Análise da avaliação continuada como garantia de qualidade no curso de design gráfico EaD

Autores

Palavras-chave:

design gráfico, educação a distância, avaliação continuada

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar o desempenho dos estudantes no curso de design gráfico, na modalidade de Educação a Distância (EaD), na avaliação continuada aplicada nesse curso, de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada, localizada na cidade de São Paulo. A metodologia utilizada na pesquisa é o estudo de caso, com análise de dados quantitativos. Como resultado, observa-se quais os temas que os discentes têm dificuldades de compreensão, o que permite o desenvolvimento de estratégias para sanar essas lacunas na aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gabriel Coutinho Calvi, Universidade Anhembi Morumbi (UAM), São Paulo, São Paulo, Brasil, gabrielcalvi@hotmail.com

.

Sérgio Ivanchuk Lopes, Centro Universitário das Américas (FAM), São Paulo, São Paulo, Brasil, sergioivanchuk@hotmail.com

.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação a Distância. Referenciais de qualidade para Educação Superior a Distância. Brasília, DF: MEC, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf. Acesso em: 31 mar. 2024.

BRASIL, Lei n. 11.645/2008, de 10 de março de 2008. Altera a lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 mar. 2008.

BRASIL. Resolução CNE/CP n.º 01/2012, de 30 de maio de 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Brasília, MEC/CNE, 2012.

BRASIL, Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. Esplanada dos Ministérios, bloco – Brasília/DF, 2016.

CARNEIRO, A. M.; ANDRADE, C.; TELLES, S. M. B. S. Avaliação continuada do Programa de Formação Interdisciplinar Superior da Unicamp: proposta metodológica. Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação, Brasília, v. 1, p. 26-45, 2012.

CARNEIRO, A. M.; BIN, A. Avaliação continuada de programas de educação superior. Estudos de Avaliação Educacional, São Paulo, v. 30, n. 73, p. 170-200, jan. 2019. Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312019000100170&lng=pt&nrm=iso>. acesso em 06 abr. 2024.

MILL, D.; BRITO, N. D.; SILVA, A. R.; ALMEIDA, L. F. Gestão da educação a distância (EaD): noções sobre planejamento, organização, direção e controle da EaD. Revista Vertentes – UFSJ, São João del-Rei, n. 35, p. 9-23, jan./jun. 2010. Disponível em: https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/vertentes/Vertentes_35/ daniel_mill_e_outros.pdf. Acesso em: 25 mar 2024.

TARCIA, R. M. L.; ARSENOVICZ, K. D. M.; FREITAS, A. D.; MACHADO, C. Os significados da qualidade na EAD. In: Censo EAD Brasil 2018: Relatório Analítico de Aprendizagem a Distância no Brasil. São Paulo: Associação Brasileira de Educação a Distância, 2019. p. 1-14.

TARCIA, R. M. L.; CABRAL, A. L. T. O novo papel do professor na EAD. In: LITTO M. F.; FORMIGA, M. M. M. (Org.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. v. 2. p. 147-152.

Publicado

2024-10-30

Como Citar

Calvi, G. C., & Lopes, S. I. (2024). Análise da avaliação continuada como garantia de qualidade no curso de design gráfico EaD. EmRede - Revista De Educação a Distância, 11. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/1024

Edição

Seção

Artigos