Revisão sistemática da literatura sobre as causas de evasão da educação a distância no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.656Palavras-chave:
Causas de Evasão, Evasão, Educação a Distância, EaD, Causas de Evasão na EaDResumo
Este artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura com o objetivo de identificar as causas de evasão na modalidade de Educação a Distância no Brasil. Para tal, o estudo buscou artigos que abordassem as causas da evasão na Educação a Distância em instituições de ensino do país. Ao todo, foram selecionados e analisados 40 artigos por meio de meta-análise de natureza quantitativa. Os resultados obtidos apontam que as causas de evasão são classificadas como exógenas e endógenas. O estudo indica que é necessário um processo contínuo de autoavaliação no curso, especialmente, das atribuições dos atores nesse processo e da gestão do vínculo semestral dos acadêmicos em curso, sobretudo o acompanhamento do ensino e aprendizagem e as melhorias contínuas dos processos entre os atores na modalidade a distância, a fim de se evitar a evasão.
Downloads
Métricas
Referências
ABADI, A. M.; REHFELDT, M. J. H. Autonomia para aprendizagem: uma relação entre o fracasso e o sucesso dos alunos da Educação a Distância. Praxis Educativa, Ponta Grossa, v. 11, n. 2, p. 310–331, jun. 2016. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5513469. Acesso em: 12 jul. 2020.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (ABED). Censo EAD.BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2018. Curitiba: InterSaberes, 2019. Disponível em: http://abed.org.br/arquivos/CENSO_DIGITAL_EAD_2018_PORTUGUES.pdf. Acesso em: 12 jul. 2020.
ALMEIDA, O. C. S. et al. Evasão em cursos a distância: fatores influenciadores. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Campinas, v. 14, n. 1, p. 19–33, jun. 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902013000100004. Acesso em: 12 jul. 2020.
AMORIM, M. J. V.; BARONE, D.; MANSUR, A. U. Técnicas de Aprendizado de Máquina Aplicadas na Previsão de Evasão Acadêmica. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), Porto Alegre, p. 666-674, nov. 2008. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/755. Acesso em: 12 jul. 2020.
ASHBY, A. Monitoring student retention in the Open University: definition, measurement, interpretation and action. Open Learning: The Journal of Open, Distance and e-Learning, v. 19, n. 1, p. 65–77, fev. 2004. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/0268051042000177854. Acesso em: 12 jul. 2020.
BALTAR, P. C.; SILVA, S. S. Um olhar acerca da evasão na Educação a Distância. Revista UNIABEU, Belford Roxo, v. 10, n. 24, p. 61-73, jan. 2017. Disponível em: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/download/1993/pdf. Acesso em: 12 jul. 2020.
BERTOLUCI, E. A.; SOUZA, A. R. Processos de ensino e aprendizagem de Matemática em um formato híbrido na educação superior. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 18, n. 57, 26 jun. 2018. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/23835. Acesso em: 12 jul. 2020.
BITTENCOURT, I. M.; MERCADO, L. P. L. Evasão nos Cursos na Modalidade de Educação a Distância: Estudo de Caso do Curso Piloto de Administração da UFAL/UAB. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 83, jun. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/jfVS4MNP3mVcZJjJ6W4vrDy/abstract/?lang=pt. Acesso em: 12 jul. 2020.
BRUNO-FARIA, M. F.; FRANCO, A. L. Causas da evasão em curso de graduação a distância em administração em uma universidade pública federal. Teoria e Prática da Educação, v. 14, n. 3, p. 43-56, set. 2012. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/18487. Acesso em: 12 jul. 2020.
CARVALHO, P. S. A.; ALMEIDA, E. A.; CAVALCANTI, M. C. M. Análise da evasão na Educação a Distância: um estudo no curso de bacharelado em Administração Pública do IFPB/UAB. Revista Principia, v. 1, n. 41, p. 139-151, jun. 2018. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/2126. Acesso em: 12 jul. 2020.
CASTRO A. A. Revisão Sistemática e Meta-análise. Compacta: Temas de Cardiologia, v. 3, n. 1, p. 5-9, 2001. Disponível em: http://www.usinadepesquisa.com/metodologia/wp-content/uploads/2010/08/meta1.pdf. Acesso em: 30 nov. 2020.
COLPANI, R. Educação a Distância: Identificação dos Fatores que Contribuíram para a Evasão dos Alunos no Curso de Gestão Empresarial da Faculdade de Tecnologia de Mococa. EaD Em Foco, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, ago. 2018. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/688. Acesso em: 12 jul. 2020.
CORNÉLIO, R. A.; WASNER VASCONCELOS, F. C. Evasão e permanência estudantil na educação a distância. Opción, Venezuela, v. 31, n. 1, p. 204–222, set. 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/310/31043005012.pdf. Acesso em: 12 jul. 2020.
DAUDT, S. I. D.; BEHAR, P. A. A gestão de cursos de graduação a distância e o fenômeno da evasão. Educação, Porto Alegre, v. 36, n. 3, p. 412–421, dez. 2013. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/15543. Acesso em: 12 jul. 2020.
EMANUELLI, G. B. Atração e refração na educação a distância: constatações sobre o isolacionismo e a evasão do aluno. Revista Gestão Universitária na América Latina: GUAL, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 205–218, jun. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2011v4n2p205. Acesso em: 12 jul. 2020.
ESPÍNDOLA, R. M.; LACERDA, F. K. D. Evasão na Educação a Distância: um estudo de caso. EaD Em Foco, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, jun. 2013. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/174. Acesso em: 12 jul. 2020.
GALVÃO, L. L. C.; SADOYAMA, A. S. P. Avaliação da expectativa e percepção da qualidade dos serviços educacionais na perspectiva de gestores, professores e estudantes de um instituto federal do estado de Minas Gerais (MG). Revista EDaPECI, São Cristóvão, SE, v. 17, n. 2, p. 131–143, set. 2017. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/6275. Acesso em: 12 jul. 2020.
GOTTARDI, M. L. A autonomia na aprendizagem em educação a distância: competência a ser desenvolvida pelo aluno. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, v. 14, mai. 2015. Disponível em: http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/268. Acesso em: 12 jul. 2020.
GROSSI, M. G. R.; NUNES, R. C. Comparação entre as características e percepções de alunos em curso e dos evadidos de um curso técnico a distância do IF Fluminense. Revista EDaPECI, São Cristóvão, SE, v. 14, n. 3, p. 470–495, dez. 2014. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/2346. Acesso em: 12 jul. 2020.
LAHAM, S. A. D.; LEMES, S. S. Um estudo sobre as possíveis causas de evasão em curso de licenciatura em pedagogia a distância. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 20, n. 3, p. 405–431, set./dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9753. Acesso em: 12 jul. 2020.
LIRA, K. C. et al. Utilizando Mineração de Dados e Sistemas Multiagentes na Análise da Evasão em Educação a Distância por meio do Perfil dos Alunos. In: ENCONTRO NACIONAL DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E COMPUTACIONAL, 13., Recife, PE, out. 2016. Anais [...].Porto Alegre: SBC, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/308995146_Utilizando_Mineracao_de_Dados_e_Sistemas_Multiagentes_na_Analise_da_Evasao_em_Educacao_a_Distancia_por_meio_do_Perfil_dos_Alunos. Acesso em: 12 jul. 2020.
LOTTHAMMER, K. S.; SILVA, J. B.; FERENHOF, H. A. A importância do desenho instrucional para o sucesso de cursos online: uma revisão sistemática. Revista EDaPECI, São Cristóvão, SE, v. 18, n. 2, p. 7–23, ago. 2018. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/9349. Acesso em: 12 jul. 2020.
MARTINS, C. Z.; GEBRAN, R. A.; TERÇARIOL, A. A. L. A evasão na perspectiva pos alunos: uma análise no curso de administração a distância. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2014, São Carlos. Anais [...]. São Carlos: UFSCar, 2014. Disponivel em: http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/index.php/2014/article/download/823/340. Acesso em: 12 jul. 2020.
MARTINS, R. X. et al. Porque eles desistem? Estudo sobre a evasão em cursos de licenciatura a distância. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 10., 2013, Belém. Anais […]. Belém: UNIREDE, 2013. Disponível em: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3127. Acesso em: 12 jul. 2020.
MATTAR, J. Quais são as iniciativas que ajudam a reduzir as taxas de evasão da EaD?In: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (ABED). Censo EAD.BR: Relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2017. Curitiba: InterSaberes, 2018. Disponível em: http://abed.org.br/arquivos/CENSO_EAD_BR_2018_digital_completo.pdf. Acesso em: 12 jul. 2020.
MEZZARI, A. et al. Estratégias Para Detecção Precoce de Propensão à Evasão. RIED: Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, Madrid, v. 16, n. 2, p. 147-175, set. 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3314/331429869007.pdf. Acesso em: 12 jul. 2020.
OKOLI, C. Guia Para Realizar uma Revisão Sistemática de Literatura. EaD em Foco, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, abr. 2019. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/748. Acesso em: 12 jul. 2020.
OLIVEIRA, A. M. A. P. O papel do tutor em cursos de educação a distância: competências e habilidades. Revista Multitexto, Montes Claros, v. 2, n. 1, p. 23-29, 2013. Disponível em: http://www.ead.unimontes.br/multitexto/index.php/rmcead/article/view/118. Acesso em: 23 jul. 2020.
PASSOS, M. L. S.; BARBOSA, M. B. A.; LACERDA, L. F. Evasão em cursos técnicos a distância: uma investigação no Programa Profuncionário. Revista EDaPECI, São Cristóvão, SE, v. 20, n. 1, p. 55–65, abr. 2020. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/11339. Acesso em: 12 jul. 2020.
PEDROSA, R. A.; NUNES, D. O Desafio da Evasão em Cursos Superiores na Modalidade EaD. Revista Paidéi@: Revista Científica de Educação a Distância, Santos, v. 11, n. 1, jul. 2019. Disponível em: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/919. Acesso em: 12 jul. 2020.
MAIA, M. C.; MEIRELLES, F. S.; PELA, S. K. Análise dos índices de evasão nos cursos superiores a distância do Brasil. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 11., 2004, Salvador. Anais [...]. Salvador: ABED, 2004. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/073-TC-C2.htm. Acesso em: 12 jul. 2020.
QUEIROGA, E. M. et al. Modelo de Predição da Evasão de Estudantes em Cursos Técnicos a Distância a partir da Contagem de Interações. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 2, p. 425-438, mai. 2018. Disponível em: http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/868. Acesso em: 12 jul. 2020.
QUEIROGA, E. M.; CECHINEL, C.; ARAÚJO, R. M. Predição de estudantes com risco de evasão em cursos técnicos a distância. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), Porto Alegre, p. 1547, out. 2017. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/7686. Acesso em: 12 jul. 2020.
RIGO, S. J.; BARBOSA, J.; CAMBRUZZI, W. Educação em Engenharia e Mineração de Dados Educacionais: oportunidades para o tratamento da evasão. Revista: EaD & Tecnologias Digitais na Educação, Dourados, v. 2, n. 3, p. 30–40, jan./nov. 2014. Disponível em: http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/download/3409/2106. Acesso em: 12 jul. 2020.
RODRIGUES, L. S. et al. A evasão em um curso de especialização em Gestão em Saúde na modalidade a distância. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 22, n. 66, p. 889–901, mai. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/gVbKnFVfvSYvXxn5R65vNzG/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 jul. 2020.
SANTOS, J. C. C. O Impacto do Material Didático Impresso nos Processos de Retenção ou Evasão do Aluno na Modalidade a Distância. Revista Multitexto, Montes Claros, v. 5, p. 45–46, ago. 2017. Disponível em: http://www.ead.unimontes.br/multitexto/index.php/rmcead/article/view/211. Acesso em: 12 jul. 2020.
SARTÓRIO, M.; JUNG, H. S.; SILVA, L. Q. Qualidade assistencial aos professores de pós-graduação na EaD. Revista EDaPECI, São Cristóvão, SE, v. 19, n. 2, p. 85–95, 6 mai./ago. 2019. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/7021741.pdf. Acesso em: 12 jul. 2020.
SILVA FILHO, R. L. L. et al. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 132, p. 641–659, set./dez. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/x44X6CZfd7hqF5vFNnHhVWg/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 12 jul. 2020.
SILVA, A. M. Identificação dos aspectos referentes à evasão em cursos de educação à distância nas áreas de Administração e Gestão Financeira. Revista Aprendizagem em EAD, Taguatinga, DF, v. 8, n. 1, ago. 2019. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/raead/article/view/8866. Acesso em: 12 jul. 2020.
SOUZA JUNIOR, T. G.; RODRIGUES, G. O. C. A. Design da Sala de Aula Virtual para o Novo Perfil do Aluno de EaD. EaD Em Foco, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, ago. 2018. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/698. Acesso em: 12 jul. 2020.
XENOS, M.; PIERRAKEAS, C.; PINTELAS, P. E. A survey on student dropout rates and dropout causes concerning the students in the Course of Informatics of the Hellenic Open University. Computers & Education, v. 39, n. 4, p. 361–377, dez. 2002. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/222576796_A_survey_on_student_dropout_rates_and_dropout_causes_concerning_the_students_in_the_Course_of_Informatics_of_the_Hellenic_Open_University. Acesso em: 12 jul. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Caroline Victória Silva Barbosa de Oliveira, Diogo Henrique Duarte Bezerra, Viana de Souza Torres
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).