MOOC diálogos sobre cultura digital e formação docente: uma ação de extensão universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.625

Palavras-chave:

MOOC, cultura digital, formação docente, Extensão universitária

Resumo

Este trabalho socializa as experiências de uma ação de extensão universitária do Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina. O MOOC “Diálogos sobre Cultura Digital e Formação Docente” foi ofertado em 2018 e 2019 e objetivou oportunizar espaços de reflexão teórica e produção de conhecimentos sobre cultura digital e suas implicações na formação docente. Tendo como público-alvo licenciandos e professores das redes públicas de ensino, a organização metodológica envolveu leituras, vídeos, fórum de discussão, apropriação de recursos tecnológicos digitais e autoavaliação. Os resultados demonstram que os objetivos foram alcançados e que o MOOC contribuiu com o estabelecimento de diálogos sobre cultura digital e formação docente.

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Biografia do Autor

Karina Marcon, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, kamarcon@gmail.com

Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no Centro de Educação a Distância (CEAD). Doutora em Educação (2015 - Bolsista CNPq) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou Doutorado Sanduíche na Universidade Aberta, em Lisboa/Portugal (Bolsista CAPES/PDSE). Mestre em Educação (2008) e Bacharel em Comunicação Social: Habilitação em Publicidade e Propaganda (2004) pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Atualmente é graduanda em Pedagogia Licenciatura Plena EAD (2012) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem experiência e interesse de pesquisa nas áreas de Inclusão Digital, Educação a Distância e Formação de Professores.

Andreson Lopes de Lacerda, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, andre.leonel@ufsc.br

Doutorado em Educação (Bolsista Capes - PPGE/UFSC), Mestrado em Educação Científica e Tecnológica (2013 - PPGECT/UFSC), graduação em Comunicação Social - Jornalismo (2006 - UEPB) e graduando em Pedagogia (Universidade Estácio de Sá). Atualmente colabora como professor- formador na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Mídia-Educação, Educação e TIC, plataformas digitais de aprendizagem, EaD, atuando principalmente como formador, mediador e consultor em cursos, disciplinas, projetos e capacitações para educadores. Participa de projetos de pesquisa sobre educação hacker e direitos humanos, em parceria com a UFSC e UFBA. É membro atuante do Grupo de Pesquisa Comunic (UFSC) desde 2013.

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Publicado

2020-11-06

Como Citar

Marcon, K., & Lacerda, A. L. de. (2020). MOOC diálogos sobre cultura digital e formação docente: uma ação de extensão universitária. EmRede - Revista De Educação a Distância, 7(2), 248–266. https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.625

Edição

Seção

Dossiê Extensão na Educação a Distância