IMAGINÁRIOS DA DOCÊNCIA: REFLETINDO SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v6i1.425Palavras-chave:
formação, imaginário, tecnologia, virtual, docência,Resumo
Neste texto, toma-se como pressuposto que a formação de um docente, independentemente da modalidade, carrega as mesmas angústias que, historicamente, afligem a profissão. Do questionamento sobre os imaginários da docência emergentes no ambiente virtual de aprendizagem, reflete-se sobre o constituir-se professor(a) pela internet, e assim buscam-se as potencialidades e os perigos que rondam essa formação, mediatizada pela internet. Rastreiam-se conceitos como Imaginário educacional (ARAÚJO, 2010), Tecnologias do Imaginário (SILVA, 2006) e formação de professores (GUSDORF, 1967). Por fim, reconhece-se, em parte, a racionalização tecnicista dos processos, que podem conduzir a constituição de imagens da docência voltadas à formação de um técnico.
Downloads
Métricas
Referências
ARAÚJO, A. F. R. de A. Quando o imaginário se diz educacional. Revista brasileira Estudos Pedagógicos, Brasília, set./dez., 2010.
BACHELARD, G. A poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2003.
DOSSIÊ - Inventário para Registro e Salvaguarda da Capoeira como Patrimônio Cultural do Brasil. Disponível em: http://www.iphan.gov.br/bcrE/pages/indexE.jsf/. Acesso em: 20 fev. 2019.
DURAND, G. As Estruturas Antropológicas do Imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
DURAND, G. O Imaginário. Rio de Janeiro: DIFEL, 2011.
DURAND, G. A Imaginação Simbólica. São Paulo: Cultrix, 1988.
GUSDORF, G. Professores para quê? Lisboa: Morais Editora, 1967.
HENTGES, A. Imaginários fermentadores de educação nas rodas de capoeira Angola do ACCARA: Elementos de uma educação circular. 2016. 144 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.
MARQUES, M. O. A formação do profissional da Educação. Ijuí: UNIJUÌ, 1992.
SILVA, J. M. As Tecnologias do Imaginário. Porto Alegre: Sulina, 2006.
TEIXEIRA, M. C. S.; ARAÚJO, A. F. Gilbert Durand: imaginário e educação. Niterói: Intertexto, 2011.
WUNENBURGER, J.; ARAÚJO, A. F. Introdução ao Imaginário. In ARAÚJO, Alberto Filipe. BAPTISTA, Fernando Paulo. Variações sobre o Imaginário – domínios, teorizações, práticas hermenêuticas. Lisboa: Instituto Piaget, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).