A formação inicial de professores: os impactos do ensino remoto em contexto de pandemia na região Amazônica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.639

Palavras-chave:

formação de professores, ensino básico, pandemia

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as principais dificuldades sentidas por licenciandos no processo de formação inicial em uma instituição do ensino superior da rede privada de ensino, na cidade de Belém/PA, quando da utilização de aulas remotas, por necessidade de isolamento social, devido à pandemia da COVID-19. A pesquisa tem abordagem qualitativa, com utilização de um questionário semiestruturado (misto) como ferramenta de coleta de dados, além de pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados detectaram três principais dificuldades apresentadas: a primeira relacionada às questões psicológicas e emocionais, e de problemas de saúde dos licenciandos e de seus familiares; a segunda se refere às condições socioeconômicas, com desemprego causando a falta de recursos financeiros, precário acesso à internet, e falta de tempo para acompanhar as aulas remotas; e a terceira, há falta de domínio dos licenciandos no uso das ferramentas tecnológicas e dificuldades sentidas quando da mudança da metodologia de ensino.   

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Biografia do Autor

Tadeu Gonçalves, Universidade Federal do Pará

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1976), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1981) e Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Professor da Universidade Federal do Pará. Docente e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/IEMCI/UFPA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemáticas (REAMEC). Experiência na área de Educação Matemática e campo de pesquisa na Formação de Formadores e de Professores de Matemática, ensino e educação matemática e neurociência.

Márcia Bandeira, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, Pará, Brasil, marciaband4@hotmail.com

Mestranda do Programa de pós-graduação em Educação/ PPGED_ UEPA ano 2020. GRADUADA em Licenciatura Plena em Educação Física, pela Universidade do Estado do Pará /1997, ESPECIALISTA em Esporte e lazer: Ensino, pesquisa e avaliação e Motricidade e Desenvolvimento Motor na Educação Infantil, DOCENTE EFETIVO da Educação Básica da rede pública do Estado- SEDUC/ SEI NO SISTEMA EDUCACIONAL INTERATIVO. Professora colaboradora do PARFOR/ UEPA 2015/2018//2017 e 2018 e PARFOR/UFRA 2014/2016 e UAB no 2º semestre de 2019. PROFESSORA SUBSTITUTA na Universidade do Estado do Pará/ UEPA nos cursos de Pedagogia, Enfermagem e Educação Física até 2017. Professora no ensino superior na Faculdade Integrada Brasil Amazônia- FIBRA. COORDENADORA do Laboratório Brinquedoteca FIBRA início em 2015 até os dias atuais e orientação de TCC ( Educação Física Escolar ,Lazer,Jogo, Brinquedoteca, psicomotricidade).

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Publicado

2020-11-06

Como Citar

Albuquerque, A. de, Gonçalves, T. O., & Bandeira, M. C. dos S. (2020). A formação inicial de professores: os impactos do ensino remoto em contexto de pandemia na região Amazônica. EmRede - Revista De Educação a Distância, 7(2), 102–123. https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.639