Educação a Distância em um contexto militar: o design instrucional como ferramenta auxiliar no processo de modelagem de uma disciplina

Autores

  • Danielle Oliveira dos Santos Instituto Metrópole Digital - Universidade Federal do Rio Grande do Norte http://orcid.org/0000-0003-3437-0838
  • Thiago Medeiros Barros Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, thiago.medeiros@ifrn.edu.br

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.662

Palavras-chave:

Design Instrucional, Material Didático, ADDIE

Resumo

O presente trabalho relata a experiência da pesquisadora em seu campo de atuação profissional no qual apresentou uma proposta de Design Instrucional (DI) para a disciplina “Produção de Material Didático para EAD” para Curso Preparatório de Tutores(CPT) e teve como locus o Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE), Organização de Ensino da Força Aérea Brasileira (FAB).Trata-se de uma pesquisa qualitativa, aplicada e exploratória, a qual foi apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso e  consolidou conhecimentos construídos durante a Especialização em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, em especial os conhecimentos relacionados ao DI, que foi usado para o desenho e desenvolvimento da proposta. Para o desenvolvimento do DI foi utilizado o modelo ADDIE de DI, a qual remete a sigla em inglês para o ciclo Analyse (analise), Design (Desenhe), Develop (Desenvolva), Implement (implemente) e Evalute (Avalie). Foi escolhido por entender que este se mostra eficiente para o trabalho no contexto militar.

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Biografia do Autor

Danielle Oliveira dos Santos, Instituto Metrópole Digital - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Me chamo Danielle Oliveira dos Santos.

Sou pedagoga formada pela UFRN, especialista em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância pelo IFRN e Mestranda em Inovações e Tecnologias Educacionais pelo Instituto Metrópole Digital da UFRN. Já atuei em sala de aula em turmas de educação infantil e ensino fundamental e atuação sirvo à Força Aérea Brasileira no Quadro de Oficiais Convocados, que faz parte do serviço temporário.

Thiago Medeiros Barros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, thiago.medeiros@ifrn.edu.br

Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no ano de 2009, mestrado no Programa de Pós-Graduação de Engenharia Elétrica e Computação pela UFRN (2012), e atualmente Doutorando do mesmo programa pesquisando no tema de Mineração de Dados Educacionais. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) na área de Sistemas de Informação e Tecnologias da Informação e Comunicação. Tem experiência na área de desenvolvimento de sistemas WEB, neurociências, ensino de lógica, sistemas inteligentes, data science, mineração de dados educacionais, aprendizado de máquina, tecnologias de informação e comunicação, repositório institucional, produção de material didático, design instrucional, mídias educacionais,

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Publicado

2020-11-06

Como Citar

dos Santos, D. O., & Barros, T. M. (2020). Educação a Distância em um contexto militar: o design instrucional como ferramenta auxiliar no processo de modelagem de uma disciplina. EmRede - Revista De Educação a Distância, 7(2), 90–101. https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.662