Initial distance formation in Natural Sciences: pedagogical foundations and educational purposes

Authors

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v11i.1042

Keywords:

Graduación. Educación a distancia. Formación de profesores.

Abstract

The objective was to investigate what scientific productions, which discuss the initial distance formation of teachers in the area of ​​Natural Sciences, reveal about the relationships between their pedagogical foundations and educational purposes. In the context of a state of knowledge, 31 scientific articles were analyzed that align with conservative and neoliberal purposes, with weaknesses in their theoretical, epistemological and methodological aspects regarding the conceptions of science and teacher formation.

Downloads

Metrics

Visualizações em PDF
67
Nov 19 '24Nov 22 '24Nov 25 '24Nov 28 '24Dec 01 '24Dec 04 '24Dec 07 '24Dec 10 '24Dec 13 '24Dec 16 '248
|

Author Biographies

Núbia Carla de Souza Silva, Secretaria Municipal de Educação (SME), Goianira, Goiás, Brasil, nubiacarlas2@hotmail.com

.

Cleirianne Rodrigues de Abreu Lopes, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, cleiriannne@gmail.com

.

Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, adda.daniela@ufg.br

.

References

ALVES FILHO, M. A. Inovação no ensino de ciências no Brasil: para que finalidades educativas? 2022. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022.

ARAÚJO, C. H. dos S. Discursos pedagógicos sobre os usos do computador na educação escolar (1997-2007). 2008. 177f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2008.

BAPTISTA, L. V. et al. As licenciaturas a distância em Ciências Biológicas no Estado de Goiás: que concepções de formação de professores? In: LIBÂNEO, J. C. et. al. Didática e formação de professores: embates com as políticas curriculares neoliberais. Goiânia: Cegraf UFG, 2022. p. 176-190.

BARRETTO, E. S. de S. Políticas de formação docente para a educação básica no Brasil: embates contemporâneos. Revista Brasileira de Educação. v. 20, n. 62, jul./set. 2015. Doi: https://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782015206207 DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206207

BRASIL. Decreto n. 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Diário Oficial da União, Brasília, DF: Presidência da República, 9 jun. 2006.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 1 de 11 de março de 2016. Estabelece Diretrizes e Normas Nacionais para a oferta de Programas e Cursos de Educação Superior na Modalidade a Distância. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, seção 1, p. 23-24, 14 de março de 2016 Disponível em: https://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=35541-res-cne-ces-001-14032016-pdf&category_slug=marco-2016-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 14 jun. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopses Estatísticas da Educação Superior - Graduação. Brasília, DF: INEP, 2017. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior. Acesso em: 25 out. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 2019, Seção 1, p. 115. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Resolucao-CNE-CEB-002-2019-12-20.pdf Acesso em: 14 jun. 2024.

CEDRO, W. L.; NASCIMENTO, C. P. Dos métodos e das metodologias em pesquisas educacionais na Teoria Histórico-cultural. In: MOURA, M. O. de (Org.) Educação escolar e pesquisa na Teoria Histórico-Cultural. São Paulo: Loyola, 2017.

CURY, C. R. J. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica. Parecer CNE/CEB n. 11/2000 sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/legislacao/parecer_11_2000.pdf

ECHALAR, A. D. L. F.; PARANHOS, R. de D.; GUIMARÃES, S. S. M. A formação de professores de Biologia no contexto das pesquisas acadêmicas brasileiras. Revista de Educação Pública, v. 29, p. 1-24, 2020.

FATALIEV, K. O materialismo dialético e as Ciências da Natureza. Rio de Janeiro, RJ: Zahar editores, 1966.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior 2022. Brasília: MEC/INEP, out. 2023. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2022/apresentacao_censo_da_educacao_superior_2022.pdf.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior 2021. Brasília: MEC/INEP, 2023, 115f. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_superior_2021.pdf

KOPNIN, P. V. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

KOSIK, K. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

LEFEBVRE, H. Lógica formal Lógica dialética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

LIBÂNEO, J. C. Finalidades educativas escolares em disputa, currículo e didática. In: LIBÂNEO, J. C. et al. (Orgs.). Em defesa do direito à educação escolar: didática, currículo e políticas educacionais em debate. Goiânia: UFG, 2019. p. 33-57.

LIMA, D. C. B. P.; CRUZ, J. R. Institucionalização da educação a distância no Brasil: da conceptualização ao seu desenvolvimento. Video Journal of Social and Human Research, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 49–57, 2022. DOI: 10.18817/vjshr.v1i1.15. Acesso em: 31 maio. 2024. DOI: https://doi.org/10.18817/vjshr.v1i1.15

LIMA, D. C. B. P.; ALONSO, K. M. Entre conceitualizações e tendências: qualidade e inovação na EaD. In: LIMA, D. C. B. P.; SANTOS, C. de A. (orgs.). Educação a distância e tecnologias: políticas públicas, qualidade e inovação. v. 1, Recife: ANPAE, 2021, p. 24-39. Disponível em: https://www.seminariosregionaisanpae.net.br/ BibliotecaVirtual/10-Livros/Educacao-a-distancia-e-tecno- logiasVOLUME1-050521.pdf

MALANCHEN. J. Políticas de formação de professores a distância no Brasil: uma análise crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2015.

MALANCHEN. J. As políticas de formação inicial a distância de professores no Brasil: democratização ou mistificação? 237 f. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2007.

MARQUES, M. L. et al. Pandemia, educação e ensino remoto: análise de notas públicas referentes à Portaria n.º 343 do Ministério da Educação (Brasil). In: ROSA, S. V. L.; TEIXEIRA, R. A. G.;

MORAES, M. C. M. de. Recuo da teoria: dilemas na pesquisa em educação. Revista Portuguesa de Educação, v. 14, n. 1, p. 7-75, 2001.

OLIVEIRA, C. V. S. B. de; BEZERRA, D. H. D.; TORRES, G. V. de S. Revisão sistemática da literatura sobre as causas de evasão da educação a distância no Brasil. EmRede - Revista de Educação a Distância, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 1–15, 2021. DOI: 10.53628/emrede.v8i1.656. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/656 . Acesso em: 14 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.53628/emrede.v8.1.656

PEIXOTO, J. Tecnologias na mediação do trabalho pedagógico: uma nova perspectiva didática? Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, v. 27, n. 59, p. 39–60, 2022. Doi: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1586. DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1586

SAVIANI, D.; GALVÃO, A. C. Educação na Pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Universidade e Sociedade ANDES-SN, ano XXXI, jan., p. 36-49, 2021. Disponível em: https://www.andes.org.br/img/midias/66ab954ec8f021a1b9ee3f68b131266d_1611672555.pdf.

SEMESP. Mapa do ensino superior no Brasil. 13ª. ed. Instituto SEMES. 2023. Disponível em: https://www.semesp.org.br/mapa/edicao-13/

SHIROMA, E. O.; EVANGELISTA, O. Formação humana ou produção de resultados? Trabalho docente na encruzilhada. Revista Contemporânea de Educação, v. 10, n. 20, p. 89-114, 2015. Doi: http://dx.doi.org/10.20500/rce.v10i20.2730

SILVA, N. C. de S. A formação inicial a distância de professores das Ciências da Natureza: lógicas formal e dialética como base analítica. 2019. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.

TEIXEIRA, P. M. M. Pesquisa em Ensino de Biologia no Brasil (1972 – 2004): um estudo baseado em dissertações e teses. 417f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas, 2008.

TEIXEIRA, P. M. M.; MEGID NETO, J. A produção acadêmica em Ensino de Biologia no Brasil – 40 anos (1972-2011): base institucional e tendências temáticas e metodológicas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC), v. 17, n. 2, p. 521-549, ago. 2017. Doi: 10.28976/1984-2686rbpec2017172521 DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017172521

VOSGERAU, D. S. A. R.; ROMANOWSKI, J. P. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, jan./abr. 2014. DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS08

ZANELLA, A. et al. Questões de método em textos de Vygotsky: contribuições à pesquisa em psicologia. Psicologia & Sociedade (online). v. 19, n. 2, p. 25-33, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-71822007000200004

Published

2024-11-19

How to Cite

Silva, N. C. de S., Lopes, C. R. de A., & Echalar, A. D. L. F. (2024). Initial distance formation in Natural Sciences: pedagogical foundations and educational purposes . EmRede - Distance Education Journal, 11. https://doi.org/10.53628/emrede.v11i.1042

Issue

Section

Artigos