Práticas de internacionalização no ensino superior: experiências de uma universidade pública brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v11i.1092

Palavras-chave:

Internacionalização da educação, Currículo, Prática docente

Resumo

O objetivo deste estudo é mapear estratégias de internacionalização, a fim de compreender
como essas práticas são desenvolvidas em uma universidade pública do sul do Brasil. Atores desse
processo foram entrevistados e, por meio da análise de conteúdo, percebeu-se a necessidade de se
avançar para além da mobilidade e oferta de disciplinas em idioma estrangeiro, atuando em propostas
que consigam levar a internacionalização para a prática docente em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

James Dadam, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, Santa Catarina, Brasil, jamesd@furb.br

.

Jeancarlo Visentainer, Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI), Rio do Sul, Santa Catarina, Brasil, jv@unidavi.edu.br

.

Andreza Cipriani, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, Santa Catarina, Brasil, andrezac@furb.br

.

Referências

ALMEIDA, J.; ROBSON, S.; MOROSINI, M. C.; BARANZELI, C. Understanding internationalization at home: Perspectives from the Global North and South. European Educational Research Journal, v.18, n. 2, p. 200-217, 2019. DOI: https://doi.org/10.1177/1474904118807537

BARCELLOS, M. A. M. Crimes, incidentes e discursos de ódio em campi universitários portugueses: extremismo, racismo e xenofobia. 2022. Dissertação (Mestrado em Crime, Diferença e Desigualdade) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga, 2022.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BEElEN, J., LEASK, B. Internationalization at home on the move. Berlin: Dr. Josef Raabe Verlag, 2011.

BEELEN, J.; JONES, E. Redefining Internationalization at Home. In CURAJ, A; MATEI, L.; PRICOPIE, R.; SALMI, J.; SCOTT, P. (Eds.), The European Higher Education Area. Cham: Springer, 2015, p. 59-72. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-20877-0_5

CIPRIANI, A.; WATANABE, M.; HERING, B; HEINZLE, M. R. S. Lugar da internacionalização no Plano de Desenvolvimento Institucional de uma universidade pública no sul do Brasil. RELAPAE, (19), p. 60-73, 2023.

CUSATI, I. C.; VIANNA, L. J.; SANTOS, P. C. M. de A.; ANGELO, R. di C. de O.; AVELAR, A. C. Universidades: surgimento, nacionalização e indicadores de internacionalização. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 1, p. 3–19, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i1.13354. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13354. Acesso em: 28 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v16i1.13354

DE WIT, H. Internationalization of Higher Education: Nine Misconceptions. International Higher Education, n. 64, p. 6-7, 2011.

DE WIT, H. Trends, Issues and Challenges in Internationalisation of Higher Education. Centre for Applied Research on Economics & Management, School of Economics and Management of the Hogeschool van Amsterdam. Amsterdam, 2011. Disponível em: https://www.eurashe.eu/wp-content/uploads/ 2022/02/wg4-r-internationalization-trends-issues-and-challenges-hans-de-wit.pdf. Acesso em: 28 agos. 2024.

DE WIT, H. Reconsidering the concept of internationalization. International Higher Education, n. 70, p. 6-7, 2013. DOI: https://doi.org/10.6017/ihe.2013.70.8703

DE WIT, H.; HUNTER, F.; HOWARD, L.; EGRON-POLACK, E. The internationalisation of higher education. Brussels: European Parliament, Committee on Culture and Education, 2015.

FREIRE, I. P.; MACEDO, S. M. F. A investigação qualitativa em Educação–aspectos epistemológicos e éticos. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 10, n. 24, p. 276-296, 2022. https://doi.org/10.33361/RPQ.2022.v.10.n.24.400 DOI: https://doi.org/10.33361/RPQ.2022.v.10.n.24.400

GACEL-ÁVILA, J. Educación superior, internacionalización e integración en América Latina y el Caribe. In P. H. Guajardo (Coord.). Conferencia Regional de Educación Superior de América Latina y el Caribe – Córdoba, 2018. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000372633.locale=en Acesso em: 20 jul. 2024.

GIBBS, G. Análise de dados qualitativos: coleção pesquisa qualitativa. Bookman Editora, 2009.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HARRISON, N.; PEACOCK, N. Cultural distance, mindfulness and passive xenophobia: using Integrated Threat Theory to explore home higher education students perspectives on internationalisation at home. British Educational Research Journal, 36(6), p. 877-902, 2010. DOI: https://doi.org/10.1080/01411920903191047

JARZABKOWSKI, P.; WOLF, C. An activity theory approach to strategy as practice. In: GOLSORKHI, D. et al. (Ed.). Cambridge Handbook of Strategy as Practice. 2. ed. Cambrigde: Cambrigde University Press, 2015. Cap. 9. p. 165-180. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9781139681032.010

KNIGHT, J. Internationalization Remodeled: Definition, Approaches, and Rationales. Journal of Studies in International Education. Thousand Oaks, CA, v.8, v.1. p-5-31, 2004. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/225084130_Internationalization_Remodeled_Definition_Approaches_and_Rationales Acesso em: 24 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.1177/1028315303260832

KNIGHT, J. Five Myths about Internationalization. International Higher Education, n. 62, p. 14-15, 2011.

KNIGHT, J. International universities: misunderstandings and emerging models? Journal of Studies in International Education, v. 19, n. 2, p. 1-15. 2015. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1028315315572899. DOI: https://doi.org/10.1177/1028315315572899

KUCKARTZ, U; RÄDIKER, S. Analyzing qualitative data with MAXQDA. Cham: Springer International Publishing, 2019. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-15671-8

LEASK, B. Internationalising the curriculum in the disciplines: imagining new possibilities. Journal of Studies in International Education, Vol. 17, no. 2, pp. 103–118. 2013. DOI: https://doi.org/10.1177/1028315312475090

LEASK, B. Internationalizing the curriculum. London: Routledge, 2015. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315716954

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2010. p. 261-297.

MOREIRA, H. V.; SILVA, H. P. O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), a experiência da Casa Brasil-África e a internacionalização na Universidade Federal do Pará. In: FREIRE, J. C. S.; VARELA, B. L.; PACHECO, J. A.; GALVÃO-BAPTISTA, M. (org.). Educação Superior, Desenvolvimento e Cooperação Sul-Sul. Belém: UFPA, 2017, p. 249-272.

MOROSINI, M. C. Estado do conhecimento sobre internacionalização da educação superior Conceitos e práticas. Educar. n. 28, p. 107-124, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602006000200008

MOROSINI, M. C. Internacionalização da educação superior no Brasil e desafios no contexto do sul global. Revista Educación Superior y Sociedad (ESS), v. 33, n. 1, p. 361-383, 2021. DOI: https://doi.org/10.54674/ess.v33i1.349

MOROSINI, M. C.; WOICOLESCO V. G.; MARCELINO, J. M.; HATSEK, D. J. R. Internationalization strategies of Brazilian universities participating in the Capes PrInt Program. Education Policy Analysis Archives, [S. l.], v. 31, 2023. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/7886. Acesso em: 20 jul. 2024.

MOZZATO, A. R.; GRZYBOVSKI, D. Análise de conteúdo como técnica de análise de dados qualitativos no campo da administração: potencial e desafios. Revista de Administração Contemporânea, v. 15, p. 731-747, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552011000400010

O’DOWD, R. From telecollaboration to virtual exchange: state-of-the-art and the role of UNICollaboration in moving forward. Journal of Virtual Exchange, n. 1, p. 1-23, 2018. Research-publishing.net. https://doi.org/10.14705/rpnet.2018.jve.1. DOI: https://doi.org/10.14705/rpnet.2018.jve.1

RUBIN, J. The collaborative online international learning network: Online intercultural exchange in the State University of New York Network of Universities. In: O’DOWD, R.; LEWIS, T. Online intercultural exchange. New York: Routledge, 2016. p. 277-284.

STALLIVIERI, L. Compreendendo a internacionalização da educação superior. Revista de Educação do Cogeime, 26(50), 15-36. 2017. DOI: https://doi.org/10.15599/0104-4834/cogeime.v26n50p15-36

STALLIVIERI, L. Internacionalização da Educação Superior em contextos (des) favoráveis. Jornadas Binacionais de Educação, v. 8, p. 1-22, 2019.

TEEKENS, H. Internationalization at home: Crossing other borders. University World News (276), 2013. Disponível em https://www.universityworldnews.com/post.php?story=20130613084529186. Acesso em 30 ago. 2024.

UNESCO. Educação para a cidadania global: tópicos e objetivos de aprendizagem. Brasília: Unesco, 2016.

UNESCO. Moving minds: Opportunities and challenges for virtual student mobility in a post-pandemic world. Caracas: Iesalc; Paris: Unesco, 2022. Disponível em https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000380988?posInSet=1&queryId=1e6194f7-008f-47ae-ba8e-d4e641051397. Acesso em: 27 ago. 2024.

WALSH, C. Interculturalidad, estado, sociedad: luchas (de)coloniales de nuestra época. Quito: Ediciones Abya-Yala, 2009.

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Dadam, J., Visentainer, J., & Cipriani, A. (2024). Práticas de internacionalização no ensino superior: experiências de uma universidade pública brasileira. EmRede - Revista De Educação a Distância, 11. https://doi.org/10.53628/emrede.v11i.1092

Edição

Seção

Dossiê Internacionalização em Contextos Educativos: tecnologias, personalização e acessibilidade