UM ESTUDO SOBRE A EVASÃO DE ALUNOS EM UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO A DISTÂNCIA EM SAÚDE INDÍGENA
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.384Palavras-chave:
Educação a distância, Evasão em educação a distância, Educação continuada a distância, Educação em saúde indígenaResumo
O presente artigo visa identificar os motivos que levaram alunos a abandonar o curso de Especialização em Saúde Indígena ofertado a distância pela Universidade Federal de São Paulo. Alunos evadidos indicaram motivos do abandono e modificações que poderiam ter evitado essa situação. Falta de tempo e dificuldade de acesso à internet foram as principais causas identificadas; já flexibilidade nos prazos de entrega das atividades foi a principal modificação indicada. Esses pontos podem ser associados às particularidades da atuação profissional dos participantes e devem ser considerados pelo curso para o melhor atendimento ao seu público-alvo e, consequente, formação adequada de profissionais para atuação no atendimento em saúde a populações indígenas.Downloads
Métricas
Referências
ABED Associação Brasileira de Educação a Distância. EaD no Brasil em 2013. In: ABED (Org.). Censo EAD.BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil. Curitiba: Ibpex, 2014. p. 65-109. Disponível em: <http://www.abed.org.br/site/pt/ midiateca/censo_ead/1272/2014/10/censoead.br_2013/2014>. Acesso em: 30 abr. 2018.
BARUZZI, R., G. A Universidade na Atenção à Saúde dos Povos Indígenas: a experiência do Projeto Xingu da Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina. Saúde e Sociedade, São Paulo, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/ scielo.php?pid=S0104-12902007000200019&script=sci_arttext>. Acesso em: 30 abr. 2018.
BRASIL. Decreto n.º 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 8 jun. 2006. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/ D5800.htm>. Acesso em: 30 abr. 2018.
FAVERO, R., V., M.; FRANCO, S. R. K. Um estudo sobre a permanência e a evasão na Educação a Distância. Novas tecnologias na educação, 2006. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/14295/8212>. Acesso em: 30 abr. 2018.
FRANKOLA, K. Why online learners dropout. Workfource Management, 2001. Disponível em: <http://www.workforce.com/article/20010603/NEWS02/ 306039996/why-online-learners-drop-out>. Acesso em: 30 abr. 2018.
GARBE, G. G.; RAMOS, M. P.; SIGULEM, D. Sucesso e evasão em cursos de especialização a distância. Laplage em revista, v. 3, p. 77-93, 2017.
HOLDER, B. An investigation of hope, academics, environment, and motivation as predictors of persistence in higher education online programs. Internet and Higher Education, 2007. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/ S1096751607000528>. Acesso em: 30 abr. 2018.
OLIVEIRA. L. S. de S. Xingu (1997 – 2001). In: BITTENCOURT, M.; TOLEDO, M. E., ARGENTINO, S.,
OLIVEIRA. L. S. de S. Acre, Rio Negro e Xingu – A formação indígena para o trabalho em saúde. [S.l]: [s.n.], [s.d.]. p. 89-116.
NISTOR, N.; NEUBAUER, K. From participation to dropout: quantitative participation patterns in online university courses. Computers & Education, 2010. 663-72. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/ S0360131510000692>. Acesso em: 30 abr. 2018.
PARK, J.,H., CHOI, H., J. Factors influencing adult learners’ decision to drop out or persist in online learning. Education Technology & Society, 2009. 07-17. Disponível em: <https://pdfs.semanticscholar.org/152d/ 86fbe09ce4d476277b2dfacc38f85b2e2754.pdf>. Acesso em: 30 abr. 2018.
SISUAB [sistema de gestão na Internet]. Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES; 2013 [acesso restrito]. Disponível em: <http://sisuab.capes.gov.br/sisuab>. Acesso em: 10 mar. 2017.
STREET, H. Factors influencing a learner’s decision to drop-out or persist in higher education distance learning. Online Journal of Distance Learning Administration, 2010. Disponível em: <http://www.westga.edu/~distance/ojdla/winter134/ street134.html>. Acesso em: 30 abr. 2018.
WILLIGING, P. A.; JOHNSON, S. D. Factors that influence students’ decision to dropout of online courses. Journal of Asynchronous Learning Networks, 2009. Disponível em: <http://www.eric.ed.gov/PDFS/EJ862360.pdf>. Acesso em: 30 abr. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).