FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS(AS) NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA NA DOCÊNCIA ONLINE
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.376Palavras-chave:
Formação de pedagogos(as), Docência online, Tecnologias interativas, Paulo Freire, Marco SilvaResumo
O presente trabalho socializa uma experiência de docência on-line realizada na disciplina de Introdução à Pedagogia, componente do curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina. A partir das reflexões de Paulo Freire e Marco Silva, intencionamos o ensino-aprendizagem pautado no diálogo problematizador e na participação dos educandos via tecnologias interativas. O relato de experiência conta com a análise de dados coletados junto aos educandos, nos remetendo ao (re)pensar da docência on-line segundo os eixos da ação comunicativo-interativa e intervenção pedagógica. Contudo, tais processos não ocorrem sem percalços, derivados das especificidades da Educação a Distância e os desafios da formação de pedagogos(as) nessa modalidade.
Downloads
Métricas
Referências
ANASTASIOU, L. das G. C. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU, L. das G. C.; ALVES, L. P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC: UNIVILLE, 2007.
BENINCÁ, E.; MÜHL, E. H. (Org.). Educação: práxis e ressignificação pedagógica. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2010.
BRANDÃO, C. R. O que é educação. 28 ed. São Paulo: Brasiliense, 1993.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo escolar da Educação Básica 2016: notas estatísticas. Brasília, DF: MEC/INEP, 2017.
CHAUÍ, M. A ciência. In: CHAUÍ, M. Convite à filosofia. 13 ed. São Paulo: Editor Ática, 2013. p. 216-240.
FRANCO, M. A. S. Pedagogia como ciência da educação. Campinas: Papirus, 2008.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação?. São Paulo: Paz e Terra, 1977.
______. Papel da educação na humanização. Revista Paz e Terra, n. 9, São Paulo, out. 1969, p. 123-132.
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
______. Pedagogia do oprimido. 50 ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educar, Curitiba, n. 17, p. 153-176, 2001. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/educar/ article/download/2074/1726>. Acesso em: 15 out. 2013.
LIBÂNEO, J. C. Prática Educativa, Pedagogia e Didática. In: LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. p. 15-31.
MORAES, M. C. M. de. Recuo da teoria: dilemas na pesquisa em educação. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 14, n. 1, p. 7-25, 2001. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=37414102>. Acesso em: 21 de ago. 2017.
SEVERINO, A. J. S. Teoria e prática científica. In: SEVERINO, A. J. S. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007. p. 99-126,
SILVA, M. Sala de aula interativa: educação, comunicação, mídia clássica ... 5. ed. rev. São Paulo: Edições Loyola, 2010.
UDESC. Centro de Educação a Distância. Alteração curricular: Projeto Pedagógico do Curso de licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância (Edital nº. 075/2014 CAPES/UAB). Florianópolis: UDESC/CEAD/NDE, 2016.
ZUIN, A.; PESCE, L. Razão instrumental, emancipação e formação online de educadores. In: SILVA, M.; PESCE, L.; ZUIN, A. (Org.). Educação online: cenário, formação e questões didático-metodológicas. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2010. p. 109-135.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).