A EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS CONSTITUÍDA NA INTERATIVIDADE ONLINE

Autores

  • Valmir Heckler Universidade Federal do Rio Grande - FURG/ Secretaria de Educação a Distância - SEaD
  • Cezar Soares Motta Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Maria do Carmo Galiazzi Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v2i2.61

Palavras-chave:

Interatividade. Pesquisa-formação online. Experimentação em Ciências. Pesquisa-qualitativa

Resumo

O artigo apresenta compreensões da experimentação em Ciências de uma pesquisa-formação online de professores. Abrange a análise de informações a partir da Análise Textual Discursiva - ATD, com interlocuções teóricas e as linguagens registradas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), de uma aula sobre efeito estufa, de disciplina da Pós-Graduação em Educação em Ciências. Engloba aspectos da educação online como amplificadores da comunicação em processos formativos mediados na internet. A interação dos participantes, mesmo que distantes geograficamente, com a linguagem dos artefatos disponibilizados e pela linguagem construída em diferentes interfaces, emerge como interatividade online que possibilita a transformação dos envolvidos e dos aspectos teórico-práticos da aula proposta.

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Biografia do Autor

Valmir Heckler, Universidade Federal do Rio Grande - FURG/ Secretaria de Educação a Distância - SEaD

Doutor em Educação em Ciências pelo PPG Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestre em Ensino de Física pelo IF da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Administração de Recursos Humanos, Licenciado em Ciências: Habilitação em Física e Matemática. Possui experiência docente no Ensino de Ciências na Educação Básica, Ensino Superior e Gestão de Curso de graduação. Docente da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) na área de Ensino de Física e Educação a Distância. Temáticas principais de Pesquisa: TIC na Educação em Ciências; Educação a Distância (EaD), pesquisa-formação online de professores, Experimentação em Ciências, Indagação online, Projetos investigativos na Escola.

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Publicado

2016-05-07

Como Citar

Heckler, V., Motta, C. S., & Galiazzi, M. do C. (2016). A EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS CONSTITUÍDA NA INTERATIVIDADE ONLINE. EmRede - Revista De Educação a Distância, 2(2), 129–143. https://doi.org/10.53628/emrede.v2i2.61