A qualidade da educação infantil como tema de formação de professores: uma experiência de extensão universitária na modalidade EAD

Autores

  • Camila Martins de Souza Silva Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil, camila.martins.souza@usp.br
  • Mayra Antonelli-Ponti Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil, antonelli.may@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-4931-2788
  • Fabiana Maris Versuti Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil, fabiana_versuti@usp.br
  • Marlene de Cássia Trivellato Ferreira Centro Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil, marlene.trivellato@baraodemaua.br

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.588

Palavras-chave:

Formação de professores, Extensão universitária, Educação infantil

Resumo

É emergente o investimento na qualidade da Educação Infantil e isso passa pela formação de professores. O uso de tecnologias aliadas à formação de professores vem ao encontro das referidas necessidades como possibilidade de programa de extensão universitária. Como forma de suprir essa necessidade, estruturou-se o Programa de Aperfeiçoamento Docente (PAD) com foco em medidas de qualidade da educação infantil. Utilizou-se o Measuring Early Learning Quality Outcomes (MELQO). O objetivo do presente estudo, de natureza descritiva, é relatar o processo de criação, implementação e resultados preliminares dessa ação. Duas pedagogas em formação e uma pedagoga atuante na área participaram do PAD entre agosto de 2019 e janeiro de 2020. Este ciclo do PAD contemplou atividades de estudo, reuniões, treinamentos e confecção de relatórios. Os resultados indicaram engajamento das participantes e evidenciaram o PAD como uma tecnologia educacional que estimula a colaboração; integração entre teoria e prática; e reflexão sobre a prática docente. 

 

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Biografia do Autor

Camila Martins de Souza Silva, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil, camila.martins.souza@usp.br

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Graduanda em Pedagogia 

 

Mayra Antonelli-Ponti, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil, antonelli.may@gmail.com

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós Graduação em Psicobiologia 

 

Fabiana Maris Versuti, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil, fabiana_versuti@usp.br

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós Graduação em Psicobiologia 

 

Marlene de Cássia Trivellato Ferreira, Centro Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil, marlene.trivellato@baraodemaua.br

Centro Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto, Curso de Pedagogia

 

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Publicado

2020-11-06

Como Citar

Silva, C. M. de S., Antonelli-Ponti, M., Versuti, F. M., & Ferreira, M. de C. T. (2020). A qualidade da educação infantil como tema de formação de professores: uma experiência de extensão universitária na modalidade EAD. EmRede - Revista De Educação a Distância, 7(2), 204–219. https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.588

Edição

Seção

Dossiê Extensão na Educação a Distância