Curadoria e educação: análise de uma formação e da microcredencial relacionada numa perspectiva de internacionalização

Autores

Palavras-chave:

Curadoria, Microcredencial, Internacionalização

Resumo

O presente artigo teve por objetivo analisar as competências desenvolvidas pelos formandos do curso "Curadoria e educação: estratégia para práticas ativas” e como essas se expressam na microcredencial atribuída aos concluintes. No contexto da cultura digital, foi necessário reconhecer as competências necessárias, definir as práticas e modelos de curadoria, descrever o cenário de promoção do módulo formativo e observar as possibilidades de internacionalização. Em síntese, constatou-se que os participantes desenvolveram as competências esperadas, sendo capazes de aplicá-las em ambiente profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernanda Araujo Coutinho Campos, Universidade Aberta (UAb), Lisboa, Portugal, fernanda.campos@uab.pt

.

Referências

BASSANI, P. S.; MAGNUS, E. B. Percursos de autoria em/na rede: o processo de curadoria de conteúdo digital na perspectiva dos ambientes pessoais de aprendizagem. RE@D - Revista de Educação a distância e E-learning, v.3, n. 1, março/abr., 2020, p. 78-99. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/index.php/lead_read/article/view/21954 Acesso em 23 jun. 2024.

BASSANI, P. S.; MAGNUS, E. B. Práticas de curadoria como atividades de aprendizagem na cultura digital. In: SANTOS, Edméa O.; SAMPAIO, Fábio F.; PIMENTEL, Mariano (Org.). Informática na Educação: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. (Série Informática na Educação, v.1) Disponível em: https://ieducacao.ceie-br.org/curadoria Acesso em: 26 jun. 2024

BHARGAVA, R. Manifesto For The Content Curator: The Next Big Social Media Job Of The Future?, 2009. Disponível em: https://rohitbhargava.com/manifesto-for-the-content-curator-the-next-big-social-media-job-of-the-future/ Acesso em 24 jun. 2024.

BHASKAR, M. Curadoria: o poder da seleção no mundo do excesso. São Paulo: Edições Sesc, São Paulo, 2020.

CAMAS, N. P. V.; FONFOCA, E.: HARDAGH, C. C. Pesquisa narrativa e curadoria de conhecimentos na cultura digital. RE@D - Revista de Educação a distância e E-learning, v.3, n. 1, março/abr., 2020, p. 115 - 130. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/index.php/lead_read/article/view/21954 Acesso em 23 jun. 2024.

CAMPOS, F. A. C. et all. O design instrucional de módulos de formação na Universidade Aberta de Portugal. In: MILL, D et all. (coord.). Multiplos olhares sobre a educação na cultura digital: reflexões, estratégias e proposições. São Paulo: Artesanato Educacional, 2023. p. 275 – 289.

CHAGAS, A. M.; LINHARES, R. N. A curadoria de conteúdos digitais, como dispositivo na pesquisa-formação na cibercultura. RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning, v. 3, n. 1 março/abr. 2020, p. 100 - 114.

CHAGAS, A. M.; LINHARES, R. N.; MOTA, M. F. A curadoria de conteúdo digital enquanto proposta metodológica e multirreferencial. RISTI - Revista Ibérica de Sistema e Tecnologias de Informação, n. 33, v. 09, 2019. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5800615/mod_folder/content/0/Curadoria%20de%20conte%C3%BAdos%20enquanto%20proposta.pdf Acesso em: 26 jun. 2024

DIAS-TRIDADE, S.; MOREIRA, J. A. Educação digital: para o desenvolvimento curricular e aquisção de competências transversais. Santo Tirso: Whitebooks, 2021.

CORTELLA, M. S.; D. G. A Era da Curadoria: O que importa é saber o que importa - Educação e formação de pessoas em tempos velozes. Campinas: Papirus, 2015.

EUROPEAN COMISSION. Proposal for a COUNCIL RECOMMENDATION on a European approach to micro-credentials for lifelong learning and employability (2022). Disponível em: https://data.consilium.europa.eu/doc/document/ST-9237-2022-INIT/en/pdf Acesso em 19 jun. 2024

EUROPEAN COMISSION. Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos (ECTS). (s/d). Disponível em: https://education.ec.europa.eu/pt-pt/education-levels/higher-education/inclusive-and-connected-higher-education/european-credit-transfer-and-accumulation-system Acesso em: 17 jun. 2024.

GARCIA, M. S. S.; CZESZAK, W. Curadoria educacional: práticas pedagógicas para tratar (o excesso de) informação e fake news sala de aula. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2019.

GUALLAR, J. Sistema personal de content curator. Fases, herramientas y ejemplos. Anuario ThinkEPI, [S. l.], v. 14, 2020. DOI: 10.3145/thinkepi.2020.e14d04. Disponível em: https://thinkepi.scimagoepi.com/index.php/ThinkEPI/article/view/83678. Acesso em: 17 jun. 2024.

KOEHLER, M.; MISHRA, P.; CAIN, W. What is the technological pedagogical content (TPACK). Journal of Education, v. 193, n. 3, 2013, p. 13 - 19. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/260281100_What_is_technological_pedagogical_content_TPACK Acesso em: 26 jun. 2024

LUCAS, M.; MOREIRA, A. DigCompEdu: quadro europeu de competência digital para educadores. UA Editora – Universidade de Aveiro, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10773/24983 Acesso em 22 jun. 2024.

MENDES, A. Q. et al. Modelo Pedagógico Virtual: Cenários do desenvolvimento. Lisboa: Universidade Aberta, 2018.

OBRIST, H. U. Uma breve história da curadoria. São Paulo: BEI Comunicação, 2010.

OTA, M.: DIAS-TRINDADE, S. Competências digitais docentes para curadoria de conteúdo. In: ROCHA, G. D.; OTA, M. A.; HOFFMANN, G (org.). Aprendizagem digital: curadoria, metodologias e ferramentas para o novo contexto educacional. Porto Alegre: Penso, 2021. p. 81 – 94.

SANTAELLA, L. O leitor ubíquo e as suas consequências para a educação. In: TORRES, P. L. Complexidade: redes e conexões na produção do conhecimento. Curitiba: SENAR -PR, 2014. p. 27 -44.

SANTOS, E. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019.

SIZANOSKY, L. H. S.N.; SANTOS, R. O. Curadoria de informação e curadoria de conhecimento na educação, In: ROMANOWSKI, J. P.; WUNSEH, L. P.; MENDES, A. A. D. Educação e tecnologias: desafios dos cenários de aprendizagem. Curitiba - PR: Bagai, 2020. p. 203 - 218.

TAYLOR, M. The C.U.R.A.T.E.D Model Can Help Anyone Master Content Curation, 2023. Disponível em: https://mike-taylor.org/2023/09/07/the-c-u-r-a-t-e-d-model-can-help-anyone-master-content-curation/ Acesso em: 26 jun. 2024

UNESCO. Marco de competencias de los docentes en materia de TIC, 2019. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000371024 Acesso em 22 jun. 2024.

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Campos, F. A. C. (2024). Curadoria e educação: análise de uma formação e da microcredencial relacionada numa perspectiva de internacionalização . EmRede - Revista De Educação a Distância, 11. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/1047

Edição

Seção

Dossiê Internacionalização em Contextos Educativos: tecnologias, personalização e acessibilidade