Produção e (re)invenção da formação e da prática docente mediadas por Recursos Educacionais Abertos (REA)
Palavras-chave:
Recursos Educacionais Abertos; Formação docente; Prática docente.Resumo
Sob a ótica exotópica, a docência se produz como processo formativo nas aprendizagens teórico-práticas. Diante disso, objetiva-se, neste artigo, analisar os movimentos de produção e (re)invenção de saberes e fazeres da docência mediados por Recursos Educacionais Abertos (REA). Para tanto, realizou-se pesquisa-ação educacional, entre 2022 e 2023, em cinco cursos vinculados à Universidade Aberta do Brasil junto à Universidade Federal de Santa Maria. Os resultados apontam que as práticas desenvolvidas, nessas ambiências formativas, potencializaram saberes e fazeres sobre o movimento cíclico e democrático dos REA, fomentando o exercício crítico-reflexivo necessário aos contextos do mundo aberto e da experiência ético-estética como formação humanística.
Downloads
Métricas
Referências
AUTOR, 2023 – Referência completa na versão pós revisão por pares.
AUTORES, 2021. Referência completa na versão pós revisão por pares.
ALARCÃO, Isabel. Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
ALVES, Rubem. 1933-2014. Lições do velho professor [livro eletrônico]/Rubem Alves. – Campinas, SP: Papirus, 2018. 786 Kb; ePub. Disponível em: https://elivros.love/ler-online/baixar-livro-licoes-do-velho-professor-rubem-alves-em-epub-pdf-mobi-ou-ler-online#epubcfi(/6/6[titulo.xhtml]!/4/2/1:0) Acesso em: 15 jan. 2024.
ALVES, Rubem. A educação dos sentidos: conversas sobre a aprendizagem e a vida. São Paulo: Planeta do Brasil, 2018.
APPLE, Michael. Ideologia e currículo. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BAKHTIN, Mikhail/VOLOCHÍNOV V. N. Marxismo e filosofia da linguagem (1929). São Paulo: Editora Hucitec, 2006.
BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. Título original: K filosoffi postupka (1920). [Tradução aos cuidados de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco]. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução do russo Paulo Bezerra. 6ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
BELLETATI, Valéria Cordeiro Fernandes; PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Vanda Moreira Machado. Formar professores intelectuais crítico-reflexivos nos cursos de licenciatura apesar das diretrizes nacionais: transgressões possíveis. Nuances Est. Sobre Educ., Presidente Prudente, v. 32, e021026, jan./dez. 2021.
BLESSINGER, P. e BLISS, T. J. Introduction to open education: Towards a human rights heory. 2016. In: P. BLESSINGER, P. e BLISS, T. J. (Orgs). Open Education: International Perspectives in Higher Education . Cambridge, UK: Open Book Publishers. Disponível em https://www.jstor.org/stable/j.ctt1sq5v9n Acesso em: 20 jan. 2024.
VELOSO, Maristela Midlej Silva de Araujo; BONILLA, Maria Helena Silveira; PRETTO, Nelson De Luca. A cultura da liberdade de criação e o cerceamento tecnológico e normativo: potencialidades para a autoria na educação. ETD - Educ.Temat. Digit. Campinas, SP, v.18, n. 1, p. 43-59, jan./abr. 2016.
BONK, C. J. The world is open: how web technology is revolutionizing education. San Francisco: Jossey-Bass, 2009.
BRUNS, A. Blogs, Wikipedia, Second Life, and beyond: From production to produsage. New York: Peter Lang, 2008.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
DA SILVA, Arline T.; TOMIO, Daniela. Práticas inovadoras de formação continuada docente e o lugar das tecnologias. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 32, n. 69, p. 203-222, jan./mar. 2023. Disponível em https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11618/11095. Acesso em: 20 jan. 2024.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 12 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 52 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
GONSALES, P. e LIMA, S.H.B. Educação em um cenário de plataformização e de
economia dos dados: problemas e conceitos. Núcleo de Informação e oordenação do Ponto BR. - São Paulo, SP: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2022.
HEINSFELD, B. D., & PISCHETOLA, M. O discurso sobre tecnologias nas políticas públicas em educação. Educação e Pesquisa, 45, e205167, 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/162682 Acesso em: 13 jan. 2024.
KAFAI, Y. et al. Being Fluent with Information Technology. Washington, DC: The National Academies Press. 1999. Disponível em https://doi.org/10.17226/6482. Acesso em: 13 jan. 2024.
LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 2003, 4 ed.
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994.
LATOUR, Bruno. A vida em Laboratório. São Paulo: Relumé-Dumará, 1999.
LATOUR, Bruno. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo, UNESP, 2000.
LATOUR, Bruno. A Esperança de Pandora: ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. Bauru, SP: EDUSC, 2001.
MAZZARDO, Mara; NOBRE, Ana. In: XXX; XXX; XXXX. In: XXX; XXX; XXX AUTORES***.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Aprendizagem da docência: professores formadores. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 1, n. 1, dez. - jul. 2005-2006. Disponível em: http://www.pucsp.br/ecurriculum, acesso em: 15 jan. 2024.
NÓVOA, António; DA SILVA, Delano Moody Simões; PILATI, Eloisa. Espaços de formação e prática docente: entrevista com António Nóvoa. Em Aberto. Brasília, v. 35, n.115, p.201-206, set./dez,2022. Disponível em http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/5414/4227 Acesso em: 15 jan. 2024.
NÓVOA, António. Formação de Professores e Profissão Docente. s/d. Disponível em https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4955743/mod_resource/content/1/Antonio%20Novoa%2020Forma%C3%A7%C3%A3o%20de%20professores%20e%20profiss%C3%A3o%20docente.pdf Acesso em: 16 jan. 2024.
O’REILLY, T. What is Web 2.0: Design patterns and business models for the next generation of software. 2005. Disponível em https://www.oreilly.com/pub/a/web2/archive/what-is-web-20.html. Acesso em: 16 jan. 2024.
PRETTO, N. L.; SILVEIRA, S.A. (Orgs). Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. [online]. Salvador: EDUFBA, 2008.
RIVAS, A. The Platformization of Education: A framework to Map the New Directions of Hybrid Education Systems. UNESCO International Bureau of Education, 2021.
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, Jan/Fev/Mar/Abr, n. 13, 2000.
UNESCO. Declaração REA de Paris. Paris. 2012. Disponível em: http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/CI/pdf/Events/Portuguese_Paris_OER_Declaration.pdf Acesso em: 28 jan. 2024.
UNESCO. Recommendation on Open Educational Resources (OER). 40th
session. Paris , nov. 2019. Disponível em: http://portal.unesco.org/en/ev.php-
URL_ID=49556&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html . Acesso em: 28 jan. 2024.
WILLEY, David . The access compromise and the 5th R. 2014.Disponível em https://opencontent.org/blog/archives/3221. Acesso em: 30 jan. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Elena Maria Mallmann, Juliana Sales Jacques

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).