A EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS CONSTITUÍDA NA INTERATIVIDADE ONLINE
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v2i2.61Palavras-chave:
Interatividade. Pesquisa-formação online. Experimentação em Ciências. Pesquisa-qualitativaResumo
O artigo apresenta compreensões da experimentação em Ciências de uma pesquisa-formação online de professores. Abrange a análise de informações a partir da Análise Textual Discursiva - ATD, com interlocuções teóricas e as linguagens registradas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), de uma aula sobre efeito estufa, de disciplina da Pós-Graduação em Educação em Ciências. Engloba aspectos da educação online como amplificadores da comunicação em processos formativos mediados na internet. A interação dos participantes, mesmo que distantes geograficamente, com a linguagem dos artefatos disponibilizados e pela linguagem construída em diferentes interfaces, emerge como interatividade online que possibilita a transformação dos envolvidos e dos aspectos teórico-práticos da aula proposta.Downloads
Métricas
Referências
BELLONI, Maria Luiza. Mídia-educação e educação a distância na formação de professores. In: MILL, Daniel Ribeiro Silva; PIMENTEL, Nara Maria. Educação a distância: desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCar, 2013, p. 246-265.
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, 2011.
BRAVO, Augustín Adúriz. Una introducción a la naturaleza de la Ciencia: la epistemologia em la enseñanza de lãs ciências naturais. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2005.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa. As práticas experimentais no ensino de Física. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa et al. Ensino de Física. São Paulo: Cengage Learning, 2010, p. 53-77.
___; SASSERON, Lúcia Helena. Abordagens histórico-filosóficas em sala de aula: questões e propostas In: CARVALHO, Ana Maria Pessoa et. al. Ensino de Física. São Paulo: Cengage Learning, 2010, p. 107-139.
DIAS, Rosângela Aparecida; LEITE, Lígia Silva. Educação a distância: da legislação ao pedagógico. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.
FRANCO, Maria Amélia Santoro; LISITA, Verbena Moreira Soares de Sousa. Pesquisa-ação: limites e possibilidades na formação docente. In: PIMENTA, Selma Garrido; FRANCO, Maria Amélia Santoro (Org.). Pesquisa em educação: possibilidades investigativas/formativas da pesquisa-ação. São Paulo: Loyola, v.2, 2008, p.41-70.
GIORDAN, Marcelo. Computadores e linguagens nas aulas de Ciências. Ijuí: Unijuí, 2008.
KENSKI, Vani Moreira. Avaliação e acompanhamento da aprendizagem em ambientes virtuais, a distância. In: MILL, Daniel Ribeiro Silva; PIMENTEL, Nara Maria. Educação a distância: desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCar, 2013, p. 59-68.
LAWS, Priscilla. Comments on D3: Physics and distance education. Disponível em: <http://web.phys.ksu.edu/icpe/Publications/teach2/comments_on_Lambourne.pdf>. Acesso em: 16 out. 2013.
HECKLER, Valmir. Experimentação em Ciências na EaD: indagação online com os professores em AVA. 2014, 242 f. Tese (Doutorado), Universidade Federal do Rio Grande, Programa Pós-graduação em Educação em Ciências.
MEDEIROS, Alexandre; MEDEIROS, Cleide Farias de. Possibilidades e limitações das simulacões computacionais no ensino da Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.24, n.2, jun 2002.
MERCADO, Luís Paulo Leopoldo et al. Internet e suas interfaces na formação para docência online. In: SILVA, Marco (Org.). Formação de professores para a docência online. São Paulo: Loyola, 2012, p. 111-137.
MILL, Daniel. Docência Virtual: uma visão crítica. Campinas: Papirus, 2012.
____. Ensino e aprendizagem na educação virtual: noções elementares para educadores e gestores. In: MILL, Daniel; MACIEL, Cristiano (org.). Educação a distância: elementos para pensar o ensino aprendizagem contemporâneo. Cuiabá: EdUFMT, 2013, p. 19-36
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: Unijuí, 2011.
SÁ. Eliane Ferreira de. Discursos de professores sobre ensino de Ciências por investigação. Tese (doutorado). Belo Horizonte: UFGM/FAE, 2009.
SANTOS, Edméa. Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. In: SILVA, Marco et. al (org.). Educação online: cenário, formação e questões didático-metodológicos. Rio de Janeiro: wak, 2010, p. 29-48.
SILVA, Marco (Org.). Formação de professores para a docência online. São Paulo: Loyola, 2012.
____. Formação de professores para docência online: uma experiência de pesquisa online com programas de pós-graduação. In: SILVA, Marco (Org.). Formação de professores para a docência online. São Paulo: Loyola, 2012, p. 11-25.
____ et al. Educação e comunicação interativas: contribuições para o desenho didático e para a mediação docente na educação online. In: In: SILVA, Marco (Org.). Formação de professores para a docência online. São Paulo: Loyola, 2012, p. 87-108.
____ et. al (org.). Educação online: cenário, formação e questões didático-metodológicos. Rio de Janeiro: wak, 2010.
____. O fundamento comunicacional da avaliação da aprendizagem na sala de aula online. In: SILVA, Marco; SANTOS, Edméa (Orgs.). Avaliação da aprendizagem em educação online. São Paulo: Loyola, 2006, p. 23-36.
____; SANTOS, Edméa. Avaliação da aprendizagem em educação online. São Paulo: Loyola, 2006.
TORI, Romero. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Senac, 2010.
UNIVERSITY Colorado at Boulder. Efeito Estufa. Disponível em: <http://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/greenhouse>. Acesso 4 set. 2011.
VALLE, Lílian do; BOHADANA, Estrella. Sobre presença e distância: reflexões filosóficas sobre a educação virtual. In: MILL, Daniel; MACIEL, Cristiano (Orgs.). Educação a distância: elementos para pensar o ensino aprendizagem contemporâneo. Cuiabá: EdUFMT, 2013, p. 37-58.
VÍDEO Estufa Solar e a secagem de Grãos. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=QlR9S_7sJ80>. Acesso em 4 set. 2011.
WELLS, Gordon. Da advinhação à previsão: discurso progressivo no ensino e na aprendizagem de Ciências. In: COLL, César; EDWARDS, Derek. Ensino, aprendizagem e discurso em sala de aula: aproximações ao estudo do discurso educacional. Porto Alegre: Artmed, 1998, p. 107-142.
____. Indagación Dialógica: hacia una teoría y una práctica socioculturales de la educación. Buenos Aires: Paidós, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).