Formação docente para o ensino remoto de emergência: para além do casual
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.719Palavras-chave:
Formação Docente, Ensino remoto de emergência, Educação DigitalResumo
O objetivo é discutir a importância da formação docente para o Ensino Remoto de Emergência por meio de experiências criadas com o Projeto Ideias para uma Educação On-line. A partir da atuação em rede, a proposta disponibilizou cursos de formação sobre possibilidades educacionais permeadas pelo digital. Neste relato, apresenta-se a proposta do projeto. O texto traz reflexões sobre a educação mediada pelo digital, net-ativismo, ato conectivo, interfaces digitais e problematiza a realidade hiperconectada como desafiadora para a educação, em especial, para a formação de professores.
Downloads
Métricas
Referências
IDEIAS para uma Educação On-line. Disponível em: https://uvpr.pr.gov.br/ideias. Acesso em 09 de dezembro de 2020.
LANGREITER, C. BOLKA, A. Snips & Spaces: managing microlearning. Micromedia & e-Learning 2.0: Gaining the Big Picture. Innsbruck UP, 2006.
LICON, plataforma de Livre Conhecimento do Nead/Unicentro. Disponível em: https://licon.unicentro.br. Acesso em 09 de dezembro de 2020.
QUESTIONÁRIO ABRUEM. Resultados de pesquisa. Câmara de EaD da Abruem, 2020 Disponível em: http://repositorio.unicentro.br:8080/jspui/handle/123456789/1814. Acesso em 14 de janeiro de 2021.
RAMSNDEN, Paul. Learning to teach in higher education. London: RoutledgeFalmer, 2003.
SÁNCHEZ, Diego. Qué es microlearning? 20 de junho de 2017. Disponível em: https://www.vertice.org/blog/que-es-el-microlearning/. Acesso em 09 de dezembro de 2020.
TEIXEIRA, Alexandre. CECCHINI, Clara. Aprendiz ágil. Porto Alegre, RS: Arquipélago Editorial, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Scheyla Joanne Horst, Maria Aparecida Crissi Knuppel, Marta Clediane Rodrigues Anciutti, Manuela Pires Weissbock Eckstein
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).