Institucionalização da EaD: perspectivas para se pensar a qualidade da modalidade

Autores

Palavras-chave:

Institucionalização da EaD, Qualidade socialmente referenciada, Técnica Delphi

Resumo

Discute-se a articulação de aspectos da institucionalização da educação a distância com a oferta de cursos com qualidade socialmente referenciada, na perspectiva de especialistas da Região Sudeste do Brasil. Os dados foram coletados em 2023, utilizando a Técnica Delphi. Os resultados mostram que institucionalizar a modalidade, integrando-a na estrutura e na cultura organizacional, favorece a qualidade dos cursos numa perspectiva democrática e emancipatória.

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Biografia do Autor

Luciane Penteado Chaquime, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Matão, São Paulo, Brasil, lupenteado@ifsp.edu.br

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Maria Auxiliadora de Carvalho Corassa, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil, maria.corassa@ufes.br

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Cláudia Eliane da Matta, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Itajubá, Minas Gerais, Brasil, claudia.matta@unifei.edu.br

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Gisele Grinevicius Garbe, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, São Paulo, Brasil, garbe@unifesp.br

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Publicado

2025-02-14

Como Citar

Chaquime, L. P., Corassa, M. A. de C., Matta, C. E. da, & Garbe, G. G. (2025). Institucionalização da EaD: perspectivas para se pensar a qualidade da modalidade. EmRede - Revista De Educação a Distância, 12. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/1093