LIMITES E POSSIBILIDADES DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DA EaD
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v2i1.33Palavras-chave:
Inclusão, Tecnologias Assistivas, Educação a DistânciaResumo
A inclusão de pessoas com deficiência é uma questão recente e de extrema importância para a sociedade e esta pode se dar por meio da educação da distância via web. O cenário educacional contemporâneo mostra uma forte tendência: a crescente inserção de métodos, técnicas e tecnologias de Educação a Distância em um sistema integrado de ensino superior, permitindo o estabelecimento de cursos com combinação variável de recursos de ensino aprendizagem que podem ser utilizados em cursos presenciais ou totalmente a distância, sem que se criem sistemas separados ou excludentes. Este artigo apresenta o relato de uma experiência sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior. A justificativa para este estudo está na necessidade de estabelecer processos e metodologias nas políticas educacionais que tornem acessíveis o ensino superior a todas as pessoas. Inicialmente foram identificadas pessoas com deficiências no cursos de graduação e pós-graduação a distância da Unifei. Depois, foram enviados questionários sobre as dificuldades e facilidades que essas pessoas encontram ao realizar um curso a distância. As respostas evidenciaram que a equipe multidisciplinar tem muito trabalho a fazer para que o ambiente virtual de aprendizagem utilizado seja acessível e atenda às necessidades dos alunos. Foram propostas a utilização do design inclusivo para que um curso virtual se torne acessível a todas as pessoas. A boa comunicação entre professores, tutores, equipe multidisciplinar e alunos deve ser uma prática constante para que as dificuldades sejam sanadas e para que alternativas de boas práticas sejam buscadas. Os próximos passos da equipe serão: reuniões regulares para adaptações do ambiente; reuniões com coordenadores de curso para reflexão a respeito do material disponibilizado nas disciplinas e possibilidades de acesso do aluno com deficiência visual; diálogo presencial e a distância com alunos com deficiência visual; pesquisa de outros ambientes Moodle já adaptados e solicitação de informações colaborativas.
Downloads
Métricas
Referências
BERSCH, Rita; TONOLLI, José. Introdução ao conceito de tecnologia assistiva. Disponível em: <http://www.assistiva.com.br/>. Acesso em: abril de 2015.
BOCK, G. L. K.; SILVA, S. C.; SOUZA, C. P. A audiodescrição como recurso de acessibilidade ao conhecimento no ensino superior a distância. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 11., 2014, Florianópolis, Anais... Florianópolis: UniRede, 2014.
CARVALHO, A. T.; SILVA, A. S. R. da; PAGLIUCA, L. M. F. Acessibilidade no ambiente virtual de aprendizagem Moodle: revisão de literatura. Rev. Enferm. UFPE on line, Recife, 7 (esp): 969-76, mar., 2013.
CARVALHO, R. E. Educação Inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação, 2013.
DEITEL et al. Business & e Commerce para Administradores. São Paulo: Pearson, 2004.
DIAS, G. A. O.; DIAS, E. M. C.; LIBARDI, H. O estudo de caso de um tetraplégico na EaD: sua inclusão através dos recursos disponíveis para acessibilidade. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 10., 2013, Belém, Anais... Belém: UniRede, 2013.
DOMINGOS, M. F. N.; SILVA, M. A. Quando o sítio eletrônico da IFE é o primeiro obstáculo à inclusão na EAD. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 11., 2014, Florianópolis, Anais... Florianópolis: UniRede, 2014.
FRAGALE FILHO, R. (org.). Educação a distância: análise dos parâmetros legais e normativos. Rio de Janeiro: D&A, 2003.
FRANCO, Eliana Paes Cardoso; SILVA, Manoela Cristina Correia Carvalho. Audiodescrição: um breve passeio histórico. In: MOTTA, Lívia Maria Villeta de Mello; ROMEU FILHO, Paulo (orgs.). Audiodescrição: transformando imagens em palavras. São Paulo: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2010. Disponível em: <http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/planejamento/prodam/arquivos/Livro_Audiodescricao.pdf>. Acesso em: 31 jan. 2014.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico 2010. 2010. Disponível em: . Acesso em: 31 jan. 2010.
INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Censo da educação básica: 2012 – resumo técnico. – Brasília : Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2013.
LAPOLLI, M.; BLEICHER, S. ; VANZIN, T.; ULBRICHT, V. R. Educação inclusiva na EaD: a infografia web como proposta para a aprendizagem de surdos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 11., 2014, Florianópolis, Anais... Florianópolis: UniRede, 2014.
MACHADO, Ana Margarida de Almeida. Introdução ao conceito de design inclusivo.2006. Disponível em: <http://www4.seg-social.pt/documents/10152/18931/Design_inclusivo>. Acesso em: 27 jan. 2014.
MELO, Amanda Meincke. Design inclusivo de sistemas de informação na web. Tese (doutorado). Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, 2007.
MENDES, Enicéia Gonçalves. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro , v. 11, n. 33, Dec. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782006000300002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 07 maio 2014.
NETO, João Carlos Martins; ROLLEMBERG, Rodrigo Sobral. Tecnologias assistivas e a promoção da inclusão social. Ministério da Ciência e Tecnologia, 2005.
PIMENTEL, K. S.; Oliveira, L. F.; PEREIRA, R. F.; PAIXÃO, G. C. ; ARRUDA FILHO, J. N. A inclusão de pessoas com deficiência visual na EaD segundo a ótica do aluno e da equipe multidisciplinar. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 11., 2014, Florianópolis, Anais... Florianópolis: UniRede, 2014.
SILVA, Fabiana Santos da. EAD e Inclusão Social: Desafios e Possibilidades no Cenário Brasileiro. In: II ENINED – Encontro Nacional de Informática e Educação, 2011. Disponível em: <http://www.inf.unioeste.br/epac/anais2011/artigos_enined/A5.pdf>. Acesso em: abril de 2015.
SILVA, S. C.; BECHE, R. C. E.; SOUZA, M. V. A acessibilidade na educação a distância. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 8., 2011, Ouro Preto, Anais... Ouro Preto:: UniRede, 2011.
SILVA, S. C.; BOCK, G. L. K.; BECHE, R. C. E.; GOEDERT, L. Ambiente virtual de aprendizagem MOODLE: acessibilidade nos processos de aprendizagem na educação a distância/CEAD/UDESC. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 10., 2013, Belém, Anais... Belém: UniRede, 2013.
SANTAROSA, L. M. C.; CONFORTO, D.; COMPAGNONI, M. V.; SCHNEIDER , F. C. A Inclusão na modalidade a distância: no discurso e na prática. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 11., 2014, Florianópolis, Anais... Florianópolis: UniRede, 2014.
SELLl, F. F. S.; NEVES, B. C. Desafios metodológicos para o desenvolvimento da disciplina de libras no curso de pedagogia na modalidade a distância da Universidade do Estado de Santa Catarina. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 11., 2014, Florianópolis, Anais... Florianópolis: UniRede, 2014.
SONDERMANN, D. V. C.; ALBERNAZ, J. M.; BALDO, Y. P.; NOBRE, I. A. M.; PASSOS, M. L. O design educacional inclusivo frente a heterogeneidade no perfil dos alunos professores em formação para educação a distância. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 11., 2014, Florianópolis, Anais... Florianópolis: UniRede, 2014.
SOUSA, I. V. A inclusão da pessoa com deficiência visual cega na educação a distância: reflexões acerca das possibilidades. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 10., 2013, Belém, Anais... Belém: UniRede, 2013.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).