REDES SOCIAIS E MOOCs: ANÁLISE DE MÍDIAS PARA UMA EDUCAÇÃO EM REDE
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v2i1.38Palavras-chave:
Mídia digital. Educação a distância, MOOC, Educação em redeResumo
Este artigo objetiva explorar as relações contemporâneas entre mídia e educação, com foco específico nas redes sociais virtuais. Para tanto, adota como metodologia a pesquisa bibliográfica, documental, descritiva e aplicada para buscar, sob uma perspectiva interdisciplinar, as principais características deste espaço de ensino-aprendizagem. Assim, no trabalho são apresentados elementos constituintes do atual contexto socioeconômico e tecnológico, um breve histórico das redes, bem como sua relação com a educação
Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, R. Q. O leitor navegador. In SILVA, E. T. A leitura nos oceanos da internet. São Paulo: Cortez, 2003.
ANDRADE, A. F. D.; VICARI, R. M. Construindo um ambiente de aprendizagem à distância inspirado na concepção sociointeracionista de Vygotsky. In: SILVA, Marco (org). Educação On-line. São Paulo: Loyola, 2003. p. 255-270.
BARAN, P. On distributed communications. 1964. Disponível em <http://www.rand.org/content/dam/rand/pubs/research_memoranda/2006/RM3420.pdf>. Acesso em: 17 mar. 2014.
BITTENCOURT, D. F. A construção de um modelo de curso “lato sensu” via internet – a experiência com o curso de especialização para gestores de instituições de ensino técnico UFSC SENAI. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, 1999. Disponível em: <http://www.eps.ufsc.br/disserta99/denia/>. Acesso em: 12 abr. 2013.
CASTELLS, M. A galáxia da internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede - a era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
CHAVES, E. Palestra. Disponível em: <http://www.elearningbrasil.com.br/congresso/2011/agenda/sessoes/22_tarde_yukon_01.asp>. Acesso em: 10 mai.2013.
DOTTA, S. Uso de uma mídia social como ambiente virtual de aprendizagem. Anais do XXII SBIE - XVII WIE. Aracaju: SBC. 2011. p. 610-619.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17ª. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GOMES, M. V. Educação em rede: uma visão emancipadora. São Paulo: Editora Cortez, 2004.
GARDNER, H. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
Lévy, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço, Loyola, 2000.
MACIEL, I. M.. Disponível em: <http://www.senac.br/BTS/283/boltec283e.htm>. Acesso em: 02 Agosto 2012.
McAULEY, A. Massive open online courses: Digital ways of knowing and learning. Elearnspace, 2010.
McLAUGHLIN , B. P. – The rise and fall of British emergentism. In: Emergence –
contemporary readings in philosophy and science. Ed. Mark A. Bedau e Paul
Humphreys. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 2008
MATTAR, J. O uso do second life como ambiente virtual de aprendizagem. Disponível em: <http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/seminario4/trab/jamn.pdf>. Acesso em: 04 mai de 2013.
MATTAR, J. Web 2.0 e redes sociais na educação. São Paulo: Artesanato Educacional, 2013.
MATTAR, J., VALENTE, C. Second Life e Web 2.0 na educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias. São Paulo: Novatec, 2008
MAZMAN, G.; USLUES, Y; USLUEL, K. The usage of social networks in educational context. In: Proceedings of world academy of science, engineering and technology. Vol. 37, p. 404–407, 2009.
MELO FILHO, I. J. E. A. Percepção social em “EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD): Identificando necessidades para o LMS Amadeus. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 19, n. 3, p. 29-41, 2011.
MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Informática na Educação: Teoria & Prática. V. 3, n. 1, 2000.
OLIVEIRA, E. A.; TEDESCO, P.. i-collaboration: Um modelo de colaboração inteligente personalizada para ambientes de “EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)”. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 18, n. 1, p. 17-31, 2010.
PIAGET, J. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: José Olympo , 9ª edição, 1988
PRIMO, A. O aspecto relacional das interações na Web 2.0. XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Brasília: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. 2006.
RECUERO, Raquel. Comunidades virtuais em redes sociais na internet: uma proposta de estudo. Porto Alegre: Sulina, 2009.
SARTORI, A.S. ―Educação superior a distância: gestão da aprendizagem e da produção de materiais didáticos impressos e on-line‖, Tubarão, Ed. Unisul, 2005.
SERRÃO, T. et al. Construção Automática de Redes Sociais Online no Ambiente Moodle. Anais do XXII SBIE - XVII WIE. Aracaju: SBC, 2011. p. 924-933
SIEMENS, G. MOOCs are really a platform. Elearnspace: learning, networks, knowledge, technology, community. Notícia publicada em 25 jul. 2012. Disponível em: <http://www.elearnspace.org/blog/2012/07/25/moocs-are-really-a-platform/>. Acesso em: 10 maio. 2014.
SILVA, P. R.; A importância da capacitação do professor na apresentação das teleaulas e utilização da produção audiovisual em ead. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2011/cd/160.pdf>. Acesso em: 28 abril. 2014.
SIMON, R. M. Redes sociais virtuais e novas formas de aprendizado: um estudo de caso no curso de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) da UFSC. 2013. 92 f. TCC (Graduação) - Curso de Tecnologia da Informação e Comunicação, Departamento de Campus Araranguá, Universidade Federal de Santa Catarina, Araranguá, 2013.
SOUZA, M.V. et al. MÍDIAS SOCIAIS, AVAS e MOOCs: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO EM REDE. ICBL 2013: – International Conference on Interactive Computer aided Blended Learning, Florianópolis, v. , n. , p.183-190, nov. 2013. Disponível em:<http://www.icbl-conference.org/proceedings/2013/papers/Contribution62_a.pdf>. Acesso em: 12 mar. 2014.
SOUZA, M.V. Redes informatizadas de comunicação: a teia da rede internacional DPH. São Paulo: Blucher Acadêmico, 2008.
TEIXEIRA FILHO, J. Comunidades virtuais: como as comunidades de práticas na Internet estão mudando os negócios. Rio de Janeiro: SENAC, 2002.
TEIXEIRA, E; MEDEIROS, F. P. A. D; GOMES, A. S. Microblogging como estilo de interação e colaboração em Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem. Anais do XXII SBIE - XVII WIE. Aracaju: SBC, 2011. p. 956-959.
TÔRRES, J. J. M. Ciência da complexidade: uma nova visão de mundo para a educação. Disponível em: <http://www.otium.net.br/Arquivos/2010-Banner-Julio-Ciencia.pdf>. Acesso em: 12 maio 2013.
WALLON, H. As origens do caráter na criança. São Paulo: Nova Alexandria, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).