-135.
MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. In: Revista UFG, v. 20, 63438, 2020. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/ view/63438. Acesso em: 1 jul. 2021.
NETTO, A. A. O. Novas tecnologias & universidade: da didática tradicionalista à inteligência artificial: desafios e armadilhas. Petrópolis: Editora Vozes, 2005.
NYE, D. E. Technology Matters: questions to live with. London: The MIT Press: 2006.
RONDINI, C. A; PEDRO, K. M; DUARTE, C. S. Pandemia da Covid-19 e o Ensino Remoto Emergencial: mudanças na prática pedagógica. Interfaces Científicas. v. 10 n. 1, 2020, p. 41-57. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9085/4128. Acesso em: 30 nov. 2020.
RODRIGUES, R.C. Educação à distância em cursos presenciais do ensino superior: uma análise de estratégias pedagógicas não presenciais. 2002. 145f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Prebiteriana Mackenzie, São Paulo, 2002.
SANTINELLO, J. Ensino Superior em Ambientes de Apredizagem (AVAs): formação docente universitária em construção. Curitiba: InterSaberes, 2015.
SEAD. UFRGS. Secretaria de Educação a Distância. Disponível em: http://www.ufrgs.br/sead. Acesso em: 1 dez. 2020.
TAPSCOTT, D. Geração Digital: a crescente e irreversível ascensão da geração net. São Paulo: Makron Books, 1999.
UFRGS. Relatório de Gesão - Exercício 2019. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/213040/001117474.pdf?sequence=1&i sAllowed=y Acesso em: 1 dez. 2020.
UFRGS. UFRGS em Números. 2020. Disponível em: https://www1.ufrgs.br/paineldedados/ ufrgs_numeros.html Acesso em: 1 dez. 2020
WHITTLE, Clayton et al. Emergency Remote Teaching environment: a conceptual framework for responsive online teaching in crisis. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/ILS-04-2020- 0099/full/pdf?title=emergency-remote-teaching-environment-a-conceptual-framework- for-responsive-online-teaching-in-crises. Acesso em: 30 nov. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Paulete Fridman Schwetz, DINARA DAL PAI, Jocelise Jacques de Jacques , Anelise Todeschini Hoffmann
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).