Instrumento avaliativo para seleção de mídias e tecnologias digitais em cursos a distância

Autores

  • Flavia Giffoni de Abreu dos Santos Faculdade Cesgranrio, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, flaviagiffoni@globo.com
  • Lúcia Regina Goulart Vilarinho Faculdade Cesgranrio, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, luciagvilarinho@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v7i1.544

Palavras-chave:

Mídias. Tecnologias digitais. Educação a distância.

Resumo

Este artigo apresenta a construção, validação e avaliação de instrumento avaliativo para mídias e tecnologias digitais na EAD. Na elaboração, buscaram-se na literatura autores que abordaram o tema, e, em cada um deles, foram selecionadas categorias avaliativas capazes de oferecer suporte ao planejamento do uso dessas tecnologias. Tais categorias foram desmembradas em indicadores que originaram o instrumento avaliativo a ser usado no momento da escolha das mídias e tecnologias. Este instrumento, posteriormente validado por doutores em educação e avaliado por profissionais especialistas na área, é sugestivo, podendo ser ampliado ou refinado. Como resultado da avaliação do instrumento, revelaram-se a utilidade e relevância para avaliação das mídias e tecnologias digitais em curso a distância.

 

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Biografia do Autor

Flavia Giffoni de Abreu dos Santos, Faculdade Cesgranrio, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, flaviagiffoni@globo.com

Mestra em Avaliação pela Faculdade Cesgranrio, pós-graduada em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD pela Universidade Federal Fluminense (UFF 2011-2013), em Design Instrucional para EaD Virtual pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI 2011-2012), em Administração e supervisão escolar pela Universidade Cândido Mendes (AVM 2009-2011) e Licenciada em Letras Português-Espanhol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ 1997-2003). Membro do grupo de pesquisa Avaliação em EAD: tendências contemporâneas, da Faculdade Cesgranrio. Experiência em gestão de projetos de educação a distância e soluções pedagógicas mediadas pelas novas tecnologias. Especialista e consultora de EaD.

Lúcia Regina Goulart Vilarinho, Faculdade Cesgranrio, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, luciagvilarinho@gmail.com

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976) e Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1964). Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UFRJ de 1972 a 1994, atuando no Departamento de Didática e como Coordenadora do Curso de Pedagogia. Diretora Adjunta de Graduação entre 1990 e 1993. Professora Adjunta da Universidade Estácio de Sá no Programa de Pós-Graduação em Educação no período 2000-fev/2014. Professora Adjunta do curso de Mestrado Profissional em Avaliação da Fundação CESGRANRIO, a partir de julho/2014. Publicou 40 artigos em periódicos, 16 capítulos de livros, 4 livros e 55 trabalhos completos em anais de eventos. Orientou 57 dissertações de Mestrado e 4 de Doutorado. Participou de 126 Bancas de Conclusão de trabalho em Mestrado ou Doutorado. Desde 2002, já coordenou 5 projetos de pesquisa e atualmente participa da coordenação de 1 projeto na área de Avaliação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação, Cibercultura, Educação a Distância e Educação online, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e tecnologias de informação e comunicação, educação a distância, educação online, cibercultura, formação de professores, ensino-aprendizagem e didática.

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Publicado

2020-05-15

Como Citar

Santos, F. G. de A. dos, & Vilarinho, L. R. G. (2020). Instrumento avaliativo para seleção de mídias e tecnologias digitais em cursos a distância. EmRede - Revista De Educação a Distância, 7(1), 126–144. https://doi.org/10.53628/emrede.v7i1.544