TECNOLOGIAS DIGITAIS A SERVIÇO DA GESTÃO DE POLOS DE APOIO PRESENCIAL DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTAL DO BRASIL (UAB): UMA EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE FRANCA-SP
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.363Resumo
A gestão de polos do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) constitui um desafio constante, tendo como objetivo garantir a qualidade do ensino superior por meio da Educação a Distância (EaD). Posto isso, o objetivo deste artigo é compartilhar a experiência no Polo UAB Franca, que busca otimizar os processos de gestão por meio das tecnologias digitais. Quanto à metodologia utilizada, este trabalho lançou mão do relato de experiência e da pesquisa bibliográfica. Em relação aos resultados, foi possível discutir os benefícios no uso das tecnologias que agilizam os processos administrativos do Polo, bem como integram a equipe em relação às informações referentes aos serviços e divulgação dos cursos.
Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, M. E. B. de; SILVA, M. da G. M. da. Currículo, tecnologia e cultura digital: Espaços e tempos de Web Currículo. Revista e-curriculum, v. 7, n. 1, 2011. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/5676> Acesso em: 27 maio 2017.
BRASIL. Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade aberta do Brasil – UAB. Disponível em: < http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2006/decreto-5800-8-junho-2006-543167-publicacaooriginal-53181-pe.html>. Acesso em: 28 set. 2018.
BRASIL. Ministério da educação. Decreto nº 9057 de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.294 de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. In: Diário Oficial da União. Seção 1, p.3, Brasília, 26 maio 2017.
CARVALHO, J. Á. Tecnologias e Sistemas de Informação: uma área científica orientada às necessidades de conhecimento dos profissionais envolvidos na contínua transformação das organizações através das tecnologias da informação. Revista Eletrônica Bibliotecon. Florianópolis, n. esp., 2º sem. 2010.
FACEBOOK. 45% da população brasileira acessa o Facebook mensalmente. Disponível em: <https://www.facebook.com/business/news/BR-45-da-populacao-brasileira-acessa-o-Facebook-pelo-menos-uma-vez-ao-mes>. Acesso em: 12 maio 2017.
JOLY, M. C. R. A.; SILVA, B. D. da; ALMEIDA, L. da S. Avaliação das competências docentes para utilização das tecnologias digitais da comunicação e informação. Currículo Sem Fronteiras, n.12, v.3, p. 83-96, dez. 2012.
LEIDNER, D.; MCLEAN, E.; TURBAN, E.; WETHERBE, J. Tecnologia da informação para gestão: transformando os negócios na economia digital. 6. ed. São Paulo: Bookman, 2008, p. 408.
LUCK, H. Gestão Educacional: uma questão paradigmática. Vozes, São Paulo, 2011. Série Cadernos de Gestão.
MILL, D.; BRITO, N. D. Gestão da educação a Distância: origens e desafios. São Carlos: Relatório de Pesquisa, 2009. Disponível em: <http://www2.abed.org.br/congresso2009/CD/trabalhos/652009145737.pdf> Acesso em: 27 maio 2017.
MOTA, R. A Universidade Aberta do Brasil. In: LITTO, M. F. e FORMIGA,M. M. M. Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009, p. 297 – 303
NASCIMENTO, S. G. V.; FREIRE, G. H. de A.; DIAS, G. A. A tecnologia da informação e a gestão pública. MPGOA, João Pessoa, v.1, n.1, p. 167-182, 2012.
SERRA, A. R. C.; MOURÃO, L.; OLIVEIRA, F. B. Gestão da Educação a Distância: um modelo de avaliação à luz dos referenciais de qualidade do MEC. In: Interletras. v. 3. n. 17, set. 2013.
SOUSA, F. R. C.; MOREIRA, L. O.; MACHADO, J. C. Computação em Nuvem: conceitos, tecnologias, aplicações e desafios. Fortaleza, 2009.
SOUSA, J. C.; BRUNO-FARIA, M. de F. Gestão de sistemas de educação a distância na perspectiva da inovação. In: MILL, D.; MACIEL, C. (Org.). Educação a distância: elementos para pensar o ensino-aprendizagem contemporâneo. 1ed. Cuiabá: EdUFMT, 2013, v. 1, p. 311-340.
TECHTUDO. O que é Blogger? Disponível em: <http://www.techtudo.com.br/noticias/ noticia/2016/08/o-que-e-blogger.html>. Acesso em: 12 maio 2017.
VELOSO, B. G.; SILVEIRA, C. A. B. Gestão de polos em EaD: integração da equipe e otimização dos procedimentos por meio dos recursos tecnológicos. In: Seminário de Educação a Distância da UFSJ, 3., 2014, São João del-Rei, SP. Anais... São João del-Rei, 2014a. Disponível em: <http://www.nead.ufsj.edu.br/seminariodialogos/resumos/emp02.pdf>. Acesso em: 14 maio 2017.
VELOSO, B. G.; SILVEIRA, C. A. B. Gestão em EaD e as estratégias tecnológicas que almeja a qualidade: uma experiência do Polo UAB Franca. In: Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância (SIED:EnPED), 2., 2014b, São Carlos, SP. Anais... São Carlos, 2014. Disponível em: <http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/index.php/2014/article/view/633>. Acesso em: 14 maio 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).