SALA DE AULA INVERTIDA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PRESENCIAL COM USO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO

Autores

  • Silvia Gonçalves de Almeida Universidade Anhanguera de São Paulo, Unidade ABC Faculdade Anhanguera de Guarulhos http://orcid.org/0000-0002-1719-5292
  • Cristiane Coelho Teles Universidade Anhanguera de São Paulo, Unidade ABC Faculdade Anhanguera de Guarulhos

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.360

Palavras-chave:

Metodologia Ativa. Sala de Aula Invertida. Ensino. Aprendizagem. Ambiente Virtual

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a aplicação da Metodologia Ativa da Sala de Aula Invertida nas modalidades Educação a Distância e Presencial com uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Foram realizados pesquisa bibliográfica e relato de experiência docente. O estudo foi desenvolvido com cursos de Administração e Ciências Contábeis, em Educação a Distância e Pedagogia, Presencial, com uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Identifica-se que a Sala de Aula Invertida, como Metodologia Ativa favorece o processo de aprendizagem. Constata-se a percepção dos estudantes como protagonista na construção do conhecimento e há dinamismo, interatividade e colaboração no espaço de aprendizagem. Identifica-se que a Metodologia Ativa estudada se aplica ao universo das gerações Y e Z.

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Biografia do Autor

Silvia Gonçalves de Almeida, Universidade Anhanguera de São Paulo, Unidade ABC Faculdade Anhanguera de Guarulhos

Doutoranda em Psicologia Social, na Universidad Kennedy. Mestre em Educação, pela UNICID (2003), graduada em Pedagogia pela PUC-SP (1998). Atualmente, docente de cursos de graduação na Universidade Anhanguera de São Paulo, Unidade ABC e Faculdade Anhanguera de Guarulhos. Docente de pós-graduação, na Universidade Municipal de São Caetano do Sul, no Instituto Racine e na Interisk Brasiliano. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Metodologias Ativas na Educação. Avaliadora de cursos de graduação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Cristiane Coelho Teles, Universidade Anhanguera de São Paulo, Unidade ABC Faculdade Anhanguera de Guarulhos

Mestranda em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação, cursando MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas na UNOPAR e cursando Psicopedagogia Institucional na FMU, especialista em Gestão Escolar pela UNICID - Universidade de São Paulo, graduada em Administração de Empresas pela Faculdade Oswaldo Cruz. Coordenadora dos Cursos de Administração e Logística na Universidade Anhanguera de São Paulo, Unidade ABC e docente na Faculdade Anhanguera Guarulhos.

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Publicado

2018-11-05

Como Citar

Almeida, S. G. de, & Teles, C. C. (2018). SALA DE AULA INVERTIDA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PRESENCIAL COM USO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO. EmRede - Revista De Educação a Distância, 5(3), 599–625. https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.360