Oliveira Silveira: consciência negra em MOOC da Unipampa na plataforma Lúmina da UFRGS

Autores

  • Sátira Pereira Machado Universidade Federal do Pampa (unipampa), Bagé, Rio Grande do Sul, Brasil, analovato@unipampa.edu.br

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.607

Palavras-chave:

MOOC, Literatura, Negritude, Oliveira Silveira

Resumo

O presente relato tem o objetivo de descrever uma ação de extensão universitária em forma de Massive Open Online Course (MOOC), baseada em pesquisas sobre a vida, a obra e a consciência negra do poeta afro-gaúcho Oliveira Silveira (1941-2009). Trata-se de uma ação vinculada a outros projetos de extensão como, por exemplo: a digitalização do acervo pessoal do poeta e a produção de um jogo digital protagonizado por Oliveira Silveira. O percurso metodológico do projeto é orientado pela pesquisa-ação. Lançado em novembro de 2019, nos primeiros 3 meses de oferta, o MOOC sobre Oliveira Silveira teve mais de mil alunos/as tendo uma previsão de 30 horas de conteúdos distribuídos em três módulos. Tamanha adesão revelou a demanda represada por cursos sobre a temática da negritude na modalidade a distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sátira Pereira Machado, Universidade Federal do Pampa (unipampa), Bagé, Rio Grande do Sul, Brasil, analovato@unipampa.edu.br

Sátira Machado é professora da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), com foco em estudos sobre negritude e o poeta Oliveira Silveira, na perspectiva da mídias aplicadas ao ensino. 

 

Referências

ALONSO, J. A. ; BANDEIRA, P. Crescimento inter-regional no Rio Grande do Sul nos anos 80. In: ALMEIDA, P. F. C. de. A Economia Gaúcha e os anos 80: uma trajetória regional no contexto da crise brasileira. Porto Alegre: Fundação de Economia e Estatística (FEE), 1990.

ARFUCH, L. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.

AUGUSTO, R. (org.). Oliveira Silveira: obra reunida. Porto Alegre: Instituto Estadual do Livro (IEL)/CORAG, 2012.

BARROS, Z. S. Implicações da formação a distância para o ensino de História e Cultura Afro-brasileiras. Salvador: UFBA, 2013. (Tese de Doutorado).

BERND, Z. Negritude e literatura na América Latina. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1987.

BERND, Zilá (org.). Antologia de Poesia Afro-Brasileira: 150 anos de consciência negra no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2011.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 abr. 2020.

BRASIL. Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 10 abr. 2020.

BRASIL. Lei nº 11.853 de 29 de novembro de 2002. Institui o Programa de Apoio à Inclusão e Promoção Social e dá outras providências. Disponível em: http://www.al.rs.gov.br/filerepository/ repLegis/arquivos/11.853.pdf. Acesso em: 07 abr. 2020.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira” e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 07 abr. 2020.

CASADEI, E. Ficção histórica, códigos narrativos e memória: a crítica à verdade histórica em Netto perde sua alma. Revista Dispositiva, v. 3, n. 1, 2014. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/dispositiva/article/view/11550. Acesso em: 07 abr. 2020.

COSTA, C.; FOFONCA, E. A mediação tecnológica e a aprendizagem em AVA: relevâncias educomunicativas no contexto da educação on-line. IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação – SIRSSE e o VIII Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO) do Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), 2017. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/24849_12161.pdf. Acesso em: 07 abr. 2020.

FARIA-MARQUES, M. A; FELDMAN, H; BUHSE, R. B. (org.). 1. ed. EaD Unipampa: memórias e desafios. Foz do Iguaçu: Editora Claec, 2019.

GILROY, P. O Atlântico Negro: modernidade e dupla consciência. São Paulo: Editora 34, 2017.

KAPLÚN, M. Processos educativos e canais de comunicação. Comunicação & Educação, São Paulo, n. 14, p. 68-75, abr. 1999. ISSN 2316-9125. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36846/39568. Acesso em: 07 abr. 2020.

MOORE, C. Racismo e sociedade. Belo Horizonte: Mazza, 2007.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA – UNIPAMPA. Plano de Desenvolvimento Institucional. Bagé, RS: UNIPAMPA, 2009. Disponível em: http://www.unipampa.edu.br/portal/arquivos/PROJETO_INSTITUCIONAL_16_AG0_2009.pdf. Acesso em: 10 maio 2018.

SANTO, E.; CARDOSO, A.; SANTOS, A.; FONSECA, K. Desafios pedagógicos na implantação de cursos MOOC: um relato de experiência na UFRB. EmRede – Revista de Educação a Distância, Porto Alegre v.3, n.1, 2016. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/53. Acesso em: 10 mar. 2020.

SCHAUN, A. Práticas Educomunicativas: Grupos Afro-descendentes Salvador – Bahia – ARA KETU, ILÊ AIYÊ, OLODUM, PRACATUM. Rio de Janeiro: Mauad, 2002.

SILVA, G.; SANTOS, J. A.; CARNEIRO, L. C. RS Negro: cartografias sobre a produção do conhecimento. Porto Alegre: Edipucrs, 2008.

SILVEIRA, O. Vinte de Novembro: história e conteúdo. In.: SILVA, P. B. G; SILVERIO, V. R. (org.) Educação e Ações Afirmativas: entre a injustiça simbólica e a injustiça econômica. Brasília-DF: Mec/Inep, 2003. p. 21-42.

SILVEIRA, O. Poemas: antologia. Porto Alegre: Edição dos vinte, 2009.

SOARES, I.; VIANA, C.; XAVIER, J. Educomunicação e suas áreas de intervenção: novos paradigmas para o diálogo intercultural. São Paulo: ABPEducom, 2017.

TELES, J. Um centro dedicado à pesquisa dos negros. Estudos Avançados, São Paulo, v.18, n.50, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ea/v18n50/a14v1850.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2003.

Downloads

Publicado

2020-11-06

Como Citar

Machado, S. P. (2020). Oliveira Silveira: consciência negra em MOOC da Unipampa na plataforma Lúmina da UFRGS. EmRede - Revista De Educação a Distância, 7(2), 267–287. https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.607

Edição

Seção

Dossiê Extensão na Educação a Distância