Ensino Superior a distância: metodologias ativas com o uso de tecnologias digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.648

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Metodologias Ativas, Ensino Superior

Resumo

Este estudo aborda as tecnologias digitais em metodologias ativas no Ensino Superior, em cursos de graduação a distância, e discute práticas educacionais mais inovadoras para esses cursos. Para isso, foi feito um estudo bibliográfico em três etapas: definição do objetivo, pesquisa de estudos correlatos e seleção daqueles passíveis de análise. Os resultados obtidos em uma busca no Google acadêmico foram filtrados a partir da leitura dos títulos, resumos e textos, considerando os publicados entre 2014 e 2019. As conclusões mostraram que essas tecnologias oportunizam o uso didático de metodologias ativas em cursos de graduação a distância e podem auxiliar na aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades, como o poder de análise, comunicação e argumentação dos alunos. Para que se concretizem esses usos, existe a necessidade de reestruturação curricular desses cursos e de formação docente com competências para gerir essas metodologias com ferramentas tecnológicas.

 

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Biografia do Autor

Rosimeire Aparecida Soares Borges , Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Pouso Alegre, Minas Gerais, Brasil, rasborges3@gmail.com

Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática na Universidade Anhanguera de São Paulo, em 2017, sob a supervisão do Professor Dr. Ubiratan D Ambrosio. Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2011), tendo realizado o Estágio de doutoramento na Escola Superior de Educação de Lisboa/Portugal em 2007. Mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Possui graduação em Matemática pela Universidade do Vale do Sapucaí (2002). Atualmente é professora da graduação e do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí -UNIVÁS, Pouso Alegre/MG. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação e Tecnologias na Educação(GEPHET) na Univás, juntamente com a professora Aparecida Rodrigues Silva Duarte. Membro do grupo de pesquisa GHEMAT Brasil, liderado por Wagner Rodrigues Valente.

Ana Elisa Cunha Anderi Castilho, Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Pouso Alegre, Minas Gerais, Brasil, anaelisa.anderi@gmail.com

Mestranda em Educação pela Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). Pós-graduada em Engenharia Biomédica pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - INATEL (2007). Graduada em Engenharia Elétrica pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - INATEL (2003). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação e Tecnologias na Educação (GEPHET) na Univás, liderado pela professora Dra. Rosimeire Aparecida Soares Borges. Atualmente é professora da graduação do Centro Universitário UNA, Pouso Alegre/MG. Ministrando disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, Introdução aos Sistemas de Potência e Laboratório de Práticas Integradas.

Márcia Aparecida Caetano Sassaki, Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Pouso Alegre, Minas Gerais, Brasil, caetanosassaki@gmail.com

Mestranda em Educação pela Universidade do Vale do Sapucaí, integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação e Tecnologias na Educação (GEPHET), liderado pela professora Dra. Rosimeire Aparecida Soares Borges. Especialista em Supervisão Escolar, Docência para a Educação Profissional e em Inspeção Escolar. Graduada em Pedagogia e atualmente atua como supervisora pedagógica no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, em Pouso Alegre.

Stanley Santos e Vitor , Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Pouso Alegre, Minas Gerais, Brasil, stanleymestrado@gmail.com

Mestrando em educação pela Univás Universidade do Vale do Sapucaí Pós-graduado em Gestão de Pessoa pela Fumesc - Machado Graduado em Comunicação Social pela Univás - Universidade do Vale do Sapucaí Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação e Tecnologias na Educação(GEPHET) na Univás, liderado pela professora Dra. Rosimeire Aparecida Soares Borges. Atualmente sou proprietário de uma agência de publicidade e propaganda - Agência Octo Brazil.

Luiz Claudio Dala Rosa Junior , Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Pouso Alegre, Minas Gerais, Brasil, adm@redesac.com.br

Mestrando em Educação pela Universidade do Vale do Sapucaí, possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Paulista. Tem experiência na área de redes de computadores, desenvolvimento de software, com ênfase em redes neurais. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação e Tecnologias na Educação(GEPHET) na Univás, liderado pela professora Dra. Rosimeire Aparecida Soares Borges. Integrante no Grupo de Pesquisa em Educação e Gestão ? GPEG Liderado pela Professora Dra, Neide Pena, o grupo visa fomentar estudos e pesquisas na área de políticas de gestão e avaliação da educação, e das questões contemporâneas de ensino, currículo, aprendizagem, avaliação da aprendizagem e avaliação institucional. Pesquisa a gestão e avaliação da Educação, abordando a formação, ensino, currículo, aprendizagem e avaliação. Tem como objetivo desenvolver estudos e discussões sobre questões contemporâneas de educação e gestão, suas políticas e práticas de avaliação, ensino e aprendizagem, currículo, formação, nos níveis da educação básica e superior, escolar e não escolar.

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Publicado

2021-07-16

Como Citar

Borges , R. A. S., Castilho, A. E. C. A., Sassaki, M. A. C., Vitor , S. S. e, & Junior , L. C. D. R. (2021). Ensino Superior a distância: metodologias ativas com o uso de tecnologias digitais. EmRede - Revista De Educação a Distância, 8(1), 1–22. https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.648