VOZES QUE REFERENCIAM OS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA COMO UMA CONQUISTA PESSOAL E PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v5i1.286Palavras-chave:
educação profissional, educação a distância, política pública, experiência.Resumo
Diante da contínua oferta da Educação Profissional e Tecnológica — EPT na modalidade a distância, este artigo apresenta o significado dos cursos técnicos para aquelas comunidades que recebem a educação profissional. O estudo focou e delimitou o campo de análise aos professores coordenadores dos polos que recebem os cursos técnicos do CAVG/IFSul. As narrativas singulares foram realizadas num espaço denominado “meu diário” e delas emergiram temas recorrentes que possibilitaram sair da singularidade para a coletividade das vozes que refletem a EPT a distância. Os resultados permitiram conhecer o que emergiu da convivência daqueles que recebem os cursos técnicos, bem como compreender os desafios da qualificação do cidadão para o mundo do trabalho.
Downloads
Métricas
Referências
BORGES, R. M. R. Em debate cientificidade e educação em ciências. Porto Alegre: ediPUCRS, 2 ed. 2007, 118 p.
BRASIL. Ministério da Educação. Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. 2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/ centenario/historico_educacao_profissional.pdf>. Acesso em: 05 maio 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB no 11/2012. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=17576&Itemid=866 Acesso em: 16 mar. 2013.
BRASIL. Presidência da Republica. Decreto 7.589 de 26 de outubro de 2011. Brasília: Casa Civil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7589.htm>. Acesso em: 16 mar. 2013.
BRASIL. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense - IFSul. Regimento Interno Campus Pelotas Visconde da Graça. 2011. Disponível em: <http://www.ifsul.edu.br/index.php?option=com_docman&Itemid=38>Acesso em: 02 maio 2013.
CONNELLY, Michael. F; CLANDININ, D. Jean. Relatos de Experiencia e Investigación Narrativa. In: LARROSA, J. et al. Déjame Que Te Cuente. Ensayos sobre Narrativa y Educación. Barcelona: Laertes, 1995.
GALVÃO, C. Narrativas em Educação. Ciência & Educação, v. 11, n. 2, p. 327-345, 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v11n2/12.pdf>. Acesso em: 10 set. 2017.
LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
MATURANA, H. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: UFMG, 2006, 2 ed.
MATURANA, H; VARELA. F. Árvore do Conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athenas, 2011, 9 ed.
MATURANA, H.; VERDEN-ZÖLLER, G. V. Amar e Brincar – Fundamentos esquecidos do humano. Palas Athena, São Paulo, 1998.
MATURANA, H; VARELA. F. De máquinas e seres vivos: autopoiese – a organização do vivo. Traduzido por Juan Acuña Llorens. 3 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Educação a Distância – uma visão integrada. Tradução de: Roberto Galman. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
NASCIMENTO, C. O. do. et al. O Desenho Organizacional da EaD: a experiência no âmbito do NETTAD. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 8., 2011, Ouro Preto. Anais eletrônicos... Ouro Preto: UniRede, 2011. p. 100-130. Disponível em: <http://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ESUD2011.iso>. Acesso em 15 set. 2017.
PACHECO, E. M.; PEREIRA, L. A. C.; SOBRINHO, M. D. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: limites e possibilidades. Revista Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 16, n. 30, p. 71-88, 2010. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/ linhascriticas/article/view/1429/1065>. Acesso em: 24 jan. 2018.
QUARTIERO, E. M.; LUNARDI, G. M.; BIANCHETTI, L. Técnica e tecnologia: aspectos conceituais e implicações educacionais.In: Jaqueline Moll (org.). Educação Profissional e Tecnológica no Brasil Contemporâneo. Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 285-300.
VARELA, F.; THOMPSON, E.; ROSCH, E. A Mente Incorporada – ciências cognitivas e experiência humana. Porto Alegre: Artmed, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).