O processo de consolidação da EaD no IFRS por meio dos MOOCs e a ampliação do acesso à educação

Autores

  • Julia Marques Carvalho da Silva Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, julia.silva@ifrs.edu.br
  • Estella Maria Bortoncello Munhoz Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, munhozestella@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-9907-5624

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.546

Palavras-chave:

MOOC, Educação a distância, Moodle, Democratização

Resumo

O presente estudo busca compreender como cursos on-line, abertos e massivos (Massive Open Online Courses – MOOCs) possibilitam o acesso à educação e os desafios na história do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) para ampliar os cursos disponíveis e atingir um maior número de alunos na Educação a Distância (EaD). Para isto, foram coletados e analisados dados de 60 cursos no período do primeiro semestre de 2019. Como resultado, percebeu-se que, entre vários aspectos, a maioria dos cursistas residem no interior do país, possuem faixa etária e renda diversas, e o principal objetivo é aprimorar seus conhecimentos; com a resposta positiva dos alunos em relação aos cursos e um crescente número de inscritos, o IFRS, aos poucos, consolida a Educação a Distância dentro da instituição.

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Biografia do Autor

Estella Maria Bortoncello Munhoz, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, munhozestella@gmail.com

Técnica em Viticultura e Enologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (2013) e Bacharel em Design com ênfase em Design Gráfico e de Produto pela Universidade de Caxias do Sul (2018). Atualmente estuda Licenciatura em Letras pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2020-11-06

Como Citar

Silva , J. M. C. da, & Munhoz, E. M. B. (2020). O processo de consolidação da EaD no IFRS por meio dos MOOCs e a ampliação do acesso à educação. EmRede - Revista De Educação a Distância, 7(2), 30–46. https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.546