MATERIAL DIDÁTICO PARA A EAD: AUTORIA E CRIATIVIDADE
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v5i1.288Palavras-chave:
Material Didático Digital, Autoria, Criatividade, Recursos Educacionais, Educação a Distância.Resumo
Este artigo tem por objetivo discutir sobre a produção de Material Didático Digital (MDD) com ênfase em autoria e criatividade. O artigo apresenta desde a estrutura e o planejamento do MDD até seu desenvolvimento e textualização didática. Para isso, apresentamos o fluxograma de produção; explicamos sobre a linguagem dialógica do conteúdo, e a organização e a identidade visual do MDD; e indicamos estratégias de produção, aspectos técnicos e didáticos e recursos interativos disponíveis para professores que produzem material didático para a EaD. A pesquisa descreve uma experiência de produção apresentada no workshop “Material Didático para a EaD: autoria e criatividade”, ministrado no XIV ESUD.
Downloads
Métricas
Referências
BIBEAU, R. Guide de rédaction et de présentation d'un scénario pédagogique et d'une activité d'apprentissage. 2000. Disponível em: <http://www.infotheque.info/cache/ 7572/ntic.org/guider/textes/div/bibscenario.html>. Acesso em: 01 ago. 2014.
CYBIS, W.; BETIOL, A. H.; FAUST, R. Ergonomia e Usabilidade: conhecimentos, métodos e aplicação. São Paulo: Novatec Editora, 2007.
FONSECA, M. S.; BORGES, A. T. A Produção de Material Didático e O desenvolvimento Profissional de Professores. In: II ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 1999, Valinhos - SP. ATAS - II Encontro Nacional De Pesquisa em Educação em Ciências, 1999.
FREITAS, M. T. Letramento digital e formação de professores. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p.335-352, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000300017>. Acesso em: 28 out. 2017.
HENRI, F. L’ingenierie pédagogique. 1997. Téle-université et École de technologie supérieure. Disponível em <http://cmcfses2.wikispaces.com/file/view/ _ing%C3%A9nierie.pdf/275344326/_ing%C3%A9nierie.pdf>. Acesso em: 10 maio 2014.
HISSA, D. L. A.; ARAÚJO, N. M. S. Produção textual do gênero webaula no formato e-book: descrição do processo de escrita. Revista Conexões. v. 10, n. 2. jul. 2016. p. 86-93. Disponível em: <http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/ 711>. Acesso em 28 out. 2017.
JOYE, C. R. Didáticas e Metodologias do Ensino Médio e da Educação Profissional. Fortaleza: SETEC/IFCE, 2013.
JOYE, C. R.; YOUNG, R. S. Educação a Distância. Fortaleza: UAB/IFCE, 2013.
PAQUETTE, G. L’ingénierie pédagogique à base d’objets et le référencement par les compétences. International Journal of Technologies in Higher Education. 2004. Disponível em: <http://hal.archives-ouvertes.fr/docs/00/05/56/37/PDF/ art4Paquette.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2017.
PREECE, Jennifer. Design de interação: além da interação homem-computador. Porto Alegre: Bookman, 2005.
SILVA, Marco. Educação a Distância (EaD) e Educação Online (EOL) nas reuniões do GT 16 da ANPED (2000 - 2010). Revista Teias. v. 13, n. 30. set. 2012. p. 95-118. Disponível em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24273/ 17252>. Acesso em: 24 out. 2017.
SOUZA, V. V. S. Letramento digital e formação de professores. Revista Língua Escrita, n. 2, p. 55-69, dez. 2007.
TORREZZAN, C. A. W.; BEHAR, P. A. Parâmetros para a construção de materiais educacionais digitais do ponto de vista do design pedagógico. In: BEHAR, P. A. (Org.). Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. São Paulo: Artmed, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).