EGRESSOS DE CURSOS A DISTÂNCIA EM UMA VISÃO BIOECOLÓGICA DO POLO COMO LÓCUSO DO E PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO

Autores

  • Wilsa Maria Ramos Universidade de Brasília Instituto de Psicologia Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento
  • Maria Cristina de Cascelli Carvalho Azevedo Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música.
  • Antônia Celia Barros Lins Bonfim Universidade de Brasília - Centro de Educação a Distância
  • María Débora Ortiz Rodriguez Universidade de Brasília - Instituto de Artes Departamento de Música.
  • Jane Farias Chagas-Ferreira Universidade de Brasília Instituto de Psicologia Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v4i2.258

Palavras-chave:

Egressos. Polos de educação a distância. Desenvolvimento Humano. Universidade Aberta do Brasil.

Resumo

Este estudo, descritivo e interpretativo, visa refletir sobre o papel do polo na formação dos universitários da educação a distância pelo sistema Universidade Aberta do Brasil. A formação e as interações mediadas pelo polo são analisadas a partir do modelo bioecológico do desenvolvimento humano. Como unidade física mais próxima, os polos exercem a função de integração social e acadêmica, produzindo impacto no desenvolvimento humano.


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Biografia do Autor

Wilsa Maria Ramos, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento

Pos-doutorado em Psicologia  na Universidade de Barcelona, Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília  Mestrado em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995). Professora Adjunta II da Universidade de Brasília. Publicações na área de EaD, educação online, etc. e pesquisas sobre evasão e permanência em cursos online, perfis e padrões de participação em cursos online, etc

Maria Cristina de Cascelli Carvalho Azevedo, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música.

Doutorado em Música, área de concentração Educação Musical, pelo Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora adjunta no Departamento de Música da Universidade de Brasília, atua na área de Educação Musical. Desenvolve pesquisas na área de Formação de Professores de Música, Ensino e Aprendizagem de Música e Criatividade e Música.

Antônia Celia Barros Lins Bonfim, Universidade de Brasília - Centro de Educação a Distância

Possui licenciatura em Educação Física. É especialista em Educação a Distância pela Universidade de Brasília - 1999/2001. Tem ampla experiência na área de Educação, com ênfase em Educação à Distância. Atua no Centro de Educação a Distância da UnB, na assessoria à diretoria.

María Débora Ortiz Rodriguez, Universidade de Brasília - Instituto de Artes Departamento de Música.

Mestre em Educação Musical pela Universidade de Brasília-UnB; Especialização em Docência Universitária pela Universidad Cooperativa de Colombia-UCC; Graduação em Licenciatura en Filosofía pela Universidad Santo Tomás de Aquino-USTA de Bogotá e estudos de Licenciatura em Pedagogía Musical pela Universidad Pedagógica Nacional de Colombia-UPN. 

Jane Farias Chagas-Ferreira, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento

Doutora em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília .Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília. Professora adjunta do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Tem experiência nas áreas de Educação, Educação a Distância e Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Gestão, Planejamento e Avaliação Educacional, atuando principalmente com pesquisas nos temas: cibercultura, educação integral, educação a distância, criatividade, enriquecimento curricular, etc.

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Publicado

2017-10-14

Como Citar

Ramos, W. M., Azevedo, M. C. de C. C., Bonfim, A. C. B. L., Rodriguez, M. D. O., & Chagas-Ferreira, J. F. (2017). EGRESSOS DE CURSOS A DISTÂNCIA EM UMA VISÃO BIOECOLÓGICA DO POLO COMO LÓCUSO DO E PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO. EmRede - Revista De Educação a Distância, 4(2), 328–346. https://doi.org/10.53628/emrede.v4i2.258

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