Análise de pesquisas em Educação a Distância no Brasil: produção de instituições de ensino superior públicas no período 2010-2015

Autores

  • Ronei Ximenes Martins Universidade Federal de Lavras
  • Ulisses Azevedo Leitão Universidade Federal de Lavras
  • Alexandre José Carvalho Silva Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v2i2.70

Palavras-chave:

Educação a Distância, Pesquisa Bibliográfica, Estado da Arte, Comunicação Científica

Resumo

Pesquisa bibliográfica sobre produção científica em Educação a Distância (EaD) realizada em instituições públicas brasileiras entre 2010 e 2015. Foram analisados 1049 trabalhos do Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância considerando-se a natureza do artigo e as temáticas abordadas. O método se baseou em análise de conteúdo e na classificação de Olaf Zawacki-Richter. Identificou-se que 70% dos artigos são de natureza científica e que há ampliação do número de coautores ao longo dos anos. Há predominância de trabalhos sobre Ensino-Aprendizagem e Docência (62%) corroborando a tendência verificada na área. Observou-se, também, carência de artigos sobre tecnologias para EaD e de suporte teórico específico, o que indica necessidade de maior esforço de pesquisadores nessas temáticas.

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Publicado

2016-05-30

Como Citar

Martins, R. X., Leitão, U. A., & Silva, A. J. C. (2016). Análise de pesquisas em Educação a Distância no Brasil: produção de instituições de ensino superior públicas no período 2010-2015. EmRede - Revista De Educação a Distância, 2(2), 56–75. https://doi.org/10.53628/emrede.v2i2.70