RECURSOS DE LEARNING ANALYTICS PARA COMPOR INDICADORES AUXILIARES NA AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v2i2.67Palavras-chave:
Moodle, Learning Analytics, Avaliação dos estudantes.Resumo
Com a adoção dos ambientes virtuais de apoio à aprendizagem, padrão LMS (Learning Management Systems), como o Moodle, ampliam-se as oportunidades de se organizar a interação docente-discente e a disponibilização de materiais em formatos diversos (textos, áudios, vídeos, links, sites e outros). Essa diversidade gera um volume de informações a serem gerenciadas pelo professor, as quais fornecem uma riqueza de elementos para apoiar a avaliação e, ao mesmo tempo, avolumam-se, dificultando sua gestão. Este artigo discute a possibilidade do uso de técnicas de Learning Analytics e apresenta os recursos disponibilizados no ambiente Moodle, que podem apoiar o trabalho docente fornecendo elementos importantes que lhe auxiliam a avaliar seus estudantes e fazer melhor a gestão dos seus materiais.
Downloads
Métricas
Referências
BAKER, Ryan Shaun; INVENTADO, Paul Salvador. Educational data mining and learning analytics. In: Learning Analytics. Springer New York, 2014. p. 61-75.
CAMILO, Cássio Oliveira; SILVA, João Carlos da. Mineração de dados: Conceitos, tarefas, métodos e ferramentas. Universidade Federal de Goiás (UFC), p. 1-29, 2009.
CORREIA, Creusa Fernandes; PIMENTEL, Edson Pinheiro. Mineração de Dados na Formação de Turmas para a Recuperação Paralela na Educação Básica. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2011.
DA COSTA, Susane Santos; CAZELLA, Silvio; RIGO, Sandro José. Minerando dados sobre o desempenho de alunos de cursos de educação permanente em modalidade EAD: Um estudo de caso sobre evasão escolar na UNA-SUS. RENOTE, v. 12, n. 2, 2012.
ELIAS, Tanya. Learning Analytics: The Definitions, the Processes, and the Potential. Pennsylvania: PenState University, 2011.
Disponível em http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/summary?doi=10.1.1.456.7092
Acesso em 10 de março de 2016.
GAŠEVIĆ, Dragan et al. Learning analytics should not promote one size fits all: The effects of instructional conditions in predicting academic success. The Internet and Higher Education, v. 28, p. 68-84, 2016.
GU, Xiaoqing; HUANG, Jingbi; ZHU, Yuankun; YUAN, Chengkun Let Data Speak: Educational Application of Data-driven Decision Making System. Open Education Research. Shanghai East China Normal University Press, 2010.
HAND, David; MANNILA, H.; SMYTH, Padhraic. Principles of data mining. 5ed. London: MIT Press, 2001. 93-102p.
KAMPFF, Adriana Justin Cerveira. Mineração de dados educacionais para geração de alertas em ambientes virtuais de aprendizagem como apoio à prática docente. Cidade: Editora, 2009.
MANHÃES, Laci et al. Previsão de estudantes com risco de evasão utilizando técnicas de mineração de dados. Anais do XXII SBIE-XVII WIE, Aracaju, 2011.
MANHÃES, Laci et al. Identificação dos fatores que influenciam a evasão em cursos de graduação através de sistemas baseados em mineração de dados: Uma abordagem quantitativa. Anais do VIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, São Paulo, 2012.
MOODLE. Documentação Oficial do Moodle.
Disponível em https://docs.moodle.org/30/en/Main_page. Acesso em 10 de março de 2016.
PORTAL, Cleber. Estratégias Para Minimizar a Evasão a Potencializar a Permanência Em EaD a Partir de Sistema Que Utiliza Mineração De Dados Educacionais e Learning Analytics. 2016. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Educação.
RIGO, Sandro J.; CAZELLA, Silvio C.; CAMBRUZZI, Wagner. Minerando Dados Educacionais com foco na evasão escolar: oportunidades, desafios e necessidades. Anais do Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação. 2012. p. 168-177.
ROMERO, Cristobal; VENTURA, Sebastian. Data mining in education. Wiley Interdisciplinary Reviews: Data Mining and Knowledge Discovery, v. 3, n. 1, p. 12-27, 2013.
SCHLEMMER, Eliane. Estratégias para minimizar a evasão na educação a distância: o uso de um sistema de mineração de dados educacionais e learning analytics.
Disponível em http://www.abed.org.br/congresso2015/anais/pdf/BD_317.pdf. Acesso em 10 de março de 2016.
SHUN-PING, Wei. Learning Analytics: Mining the Value of Education Data under the Big Data Era [J]. Modern Educational Technology, v. 2, p. 003, 2013.
SIEMENS, George et al. Open Learning Analytics: an integrated & modularized platform Proposal to design, implement and evaluate an open platform to integrate heterogeneous learning analytics techniques. Open University Press, 2011.
Disponível em http://cmapspublic3.ihmc.us/rid=1KC16KK3Y-1DGTX1Y-H2/KG-%20OpenLearningAnalytics.pdf. Acesso em 10 de março de 2016.
ZIELINSKI, Felipe Dias Costa; SCHMITT, Marcelo Augusto Rauh. Uma ferramenta gráfica para suporte à atividade docente no Moodle. RENOTE, v. 13, n. 1, 2
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).