QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NA ESCOLA DO TRABALHADOR: POR UMA NOVA ECOLOGIA DO CONHECIMENTO

Autores

  • Wilsa Maria Ramos Universidade de Brasília Instituto de Psicologia
  • Rute Nogueira de Morais Bicalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB).
  • Danielle Xabregas Pamplona Nogueira Universidade de Brasília - Faculdade de Educação.
  • Lívia Veleda Sousa Melo Universidade de Brasília - Centro de Educação a Distância
  • Janaína Angelina Teixeira Secretaria de Educação do Distrito Federal - GDF

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v6i1.428

Palavras-chave:

Qualificação profissional. Escola do Trabalhador. E-learning. MOOC.

Resumo

A "Escola do Trabalhador" tem por finalidade oferecer cursos MOOC voltados à qualificação profissional do Trabalhador. Este artigo tem como objetivo discutir os princípios educacionais, estratégias e recursos multimídias adotados na construção da proposta pedagógica da Escola do Trabalhador em suas primeiras fases de implementação entre 2017 e 2019. Conclui-se que as decisões estratégicas de adoção dos MOOC, apoiados nos princípios do e-learning, no uso do PDCA e do modelo ADDIE resultaram em um modelo de Escola Aberta para o trabalhador, acessível e atraente para um público representativo da população brasileira. O Projeto evidenciou que a Escola representa uma potente estratégia de acesso e democratização ao conhecimento.

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Biografia do Autor

Wilsa Maria Ramos, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia

Posdoutorado em Psicologia Universitat Barcelona), professora e pesquisadora do Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e Desenvolvimento

Rute Nogueira de Morais Bicalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB).

Doutoranda e pesquisadora em Psicologia do Desenvolvimento (UnB). Especialista em Gestão de Educação a Distância e em Design Instrucional. Diretora de Educação a Distância e Coordenadora Adjunta UAB

Danielle Xabregas Pamplona Nogueira, Universidade de Brasília - Faculdade de Educação.

Doutora em Educação (UnB), professora e pesquisadora da Faculdade de Educação, Departamento de Planejamento e Administração – PAD.

Lívia Veleda Sousa Melo, Universidade de Brasília - Centro de Educação a Distância

Doutora em Educação (UnB), professora e pesquisadora da Faculdade de Educação e do Centro de Educação a Distância (CEAD).

Janaína Angelina Teixeira, Secretaria de Educação do Distrito Federal - GDF

Doutoranda em Educação (UnB), professora do Governo do Distrito Federal (GDF), pesquisadora da Faculdade de Educação (UnB).

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Publicado

2019-07-18

Como Citar

Ramos, W. M., Bicalho, R. N. de M., Nogueira, D. X. P., Melo, L. V. S., & Teixeira, J. A. (2019). QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NA ESCOLA DO TRABALHADOR: POR UMA NOVA ECOLOGIA DO CONHECIMENTO. EmRede - Revista De Educação a Distância, 6(1), 103–122. https://doi.org/10.53628/emrede.v6i1.428

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