Como atrair e motivar estudantes da modalidade EaD em projetos de extensão?

Autores

Palavras-chave:

Atração, Motivação, Projeto de extensão

Resumo

Esta pesquisa investiga os desafios enfrentados por estudantes em um projeto de extensão
universitária, com o objetivo de desenvolver estratégias eficazes para aumentar sua participação.
Utilizando uma abordagem qualitativa-explicativa e análise de conteúdo categorial, o estudo revelou
um desconhecimento sobre o projeto e a falta de motivação entre os alunos. Como estratégias
recomendadas, sugere-se ampliar a divulgação do projeto, integrar as ações extensionistas ao currículo
regular dos estudantes, criar grupos de discussão on-line e oferecer bolsas de extensão para incentivar
a adesão dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Wellington dos Santos Fortunato, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, wfortunato@outlook.com.br

.

Marcello Calvosa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, mvcalvosa@yahoo.com.br

.

Joao Luis Alves Pinheiro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, jla.pinheiro@yahoo.com.br

.

Ademir Ribeiro Predes Junior, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, ademir.ribeiro@gmail.com

.

Manoel Messias da Silva Valdevino, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Araçagi, Paraíba, Brasil, messiasmvaldevino@gmail.com

.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 70. ed. São Paulo / SP: Almedina Brasil, 2016.

BORTOLAZZO, S. Uma análise sobre o WhatsApp e suas relações com a educação: dos aplicativos às tecnologias frugais. Revista Pedagógica, v. 22, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4539 Acessado em: 8 jun. 2024.

CALVOSA, M. O planejamento estratégico ainda é válido e eficaz para as organizações contemporâneas?. Cadernos EBAPE.BR, e2022-0016, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1679-395120220016 Acessado em: 2 abr. 2024.

CALVOSA, M. V. D., SANTOS, Y. C., SANTOS, I. C.; CASTRO, P. M. R. D. A contribuição de pós-doutores Bolsistas CAPES no conjunto da produção científica: o caso UFRRJ. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 27, p. 446-469, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-40772022000300004 Acessado em: 9 jun. 2024.

CARVALHO, L.; MOURÃO, L. Percepção de desenvolvimento profissional e de empregabilidade em Universitários: Uma Análise Comparativa. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 21, n. 4, p. 1522-1540, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.12957/epp.2021.64033 Acessado em: 15 jul. 2024.

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (CEPE). DELIBERAÇÃO Nº 078/2007. Disponível em: http://www.ufrrj.br/soc/DOCS/deliberacoes/cepe/Deliberacoes_2007/Delib078CEPE2007.pdf Acessado em: 14 jul. 2024.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Plataforma Sucupira. Disponível em: https://sucupira-v2.capes.gov.br/sucupira4/observatorio/programas?ano-base=2022&id-ies=4350|1430129&search=&size=20&page=0 Acessado em: 1 jul. 2024.

COPPI, M.; FIALHO, I.; CID, M.; LEITE, C.; MONTEIRO, A. O uso de tecnologias digitais em educação: caminhos de futuro para uma educação digital. Práxis Educativa, v. 17, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19842.055 Acessado em: 8 jun. 2024.

COSTA, V.; BEZERRA DA COSTA, D. Vivências e interações no projeto de extensão Mikûatiamiri. REMATEC, v. 18, n. 45, p. e2023009-e2023009, 2023. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/548/501 Acessado em: 30 jun. 2024.

DA SILVA, L.; DOS SANTOS ROTTA, M. EaD e a extensão universitária: transformando vidas no condomínio “Brasil 500 anos” em Tarumã/SP. EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 2, p. 145-155, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.53628/emrede.v7i2.585 Acessado em: 07 fev. 2024.

DE ALMEIDA MACHADO, M. Formação Pedagógica das Licenciaturas em EaD do Consórcio CEDERJ. EaD em Foco, v. 13, n. 1, p. e1927-e1927, 2023. https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.1927 Disponível em: Acessado em: 14 out. 2023.

DE ALMIRANTE, A.; FERREIRA, D. Diversos olhares sobre a permanência e êxito dos estudantes de cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Roraima/Campus Boa Vista Zona Oeste. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, v. 16, n. 9, p. 15855-15876, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.55905/revconv.16n.9-124 Acessado em: 14 jul. 2024.

GRANGEIRO, A.; BORBA, S.; MATTOS, C.; CABRAL, D.; SCHIMITH, C. O engajamento nos estudos e o ensino remoto de emergência: uma pesquisa com estudantes universitários. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 9, n. 2, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.53628/emrede.v9i2.883 Acessado em: 1 setembro de 2024.

DE OLIVEIRA, J.; ZEZZO, L.; COLTRI, P. Projeto de extensão Entrando no Clima: Pedagogia crítica para a alfabetização em climatologia e mudanças climáticas. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 14, n. 2, p. 99-112, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.36661/2358-0399.2023v14n2.13065 Acessado em: 30 jun. 2024.

DE OLIVEIRA, S.; MOTTA, R.; COSTA, S.; CALVOSA, M.; OLIVEIRA, A.; GARCIA, D. Em busca de um Software de Apoio a Pesquisas Qualitativas: o caso de uma unidade de ensino e pesquisa de uma universidade pública brasileira. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, v. 41, p. 164-178, 2021. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8610689 Acessado em: 26 ago. 2024.

FARIA JUNIOR, M.; SILVEIRA, S. O WhatsApp e a Plataformização no Brasil: uma descrição densa dos agentes articulados nas práticas de controle mediadas pela plataforma. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, v. 46, p. e2023136, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1809-58442023136pt Acessado em: 22 jun. 2024.

FORTUNATO, W.; PREDES JUNIOR, A.; CALVOSA, M. Escreva o Futuro Acadêmico: Relato de Experiência de Estudantes de Administração da UFRRJ/CEDERJ em um Projeto de Extensão. EaD em Foco, v. 14, n. 2, p. e2255-e2255, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2255 Acessado em: 14 jul. 2024.

FORTUNATO, W.; PREDES JUNIOR, A.; CALVOSA, M. ELABORAÇÃO DE RESENHAS ACADÊMICAS E CRÍTICAS A PARTIR DE ARTIGOS CIENTÍFICOS: relato técnico de uma experiência em extensão universitária. In: Encontro dos Programas de Pós-Graduação Profissionais em Administração, 2023, São Paulo. 9º EMPRAD. Disponível em: https://sistema.emprad.org.br/9/anais/arquivos/171.pdf Acessado em: 2 abr. 2024.

FUNDAÇÃO CENTRO CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CECIERJ). Curso de Administração - CEDERJ. 2023b. Disponível em: https://www.cecierj.edu.br/consorcio-cederj/cursos/administracao/ Acessado em: 15 nov. 2023.

GIL, A. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. Barueri / SP: Atlas, 2023.

HAYDU, V.; FREITAS, M.; MELO, C.; SOUSA SANTOS, D.; UEDA, G.; CELLI, L.; OGATA, M. Inserção social de estudantes universitários na promoção da educação ambiental: uma contribuição ao desenvolvimento sustentável. Revista de Gestão e Secretariado, v. 15, n. 6, p. e3335-e3335, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.7769/gesec.v15i6.3335 Acessa em: 15 jul. 2024.

IMPERATORE, S. Aprendizados em Projetos de Extensão Universitária sob a Perspectiva de Acadêmicos de Cursos EAD. EaD em Foco, v. 10, n. 1, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.858 Acessado em: 07 fev. 2024.

JESUS, C.; LUIZ RATTON, J. CAMPO, T. ENCARCERAMENTO EM MASSA E PRÁTICAS EXTENSIONISTAS NO RIO GRANDE DO NORTE. Cadernos de Gestão Pública e Cidadania, v. 28, 2023. Disponível em: http://dx.doi.org/10.12660/cgpc.v28.87987 Acessado em: 16 jul. 2024.

LESSA, B.; LEITÃO, D.; SILVA, T. Tecnologia digital e educação continuada: o projeto de extensão sala aberta em tempos pandêmicos. ETD Educação Temática Digital, v. 24, n. 1, p. 171-186, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8664912 Acessado em: 23 jun. 2024.

LIAO, T. ALMEIDA, S.; KOZERSKI, W.; HONORATO, V.; MOTTA, M. A Usabilidade de Recursos Tecnológicos Digitais: a Perspectiva de um Curso de Extensão Universitária atrelado à Formação Inicial. EaD em Foco, v. 13, n. 1, e2035, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.2035 Acessado em: 8 jun. 2024.

MARTINS, D. J.; OLIVEIRA, F. C. S.; DE OLIVEIRA, L. M. S. R. O Empreendedorismo social na Academia HackTown: um relato de experiência num projeto de extensão inovador. Revista Semiárido De Visu, v. 12, n. 2, p. 997-1011, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i2.472 Acessado em: 14 jul. 2024.

MELLO, S.; MEIRIÑO, M.; LEAL FILHO, W.; SAMPAIO, T. Promoting inclusion and equity in Higher Education: Is this the role of distance learning in Brazil?. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 31, p. e0233736, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362022003003736 Acessado em: 07 ago. 2024.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Plataforma Universidade 360º. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/universidade360/painel-universidade-360 Acessado em: 1 jul. 2024.

MIRANDA, F.; AMARAL, M. Um panorama das ações extensionistas desenvolvidas em cursos superiores de computação. Educação em Revista, v. 39, p. e38875, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-469838875 Acessado em: 26 maio 2024.

MUSSI, R.; FLORES, F.; ALMEIDA, C. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista práxis educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010 Acessado em: 01 ago. 2024.

NASU, V.; SASSO, M. A bolsa faz diferença? Uma análise do desempenho acadêmico de alunos bolsistas de cursos de graduação da área de negócios. Education Policy Analysis Archives, v. 29, n. January-July, p. 99-99, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.14507/epaa.29.5876 Acessado em: 14 jul. 2024.

NERI, F.; DA SILVA, M.; DOMINGUES, J.; SILVA DE SOUSA, L. Uma década do Curso de Serviço Social na Unila: formação profissional, desafios e perspectivas. Emancipação, v. 24, p. 1-21, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.5212/Emancipacao.v.24.2422521.012 Acessado em: 15 jul. 2024.

PIEKARSKI, A.; MIAZAKI, M.; ROCHA JUNIOR, A.; MILITÃO, E.; SILVA, J. Programação competitiva em um projeto de extensão para o ensino técnico em informática. Revista Conexão UEPG, v. 19, n. 1, p. 1-14, 2023. Disponibilizado em: https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v19.21239.018 Acessado em: 30 jun. 2024.

SANTOS SILVA, F.; DE LIMA, G.; ALVES, R. Projeto de Extensão: formação de professores/as para cumprimento da Lei n° 11.645/2008 no currículo de escolas públicas municipais de Coari/Amazonas. Revista de Educação Popular, v. 22, n. 3, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.14393/REP-2023-70490 Acessado em: 15 jul. 2024.

SOARES, L.; COLARES, M. Educação e tecnologias em tempos de pandemia no Brasil. Debates em educação, v. 12, n. 28, p. 19-41, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p19-41 Acessado em: 26 jun. 2024.

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Fortunato, W. dos S., Calvosa, M., Pinheiro, J. L. A., Junior, A. R. P., & Valdevino, M. M. da S. (2024). Como atrair e motivar estudantes da modalidade EaD em projetos de extensão?. EmRede - Revista De Educação a Distância, 11. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/1101

Edição

Seção

Artigos