EAD e a formação continuada de professores: processos e boas práticas

Autores

  • Dayane Horwat Imbriani de Oliveira Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, dayane.horwat@hotmail.com
  • Flávio Rodrigues de Oliveira Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, oliveira.flaviorodrigues@gmail.com
  • Helen Camila Silva Boeing Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, helencamila@hotmail.com
  • Silvia de Oliveira Basso Instituto Federal do Paraná (IFPR), Curitiba, Paraná, Brasil, silviabasso_2005@hotmail.com https://orcid.org/0000-0002-2015-2437
  • Maria Luisa Furlan Costa Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, luisafurlancosta@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v7i1.565

Palavras-chave:

Educação a Distância. Políticas Públicas. Consolidação. Formação de Professores.

Resumo

Nesse artigo objetivamos delinear algumas reflexões sobre a formação continuada de professores, por meio e para o uso da modalidade à distância, uma vez que discorrer sobre as boas práticas aplicadas nesta modalidade de ensino com foco na qualidade perpassa a necessidade de debate sobre as políticas públicas de formação de professores instituídas nas últimas décadas do século XX e início do XXI. Assim, com base nas atribuições do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR), bem como por meio de pesquisa bibliográfica e práticas reflexivas acerca de nossas experiências, descrevemos uma prática didática que assume a responsabilidade de contribuir com a consolidação da EaD em um cenário constituído por grandes desafios.

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Biografia do Autor

Dayane Horwat Imbriani de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, dayane.horwat@hotmail.com

Dayane Horwat Imbriani de Oliveira. Graduação em Letras - Português/Inglês (FGU). Especialização em Metodologias e Técnicas de Ensino (UTFPR).  Especialização em História, Arte e Cultura. (UEPG). Mestranda em Educação (UEM).

Flávio Rodrigues de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, oliveira.flaviorodrigues@gmail.com

Graduado em Filosofia e em História pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Filosofia e Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Doutorando em História pela Universidade Estadual de Maringá.

Helen Camila Silva Boeing, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, helencamila@hotmail.com

Mestre em Educação (UEM). Especialista em Educação a Distância (SENAC). Especialista em Gestão Educacional (Instituto Paranaense). Licenciada em Pedagogia (UEM). Coordenadora de Educação Profissional e Tecnológica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial -SENAI Maringá.

Silvia de Oliveira Basso, Instituto Federal do Paraná (IFPR), Curitiba, Paraná, Brasil, silviabasso_2005@hotmail.com

Silvia Eliane de Oliveira Basso. Graduação em História ( Unipar). Graduação em Pedagogia (UEM). Especialização em História do Mundo Contemporâneo (Unipar). Mestrado em Educação (UEM). Doutoranda em Educação (UEM). Professora no Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Maria Luisa Furlan Costa, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, luisafurlancosta@gmail.com

Graduação em História (UEM). Mestrado em Educação (UEM). Doutorado em Educação (UNESP/Araraquara).  Professora associada da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (GPEaDTEC).

Referências

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Publicado

2020-05-15

Como Citar

Oliveira, D. H. I. de, Oliveira, F. R. de, Boeing, H. C. S., Basso, S. de O., & Costa, M. L. F. (2020). EAD e a formação continuada de professores: processos e boas práticas. EmRede - Revista De Educação a Distância, 7(1), 194–205. https://doi.org/10.53628/emrede.v7i1.565