Docência no Sistema Universidade Aberta do Brasil
uma análise sobre o docente-autor/conteudista e o docente-formador/aplicador
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.680Palavras-chave:
Educação a Distância, Docência, Sistema Universidade Aberta do BrasilResumo
O objetivo deste artigo é identificar as atividades exercidas pelos docentes-autores/conteudistas e pelos docentes-formadores/aplicadores atuantes no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Para tanto, realizamos análises documentais. Depois, aplicamos um questionário virtual a 677 docentes que atuam ou já atuaram no âmbito do Sistema UAB. Posteriormente, empreendemos 8 entrevistas semiestruturadas. Como resultado, observamos que as atividades dos trabalhadores docentes identificadas na pesquisa se mostram em consonância com a literatura da área. Além disso, conquanto existam diferenças de acordo com cada experiência, há uma padronização da docência definida pelo modelo adotado no Sistema UAB.
Downloads
Métricas
Referências
BELLONI, M. L. Educação a Distância. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2003.
BRASIL. Ministério da Educação. CAPES. Universidade Aberta do Brasil. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-a-distancia/uab. Acesso em: 25 fev. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais de qualidade para educação superior a distância. 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf. Acesso em: 14 jun. 2021.
BRASIL. Resolução Nº 15, de 04 de dezembro de 2015. Revoga as resoluções que dispõem sobre o pagamento de bolsas de estudo e pesquisa a participantes dos programas de formação do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 234, p. 38, 08 dez. 2015. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/acesso-a-informacao/institucional/legislacao/item/7910-resolução-cd-fnde-mec-nº-15,-de-4-de-dezembro-de-2015. Acesso em: 10 maio 2020.
BRASIL. Resolução Nº 18, de 16 de junho de 2010. Altera a Resolução CD/FNDE nº 36, de 13 de julho de 2009, que estabelece orientações e diretrizes para concessão e pagamento de bolsas de estudo e pesquisa no âmbito do Sistema Escola Aberta do Brasil (Programa e-Tec Brasil). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, jun. 2010. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/acesso-a-informacao/institucional/legislacao/item/3400-resolu%C3%A7%C3%A3o-cd-fnde-n%C2%BA-18-de-16-de-junho-de-2010. Acesso em: 03 maio 2020.
BRASIL. Resolução Nº 44, de 5 de setembro de 2012. Estabelece orientações, critérios e procedimentos para a transferência automática de recursos financeiros do Programa Brasil Alfabetizado aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios, e para o pagamento de bolsas aos voluntários que atuam no Programa, no ciclo 2012. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, set. 2012. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/index.php/acesso-a-informacao/institucional/legislacao/item/3760-resolução-cd-fnde-nº-44,-de-05-de-setembro-de-2012. Acesso em: 16 jun. 2021.
BRASIL. Resolução Nº 8, de 30 de abril de 2010. Altera os incisos I a V do art. 9º, o § 1º do art. 10 e o item 2.4 do Anexo I da Resolução/CD/FNDE nº 26, de 5 de junho de 2009, que estabelece orientações e diretrizes para o pagamento de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes da preparação e execução dos cursos dos programas de formação superior, inicial e continuada no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ed. 98, seção 1, p. 44, 03 mai. 2010. Disponível em: https://uab.ufsc.br/files/2010/06/Resolu%c3%a7%c3%a3o-No-8-30-de-abril-de-2010-Bolsas-UAB.pdf. Acesso em: 02 maio 2020.
DEMARCO, D. J. Um balanço do programa nacional em formação em administração pública (PNAP) como estratégia de fortalecimento da gestão pública: o caso da escola de administração da UFRGS. In: CONGRESSO CONSAD DE GESTÃO PÚBLICA, 6., 2013, Brasília, DF. Anais eletrônicos [...]. Brasília: CONSAD, 2013. Disponível em: https://www.dropbox.com/sh/rmwk6z7tyonskzj/AAAgmfTqMNr0ZEHv5LAGXnxja?dl=0&preview=UM+BALAN%C3%87O+DO+PROGRAMA+NACIONAL+DE+FORMA%C3%87%C3%83O+EM+ADMINISTRA%C3%87%C3%83O+P%C3%9ABLICA+(PNAP)+COMO+ESTRAT%C3%89GIA+DE+FORTALECIMENTO+DA+GEST%C3%83O+P%C3%9ABLICA.pdf. Acesso em: 05 maio 2020.
DUARTE, T. A possibilidade de investigação a três: reflexões sobre a triangulação (metodológica). CIES e-WorkingPaper, Lisboa, n. 60, p. 1-24, 2009. Disponível em: https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/1319/3/CIES-WP60%20_Duarte.pdf. Acesso em: 16 fev. 2020.
FERREIRA, M.; CARNEIRO, T. C. J. A institucionalização da educação a distância no ensino superior público brasileiro: análise do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 19, n. 2, p. 228-242, maio-jun. 2015. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2015.192.07. Acesso em: 16 fev. 2020.
LAPA, A.; PRETTO, N. L. Educação a distância e precarização do trabalho docente. Em Aberto, Brasília, v. 23, n. 84, p. 79-97, nov. 2010. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/5569/1/1792-7441-1-PB.pdf. Acesso em: 16 fev. 2020.
MILL, D. Docência virtual: uma visão crítica. Campinas: Papirus, 2012.
MILL, D. Sobre o conceito de polidocência ou sobre a natureza do processo de trabalho pedagógico na educação a distância. In: MILL, D.; RIBEIRO, L. R. C.; OLIVEIRA, M. R. G. (Org.). Polidocência na Educação a Distância: múltiplos enfoques. São Carlos: EdUFSCar, 2014.
MILL, D.; RIBEIRO, L. R. C.; OLIVEIRA, M. R. G. Trabalho docente na educação contemporânea: saberes e prática pedagógica presencial e virtual. In: MILL, D.; MACIEL, C. (Org.). Educação a distância: elementos para pensar o ensino-aprendizagem contemporâneo. São Paulo: EdUFMT, 2013.
MILL, D.; SANTIAGO, C. F.; NEVES, I. de S. V. Trabalho docente na Educação a distância: condições de trabalho e implicações trabalhistas. Revista extraclasse, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 56-73, fev. 2008.
VELOSO, B. Organização do trabalho docente na educação a distância: implicações da polidocência no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB). 2018. 214 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9742?show=full. Acesso em: 14 jun. 2021.. Acesso em: 02 jun. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Braian Veloso, Daniel Mill
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).